fbpx

Especialização em Digital Operational Resilience Act (DORA)

Chat

Digital Operational Resilience Act (DORA) surge da crescente digitalização dos negócios e dos serviços financeiros prestados por entidades financeiras, e visa harmonizar  as regras relativas à segurança das redes e sistemas de informação atualmente em vigor ao nível da União Europeia, estabelecendo normas que abordam os riscos enfrentados por estas entidades.

O DORA entrou em vigor a 16 de janeiro de 2023. A partir desta data, prevê-se um período de implementação de 24 meses, durante o qual as instituições visadas deverão adaptar os seus sistemas, metodologias e políticas internas ao Regulamento DORA, bem como rever os contratos com prestadores de serviços TIC, para acautelar as disposições contratuais específicas. O regulamento será impreterivelmente aplicável a partir de 17 de janeiro de 2025.

 

O curso de especialização em Digital Operational Resilience Act (DORA) foi criado para capacitar os profissionais portugueses a ajudar as suas organizações não só a estarem em conformidade com as novas exigências legais, mas também a estabelecerem práticas que fortaleçam sua resiliência operacional digital.

Destina-se assim a todos os profissionais que trabalhem ou prestam serviços no setor financeiro e desejam aprofundar seus conhecimentos em relação à legislação europeia de resiliência operacional digital. É igualmente relevante a quem tenha ambição de poder trabalhar ou prestar serviços ao setor financeiro, encontrando neste curso um instrumento de desenvolvimento de oportunidades.

Durante o curso, os participantes aprenderão sobre os princípios e requisitos da DORA, bem como as práticas recomendadas para implementar a resiliência operacional digital em instituições financeiras. O curso inclui conceitos, estudos de caso e exercícios práticos, para que os participantes possam aplicar os conceitos aprendidos em situações do mundo real e disponibilizará, além do conteúdo público (Regulamento DORA, Diretiva Europeia e Orientações Técnicas), um kit formativo incluindo as apresentações de suporte ao curso e outros instrumentos de apoio à implementação do DORA nas organizações como questionários e checklists.

 

Certificação de Ensino Superior

O Curso de Especialização é desenvolvido em parceria entre a Lisbon Business & Government School e a Rumos, sendo atribuído um Certificado de Conclusão com 2 créditos ECTS (European Credit Transfer System), creditáveis em formações superiores, e válidas em toda a europa.

Certificação Harvard Business Publishing Education – Opcional

Os formandos podem optar por incluir o módulo adicional “Digital Intelligence” disponibilizado pela Lisbon Business & Government School em parceira com a Harvard Business Publishing Education, por um valor adicional de 250€ (valor exclusivo para a compra em bundle com o curso de especialização DORA).

  • Digital Intelligence [3h] – Programa:
    • Adotar um mindset digital
    • Cultivar uma cultura de equipa que é o novo standard internacional
    • Usar os dados de forma responsável e efetiva
    • Priorizar e concretizar oportunidades no universo digital

Ao adicionar este módulo ao curso de especialização Digital Operational Resilience Act (DORA) tem acesso a:

  • Formação extra, por docentes qualificados por Harvard que orientam na compreensão das matérias e da realização do exame de certificação.
  • Exame, a realizar sobre orientação do docente na plataforma de Harvard
  • Diploma adicional do módulo, atribuído diretamente pela Harvard Business Publishing Education
  • Inclusão das insígnias de Harvard Business Publishing Education no Certificado de Conclusão do curso de Especialização DORA, obtendo um diploma com dupla certificação e a evidência de uma chancela da universidade número 1 do mundo.

 

Em parceria com:

LBGS HarvardManagementor Galileu

Objetivos

No final do curso, os participantes estarão preparados para liderar iniciativas de resiliência operacional digital em instituições financeiras e contribuir para a conformidade com o DORA.

Destinatários

  • Profissionais ou prestadores de serviços do sector financeiro.
  • É igualmente recomendável a potenciais profissionais do sector financeiro e estudantes, que reconheçam este domínio como oportunidade.

Metodologia

  • Constituído por módulos ministrados em sessões mistas teóricas e práticas, e pressupõe períodos de aprendizagem acompanhada e de auto-estudo.
  • Serão realizados exercícios práticos com vista a obter conhecimento de forma mais eficaz.
  • Os conteúdos ministrados serão desenvolvidos e acompanhados por uma apresentação visual disponível exclusivamente aos participantes.

Programa

  • Enquadrar o DORA na estratégia europeia
  • Conhecer os requisitos de governance e a gestão de riscos no DORA
  • Avaliar a resiliência operacional digital de uma instituição financeira
  • Como implementar práticas de gestão de incidentes e de continuidade de negócios para garantir a resiliência operacional digital
  • Como avaliar e gerir riscos de cibersegurança numa instituição financeira
  • A importância da colaboração entre instituições financeiras e autoridades reguladoras para garantir a resiliência operacional digital
  • Como garantir a conformidade com a DORA

Outras datas e horários

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Especialização em Digital Operational Resilience Act (DORA)

Gestão TI | 20,5h - e-learning


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!