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Comunicação Efetiva e Assertiva

Presencial
PROMOÇÃO

Curso com 15% de desconto apenas até 31 de outubro!

Aveiro
21 Out 2024

  A 24 Out 2024

Manhã

Horário: 9h00 - 12h30

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A comunicação eficaz e assertiva é crucial para o sucesso em qualquer ambiente de trabalho ou relacionamento pessoal. O curso de Comunicação Efetiva e Assertiva irá ajudar a desenvolver competências para se expressar de forma mais clara e persuasiva, além de aprender técnicas para lidar com conflitos e negociações de forma eficaz. O desenvolvimento destas competências irá aumentar a confiança e eficiência no trabalho, bem como as relações interpessoais.

Uma comunicação eficaz e assertiva pode ajudar a evitar mal-entendidos e problemas, o que é particularmente importante em ambientes de trabalho em equipe ou em negociações com clientes ou parceiros de negócios. Este curso será uma ferramenta valiosa para qualquer pessoa que deseje melhorar suas competências de comunicação e alcançar sucesso em sua vida pessoal e profissional.

No final desta ação, os participantes vão ser capazes de:

  • Compreender o conceito de comunicação;
  • Compreender o papel das emoções na forma como comunicamos;
  • A comunicação autoatribuída e veiculada;
  • Identificar fatores facilitadores num processo de comunicação;
  •  A comunicação envolvente, participativa e assertiva (inclusiva e não violenta);

Objetivos

  • Identificar sintomas e fatores de stress profissional;
  • Proporcionar aos participantes a aquisição de aptidões específicas nos domínios da expressão/comunicação e das capacidades relacionais;
  • Desenvolver aptidões, nomeadamente as capacidades
  • Apropriar-se de técnicas de Expressão/Comunicação com vista a uma melhor e mais plena relação interpessoal e a uma mais eficaz comunicação aplicada à vida profissional;
  • Maximizar as qualidades, capacidades e recursos pessoais nas transações com os outros;
  •  Apropriar-se dos meios técnicos que potenciam a capacidade de comunicação eficaz com os outros;
  • Conhecer os princípios básicos do comportamento;
  • Compreender a especificidade do seu comportamento e dos outros;
  • Relacionar a sua própria conduta com as expectativas e o comportamento dos outros;

Destinatários

Todos os quadros de uma empresa ou organização.

Metodologia

A formação terá uma abordagem participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos.

A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas/roleplays.

Programa

  • A Confiança e a Comunicação;
  • O Papel da Comunicação;
  • O Papel do Feedback e do Feedforward;
  • Comunicação em situações críticas ou de mudança;
  • Plano de melhoria Individual;

A Confiança e a Comunicação

  • Qual o papel da confiança na comunicação
  • O papel das emoções e da inteligência emocional na forma como comunicamos e escutamos
  • Diferenças entre comunicação atribuída e veiculada
  • Novas tendências comunicacionais (digital e remota) e desafios futuros

O Papel da Comunicação

  • A comunicação como fator diferenciador/facilitador das relações:
    ✓ Comunicação Verbal (escrita e falada)
    ✓ Comunicação Não Verbal
  • Como identificar e promover um estilo comunicacional que se adapte ao perfil do interlocutor
  • A comunicação envolvente (empática), participativa e clara (comunicação inclusiva e não violenta)
  • O que é a Assertividade:
    ✓ A comunicação assertiva, influente e focada na ação
  •  Escutar de forma eficiente. Escuta passiva, compreendida e participativa
  • A importância de ter um plano/cultura comunicacional individual e coletiva focado na melhoria contínua

O Papel do Feedback e do Feedforward

  • Diferenças entre feedback e feedforward
  • Do feedback ou feedforward (da informação à ação):
    ✓Capacidade de Influenciar e direcionar
    ✓Comunicação como ferramenta de delegação e autonomia
  •  Quando o fazer e como o fazer
  • Como desenvolver uma cultura de Feedback e Feedforward
  • A comunicação como ferramenta de delegação e autonomia

Comunicação em situações críticas ou de mudança

  • Comunicação empática e assertiva em situações de conflito
  • Do conflito à solução
  •  Comunicação eficiente, da situação atual à desejada

Plano de melhoria Individual

Outras datas e horários

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Comunicação Efetiva e Assertiva

Desenvolvimento Pessoal | 14h - Manhã: 9h00 - 12h30


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Desenvolvimento Pessoal | 14h - Manhã: 9h00 - 12h30


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