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Especializado Social Media Marketing

Presencial
Lisboa
17 Abr 2023

  A 21 Jul 2023

Pós-Laboral

Horário: 2ª 4ª e 6ª das 19h00 às 22h00

Chat

No curso Especializado Social Media Marketing (SMM) irás aprender a definir e a implementar um plano estratégico de SMM com recurso às principais plataformas e ferramentas existentes. No final do curso, estarás apto a ingressar no mercado de trabalho enquanto Social Media Manager, Community Manager, e Content Marketing Manager.

Intro

O Marketing Digital é uma das áreas com maior crescimento na última década, sendo cada vez mais uma componente imprescindível das estratégias de Marketing e Comunicação de qualquer entidade ou organização, que pretenda promover a sua notoriedade, experiência de consumidor, engagement com clientes, e resultados.

Social Media Marketing (SMM), ou marketing em media social, é a área de marketing digital responsável pelas estratégias e técnicas que envolvem a utilização de redes sociais para a comunicação de marcas, relacionamento com clientes, e ações virais, entre outras. Esta vertente do marketing online está focada na relação com uma determinada comunidade, privilegiando a interação com o público-alvo e a relevância da informação disponibilizada, o que promove por sua vez, a partilha e o reenvio da mesma de forma exponencial, pela audiência.

O crescimento do número de utilizadores de redes sociais em Portugal, a par do aumento do orçamento destinado a ações de Marketing Digital pelas empresas, tem reforçado a procura por profissionais qualificados na área de Social Media Marketing em qualquer tipologia e dimensão de negócio.

 

Porquê apostar numa carreira em Social Media Marketing?

  • Empregabilidade
    Num mercado cada vez mais competitivo, e numa altura em que as marcas e as empresas apostam cada vez mais numa forte presença nas redes sociais e na interação com a comunidade, existe uma crescente procura por profissionais especializados na área Social Media Marketing, tanto a nível nacional como internacional.
  • Flexibilidade
    Sendo uma função transversal a todas as áreas e setores de atividade, ao especializares-te em Social Media Marketing, poderás desenvolver a tua atividade nas mais variadas indústrias, e optar até por trabalhar de forma autónoma, em regime de freelancer, com liberdade na gestão dos teus horários.
  • Versatilidade
    Como a área de Social Media Marketing abrange várias vertentes (gestão de conteúdos, gestão de anúncios, entre outros) tens a possibilidade de experimentar e de especializares na que mais gostas, explorando o teu perfil criativo, analítico ou ambos.

 

Por onde deves começar?

Com o curso Especializado Social Media Marketing vais:

  • Aprender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Conhecer as melhores práticas do mercado de Social Media Marketing;
  • Desenvolver, planear e implementar estratégias de Social Media Marketing para diferentes públicos, mercados e setores de atividade;
  • Dominar, explorar e aprofundar as principais ferramentas de Social Media Marketing (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, TikTok, e Meta Ads Manager), através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
  • Construir o teu portfólio profissional, para que possas demonstrar os teus conhecimentos e capacidade de execução às entidades empregadoras.

 

Este curso pode ser totalmente adaptado em conteúdos, duração, datas e horários às tuas necessidades pessoais ou para um grupo de colaboradores da tua empresa.

Sabe mais sobre este tema aqui.

 

 

Objetivos

No final do curso estarás apto a desenvolver uma atividade profissional nas mais variadas indústrias e setores, em Social Media Marketing, desempenhando funções como:

:: Social Media Manager, enquanto responsável pela gestão de redes sociais, desde a criação de toda a estratégia de social media, à produção de conteúdos e community management.

:: Community Manager, enquanto criador de conteúdos para as plataformas de social media e profissional que interage com as comunidades online;

:: Content Marketing Manager, enquanto profissional responsável pela estratégia e criação de iniciativas de marketing de conteúdo com o objetivo de gerar tráfego, leads, vendas e fidelização de clientes.

Destinatários

Este curso é indicado para ti se:

  • Pretendes iniciar uma carreira em Social Media Marketing, complementando a tua formação-base e o teu currículo com um curso prático e reconhecido no mercado;
  • És profissional de uma área relacionada com Marketing, Comunicação, Vendas e/ou Gestão, e pretendes alargar os teus horizontes e enriquecer as tuas competências com valências na área de Social Media Marketing, através de um curso com uma forte componente prática e ajustada às reais necessidades do mercado;
  • Já trabalhas na área de Social Media Marketing, e procuras fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
  • És empreendedor e pretendes dar forma aos teus projetos recorrendo ao Social Media Marketing;
  • Procuras oportunidades de networking com profissionais ativos no mercado de Social Media Marketing.

Pré-Requisitos

Para frequentares o curso Especializado Social Media Marketing deverás ter conhecimentos informáticos na ótica do utilizador e gosto por Marketing e Comunicação.

Metodologia

Presencial ou Live Training

Programa

  • Fundamentos de Social Media Marketing e Community Management (6h)
  • Facebook Marketing (12h)
  • Instagram Marketing (12h)
  • Facebook and Instagram Ads (12h)
  • Twitter Marketing (9h)
  • LinkedIn Marketing (9h)
  • Youtube Marketing (9h)
  • TikTok Marketing (9h)
  • Fundamentos de RP Digital & Influencer Marketing (6h)
  • Masterclass (3h)
  • Projeto Prático: Social Media Marketing (12h)

Fundamentos de Social Media Marketing e Community Management (6h)

  • O papel das Redes Sociais no Marketing Digital
    • O Novo paradigma da comunicação
    • Social Media vs Social Networking.
  • Diversidade de Redes Sociais
    • Redes Sociais horizontais e verticais
    • As principais Redes Sociais
      Plataformas de integração de Redes Sociais.
  • Estratégia nas Redes Sociais
    • Definição de objetivos e metas
    • Estratégia dos 5Ts
    • Formas de atuar
    • Boas Práticas
    • Métricas e Indicadores de Retorno.
  • Noções Gerais de Community Management
    • A figura de Community Manager: tarefas, responsabilidades, aptidões e atitude
    • Ferramentas de Gestão de Comunidades
    • Boas práticas e formas de atuar.

Facebook Marketing (12h)

  • Facebook Marketing: Porquê?
    • O Algoritmo do Facebook.
    • Introdução ao Business Manager.
    • Estratégia de Facebook Marketing
    • Conteúdos no Facebook
  • Tipos de conteúdos e suas especificidades.
    • Estratégia de conteúdos para o Facebook.
    • Boas práticas e formas de atuar.
  • Métricas e Otimização
    • As principais métricas de Facebook.
    • Análise e Reporting.

Instagram Marketing (12h)

  • Instagram Marketing: Porque?
  • Estratégia de Instagram Marketing
  • Conteúdos no Instagram
    • Tipos de conteúdos e suas especificidades.
    • Estratégia de conteúdos para o Instagram.
    • Trabalhar com hashtags.
    • Boas práticas e formas de atuar.
  • Métricas e Otimização
    • As principais métricas de Instagram.
    • Análise e Reporting.

Facebook and Instagram Ads (12h)

  • Fundamentos de Publicidade no Facebook e Instagram
    • Tipologias de objetivos;
    • Formatos de anúncios;
    • Audiências e critérios de segmentação: públicos personalizados, semelhantes e guardados;
    • Anatomia de uma campanha: campaigns, ad sets e ads;
    • Modelos de pagamento.
  • Promoção de Publicações, Plataforma de Self-Service e Gestor de Anúncios.
  • Métricas e Otimização
    • As principais métricas de Facebook e Instagram Ads
    • Pixeis de conversão e integração com outras plataformas.
    • Análise e Reporting.

Twitter Marketing (9h)

  • Twitter Marketing: Porque?
    • Estratégia de Twitter Marketing
    • Conteúdos no Twitter
  • Tipos de conteúdos e suas especificidades.
    • Estratégia de conteúdos para o Twitter.
    • Trabalhar com hashtags.
    • Boas práticas e formas de atuar.
  • Publicidade no Twitter.
    • Métricas e Otimização
  • As principais métricas de Twitter.
  • Análise e Reporting.

LinkedIn Marketing (9h)

  • LinkedIn Marketing: Porquê?
    • LinkedIn Free vs Premium Tools
    • Estratégia de Linkedin Marketing
    • Otimização de Contas Pessoais no LinkedIn.
    • Otimização de Contas Empresariais no LinkedIn.
    • Conteúdos no LinkedIn
  • Tipos de conteúdos e suas especificidades.
    • Estratégia de conteúdos para o LinkedIn.
    • Boas práticas e formas de atuar.

Youtube Marketing (9h)

  • Youtube Marketing: Porquê?
  • Criação e Configuração de um canal de Youtube.
  • Estratégia de Youtube Marketing
  • Conteúdos no Youtube
  • Boas práticas
  • Funcionalidades nativas do Youtube: interatividade, legendas, genéricos, listas, creator studio, entre outros.
  • Métricas e Otimização
  • As principais métricas de Youtube.
  • Análise e Reporting.
  • Publicidade no LinkedIn
  • Métricas e Otimização
  • As principais métricas de LinkedIn.
  • Análise e Reporting.

TikTok Marketing (9h)

  • TikTok Marketing: Porquê?
  • Criação e Configuração de Conta no TikTok.
  • Estratégia de TikTok Marketing
  • Conteúdos no TikTok
  • Tipos de conteúdos e suas especificidades.
  • Estratégia de conteúdos para o TikTok.
  • Boas práticas e formas de atuar.
  • Publicidade no TikTok.
  • Métricas e Otimização
  • As principais métricas de TikTok.
  • Análise e Reporting.

Fundamentos de RP Digital & Influencer Marketing (6h)

  • Relações Públicas no Digital.
  • Digital Storytelling.
  • Espaços Digitais de Influência – Abordagem Transplataforma.
  • Identificação de Riscos.
  • Online Reputation Management.
  • Influencer Marketing
  • Contexto e Números.
  • Colaborar com influenciadores: seleção, negociação e implementação.
  • Boas práticas e formas de atuar.

Masterclass (3h)

Projeto Prático: Social Media Marketing (12h)

Outras datas e horários

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Especializado Social Media Marketing

Marketing Digital | 99h - Pós-Laboral: 2ª 4ª e 6ª das 19h00 às 22h00


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