O Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos confere:
- Equivalência ao 12º ano
- Certificado profissional da União Europeia de Nível III
- Acesso ao Ensino Superior e/ou ao Mercado de Trabalho
- Certificação CompTIA:
- Certificação A+ da CompTIA
Este curso é dirigido a:
- Jovens que tenham terminado a escolaridade mínima obrigatória (9º ano completo) e com idade inferior a 20 anos à data do inicio do ano lectivo.
Outras Condições:
- Horário Diurno
- Portaria n.º 897/2005 de 26 de Setembro
[ No próximo ano, contamos contigo: Apresenta a tua candidatura aqui! ]
[ Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - Plano Curricular em PDF ]
PLANO CURRICULAR
O curso terá a duração de 3 anos lectivos, com um número total de 3100 horas, repartidas da seguinte forma pelos 3 anos:
- 1º ano: 1004 horas;
- 2º ano: 1098 horas (120 Horas de Formação em Contexto de Trabalho);
- 3º ano: 998 horas (420 Horas de Formação em Contexto de Trabalho).
| Disciplinas |
1º Ano |
2º Ano |
3º Ano |
TOTAL |
| Componente Sócio-Cultural |
|
|
|
|
| Português |
110 h |
100 h |
110 h |
320 h |
| Inglês |
75 h |
70 h |
75 h |
220 h |
| Área de Integração |
75 h |
70 h |
75 h |
220 h |
| T.I.C. |
100 h |
- |
- |
100 h |
| Educação Fisica |
70 h |
70 h |
- |
140 h |
| Componente Científica |
|
|
|
|
| Matemática |
100 h |
100 h |
100 h |
300 h |
| Física e Química |
- |
100 h |
100 h |
200 h |
| Componente Técnica/Tecnológica |
|
|
|
|
| Electrónica Fundamental |
126 h |
132 h |
- |
258 h |
| Instalação e Manutenção de Equipamentos Informáticos |
102 h |
90 h |
108 h |
300 h |
| Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores |
138 h |
138 h |
130 h |
406 h |
| Comunicação de Dados |
108 h |
108 h |
- |
216 h |
| Formação em Contexto de Trabalho |
- |
120 h |
300 h |
420 h |
| |
1004 h |
1098 h |
998 h |
3100 h |
[ No próximo ano, contamos contigo: Apresenta a tua candidatura aqui! ]
[ Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - Plano Curricular em PDF ]
O curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos , tem como objectivos preparar jovens profissionais com competências técnicas nas áreas de Instalação, Configuração, Manutenção, Administração e Suporte de Equipamento Informático e Redes de pequeno e médio porte.
Após a finalização deste curso, os seus participantes estarão aptos tecnicamente a:
- Montar, instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, dispositivos, periféricos e programas informáticos;
- Manter e fornecer suporte a sistemas informáticos num considerável n.º de ambientes informáticos;
- Utilizar os principais aplicativos e utilitários informáticos;
- Instalar, configurar e administrar soluções de segurança e comunicação de dados;
- Criar páginas para a Internet e conhecer as principais linguagens de programação.
[ No próximo ano, contamos contigo: Apresenta a tua candidatura aqui! ]
[ Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - Plano Curricular em PDF ]
Este curso é dirigido a jovens que tenham terminado a escolaridade mínima obrigatória (9º ano completo) e com idade inferior a 20 anos à data do inicio do ano lectivo.
Os candidatos devem apresentar aptidões em adquirir competências na área informática, na sua vertente de Suporte Técnico a Redes , Hardware e Software.
Para um acompanhamento correcto do curso e, garantido assim o sucesso na sua participação, é conveniente que além do perfil atrás referido, o jovem apresente as seguintes características:
- Apetência pela aprendizagem da língua inglesa;
- Apetência para a integração em trabalho de equipa;
- Iniciativa, Criatividade e Capacidade de liderança;
- Apetência para a adaptação dos conhecimentos adquiridos a novas situações;
- Sentido de Responsabilidade.
[ No próximo ano, contamos contigo: Apresenta a tua candidatura aqui! ]
[ Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - Plano Curricular em PDF ]
O Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos é o profissional qualificado com competências para instalar equipamentos e redes, bem como a efectuar a sua manutenção e administração.
O Curso Profissional Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos baseia-se no conceito inovador de "Dupla Certificação + 1", conferindo aos alunos 3 certificações:
- Certificação Escolar:
Equivalência ao 12º ano e Acesso ao Ensino Superior e/ou ao Mercado de Trabalho
- Certificação Profissional:
Certificado profissional da União Europeia de Nível III
- Certificação Tecnológica:
Certificação A+ da CompTIA
Com este novo conceito, os cursos profissionais da Escola Profissional Ruiz Costa, para além das certificações escolar e profissional promovidas pelo ensino profissional, prepara também os alunos para a realização com sucesso dos exames de certificação de reconhecimento internacional, promovidos por software-houses de renome como a Microsoft e a CompTIA.
A "Dupla Certificação + 1" tem como objectivo aumentar as competências dos alunos, desenvolvendo o seu potencial de entrada no mercado de trabalho através da diferenciação e valorização pelas empresas.
[ No próximo ano, contamos contigo: Apresenta a tua candidatura aqui! ]
[ Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - Plano Curricular em PDF ]
A Metodologia de Formação aplicada ao longo do curso assenta na aprendizagem em sala de várias competências nas áreas socio-culturais, cientificas e tecnológicas.
A aprendizagem em sala é conseguida com recurso a métodos activos possibilitando uma aprendizagem sempre em contexto de preparação para a vida activa, com simulações práticas reais e adequadas ao mercado das tecnologias de informação.
A formação em sala é complementada com a formação em Contexto de Trabalho (FCT) que tem como objectivo permitir aos formandos uma experiência real em diversas entidades potenciando a aprendizagem e a integração na vida activa.
Esta metodologia, pretende traçar a relação entre aluno, escola e entidade receptora, durante o período em que decorre a FCT:
- O acompanhamento por parte da escola é essencialmente pedagógico e comportamental. Este acompanhamento será efectuado idealmente pelo Coordenador do Curso, ou por um outro docente da área da FCT que este indique. O acompanhamento será feito mediante Reuniões de Acompanhamento/Avaliação quinzenais, ocorrendo estas reuniões alternadamente na escola e, na entidade receptora.
- O acompanhamento por parte da entidade receptora, é efectuado mediante a nomeação de um tutor. O papel do tutor, colaborador da entidade receptora, é o de enquadrar o aluno na actividade normal da empresa e no trabalho a desenvolver por este. Estará presente nas reuniões quinzenais, que envolvem o aluno e o coordenador e, é ele que controla a assiduidade do aluno.
[ No próximo ano, contamos contigo: Apresenta a tua candidatura aqui! ]
[ Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos - Plano Curricular em PDF ]
FORMULÁRIO DE CANDIDATURA
Assunto: Candidatura: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos