Objetivos
Neste Bootcamp de IA aplicada ao Marketing e Comunicação vais ficar a par das últimas tendências e inovações no marketing e na comunicação impulsionadas pela Inteligência Artifical e aprender a criar uma estratégia de marketing com IA.
Vais também ficar a conhecer e aprender a utilizar eficazmente, na prática, as várias ferramentas de IA atualmente disponíveis, tais como: Midjourney, Dalle-2, Copy.Ai, Writesonic, Mixo, Jasper, Pictory e Eleven Labs e ChatGPT.
O ChatGPT terá lugar de destaque e vais aprender a utilizá-lo para desenvolver estratégias de marketing, pesquisa de insights de consumidores, criação de conteúdo, email marketing, SEO, segmentação e personalização, criação de campanhas, geração de leads, e atendimento ao cliente.
Vais ainda ter acesso a 500 ChatGPT Prompts para marketing de influência, marketing de conteúdo, social media, Facebook, YouTube, TikTok e Twitter ads, entre outros.
# Sessão 1
Introdução à Inteligência Artificial no Marketing e Comunicação (30 minutos)
❍ Definição de Inteligência Artificial (IA) e as suas aplicações nas áreas do marketing e da comunicação.
❍ Tendências emergentes no uso da IA no marketing e comunicação.
❍ Exemplos de sucesso de empresas que aplicaram a IA nas suas estratégias de marketing e comunicação.
Novo Consumidor e a Personalização em Escala (30 minutos)
❍ Compreensão do perfil do novo consumidor e sua procura por experiências personalizadas.
❍ Como a IA permite a personalização em escala e a criação de experiências individualizadas.
❍ Exemplos de empresas que utilizam IA para personalizar as suas interações com os clientes.
Novos Modelos de Negócio Impulsionados pela IA (30 minutos)
❍ Exploração dos novos modelos de negócio que surgem com a aplicação da IA, como plataformas de partilha, economia on demand e empresas baseadas em dados.
❍ Exemplos de empresas que utilizam IA para impulsionar os seus modelos de negócio.
Novas Tecnologias que estão a transformar o Marketing e a Comunicação (60 minutos)
❍ Visão geral das tecnologias emergentes, como chatbots, assistentes virtuais, realidade aumentada e virtual, e análise preditiva.
❍ Como essas tecnologias estão a ser aplicadas no marketing e na comunicação para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficácia das campanhas.
❍ Exemplos de empresas que adotaram com sucesso essas tecnologias.
Ética da Inteligência Artificial no Marketing e Comunicação (30 minutos)
❍ Discussão sobre os desafios éticos e considerações relacionados ao uso da IA no marketing e na comunicação.
❍ Práticas recomendadas para garantir o uso ético da IA, como transparência, responsabilidade e mitigação de vieses algorítmicos.
❍ Exemplos de políticas e diretrizes éticas adotadas por empresas no contexto da IA.
# Sessão 2
Utilização da Inteligência Artificial na prática (180 minutos)
❍ Primeiros passos: o que é necessário saber para escolher e organizar um projecto usando IA
❍ Criação da estratégia de marketing com IA
❍ Landscape atual das principais ferramentas de AI para marketing e apresentação das mesmas
❍ Utilização de ferramentas como Midjourney, Dalle-2, Copy.Ai, Writesonic, Mixo, Jasper, Pictory e Eleven Labs
❍ ChatGPT: Introdução (o que é, como funciona, para que serve e limitações)
# Sessão 3
Utilização da Inteligência Artificial na prática (150 minutos)
❍ ChatGPT: Como usar de forma eficaz para desenvolvimento de estratégias de marketing, pesquisa de insights de consumidores, geração de conteúdo, email marketing, SEO, segmentação e personalização, criação de campanhas, geração de leads, atendimento ao cliente.
❍ 500 ChatGPT Prompts para: marketing, marketing de influência, marketing de conteúdo, social media, facebook/ You Tube/ Tik Tok/ Twitter ads, email marketing, newsletter, copywriting, buyer personas, website, geração de leads, apoio ao cliente, etc.
❍ Exercícios práticos no ChatGPT.
Novas Tendências no Marketing e Comunicação Impulsionadas pela IA (30 minutos)
❍ Apresentação das últimas tendências e inovações no campo do marketing e comunicação que são impulsionadas pela IA.
❍ Exploração de temas como marketing de influenciadores, marketing digital, análise de dados, automação de marketing e personalização em tempo real.
❍ Exemplos de empresas que estão a inovar nessas áreas utilizando IA.