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Excel – Intermédio

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O Microsoft Excel é o mais completo editor de folhas de cálculo, sendo uma das ferramentas mais utilizadas e transversais a qualquer área.

Aprenda a trabalhar com modelos e listas de dados, proteger documentos e funções que facilitam o relacionamento da informação.

Objetivos

  • Saber formatar células consoante o objetivo.
  • Gerir documentos de forma eficaz.
  • Utilizar funções de diferentes categorias para efetuar cálculos complexos.
  • Manipular as ferramentas de gestão e organização de dados.
  • Criar tabelas dinâmicas para análise de dados.

Destinatários

Utilizadores que já conhecem a ferramenta e querem evoluir para além da sua utilização básica.

Pré-Requisitos

Ter frequentado o curso de Excel- Fundamental ou ter conhecimentos equivalentes.

Metodologia

  • Sessões mistas de teoria e prática demonstrada, com descrição dos assuntos pelo formador;
  • Intervenção dos participantes, com esclarecimento por demonstração e experimentação;
  • Exercícios e simulação de situações práticas com resoluções propostas.

3 meses de apoio pedagógico Pós-Formação Após a conclusão da formação, terá durante 3 meses a possibilidade de tirar dúvidas sobre a matéria abordada junto dos nossos formadores, através do acesso à sala aberta virtual ou através de email.

Programa

  • Formatação de Células
  • Gestão de Documentos
  • Fórmulas e Funções
  • Gestão e Organização de Dados
  • Introdução às Tabelas Dinâmicas

Formatação de Células

  • Formatar como Tabela.
  • Formatação Condicional.
  • Validação de Dados.

Gestão de Documentos

  • Criação de modelos
  • Proteção de documentos.
  • Nomes de Células.

Fórmulas e Funções

  • Funções de Procura e Referência.

(VLOOKUP, HLOOKUP)

  • Funções de Lógica.

(IF, IFS, IFNA, IFERROR)

  • Funções de Data e Hora.

(NOW, TODAY, YEAR, MONTH, DAY, DATE)

  • Funções de Estatística.

(AVERAGEIFS, COUNTIFS, MAXIFS, MINIFS)

  • Funções de Matemática e Trigonometria.

(SUMIFS, ROUND)

  • Funções de Texto.

(CONCAT, TEXTJOIN) Gestão e Organização de Dados

  • Ordenação.
  • Filtros automáticos.
  • Filtros avançados.
  • Destaques e agrupamento.
  • Subtotais.

Introdução às Tabelas Dinâmicas

  • Seleção de dados (tabelas simples) para criação de tabelas.
  • Criação de tabelas e tabelas recomendadas.
  • Formatar e personalizar as tabelas.

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