Atualmente, a Segurança da Informação é uma preocupação visível e crescente nas Organizações. A competitividade empresarial é altamente dependente do acesso e da geração de mais e melhores informações. O perímetro das Organizações com o exterior é mais permissivo. Os processos de negócios são executados num contexto de troca contínua de informações com elementos externos como clientes e fornecedores.
Os hábitos sociais dos colaboradores mudaram o acesso às redes da Organização, usando os seus próprios dispositivos, nem sempre devidamente protegidos, tendo em consideração os seus dados pessoais, permitindo a criação de backdoors para dados corporativos, mesmo em comportamentos e atitudes aparentemente inofensivos.
Garantir a segurança cibernética e a conformidade, requere avaliação, implementação e manutenção contínuas.
Objetivos
- Perceber os conceitos necessários e heurísticos para uma mudança numa organização
- Conhecer formas de implementar os princípios contemplados no Regulamento Geral da Proteção de Dados
- Dotar capacidades de avaliação de uma organização em matérias de Proteção de dados
- Compreende os princípios e conceitos, direitos e obrigações nos termos do RGPD.
- Gerir violações de dados pessoais numa organização, procedendo às obrigações legais
- Conhecer os procedimentos de avaliação de impacto de proteção de dados
- Perceber o papel do DPO e como deverá desempenhar a função
- Responsabilidades transfronteiriças
- Compreender as responsabilidades das autoridades de controlo e como funcionam