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Fast Track MBA Business Design & Inovação

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As empresas hoje em dia já não competem apenas por produtos e serviços, sendo cada vez mais difícil em se diferenciarem e, por isso, fundamental que invistam na sustentabilidade dos seus modelos de negócio. Neste contexto, o Design Thinking emerge como a metodologia eleita pelos maiores players globais da inovação – como a Apple, GE, Google, IBM ou P&G -, assim como por startups que procuram desafiar o mercado, para o design de novos modelos de negócio aliando a criatividade do design com o pensamento analítico de negócios.

Através de Business Design é possível validar e testar sistematicamente elementos e hipóteses de modelos de negócio perante os desafios contemporâneos, potenciando a criação de novas abordagens de negócio ou extensões de produtos, sempre focados nas reais necessidades das pessoas. Num mundo de constantes transformações económicas, sociais e ambientais, aprender a dominar a lógica de como criar, entregar e capturar valor é, pois, uma competência essencial para qualquer profissional ou organização que se quer manter relevante no mercado.

Objetivos

O Fast Track MBA em Business Design e Inovação é um programa de formação de caráter prático e com a duração total de 138 horas, que visa fomentar uma perspetiva única a partir do mindset do design para a criação de novos modelos de negócio, através de metodologias e ferramentas utilizadas pelas empresas mais competitivas e inovadoras da atualidade. Tem como objetivo desenvolver as competências para a compreensão e utilização do design como ferramenta estratégica de articulação e promoção da inovação:

  • Dotando os participantes com os conhecimentos e as competências necessários para promover, desenvolver e gerir a inovação através do design, seja num projeto ou numa organização;
  • Fomentando conhecimentos e ferramentas metodológicas que permitam desenvolver e gerir projetos inovadores, desde a criação de novos produtos e serviços, ao desenvolvimento de novos modelos de negócio ou redefinição de processos;
  • Preparando profissionais para liderar a gestão de processos complexos de design através de ferramentas e metodologias que fomentem a inovação.

Destinatários

O Fast Track MBA em Business Design e Inovação destina-se a todos os estudantes, profissionais e empreendedores que pretendam participar, gerir e liderar processos de inovação em organizações, públicas ou privadas, aplicando os princípios e metodologias de Design Thinking em Business Design, para a criação de novos modelos de negócio, extensões de produtos ou serviços e/ou redefinição de processos.

Pré-Requisitos

Dado o caráter intensivo deste programa formativo, o Fast Track MBA em Business Design e Inovação desenvolve-se com graus de exigência extremamente elevados, o que obriga a uma elevada disponibilidade dos participantes para o correto acompanhamento e aproveitamento das matérias lecionadas. Através da entrevista de admissão, o candidato e o consultor da FLAG analisam em conjunto a formação e experiência profissional prévia do candidato, bem como os seus objetivos profissionais, de forma a garantir que esta é a formação mais indicada à progressão da sua carreira.

Metodologia

Modelo híbrido com a possibilidade de formação presencial (Lisboa e Porto) e formação online através da solução Live Training.

Programa

  • Sessão de Onboarding (3h)
  • Módulo 1 | Cultura de Inovação nas Organizações (9h)
  • Módulo 2 | Business Model: Como o negócio cria, entrega e captura valor? (12h)
  • Módulo 3 | Value Proposition: Como criar propostas de valor com foco nas pessoas? (12h)
  • Módulo 4 | Sustainable Business: Strategy, Management & Reporting (15h)
  • Módulo 5 | Business Model Innovation: Como criar os modelos de negócio do futuro? (12h)
  • Módulo 6 | Design Toolkit: Ferramentas de Design Thinking para Resolução de Problemas Complexos (18h)
  • Módulo 7 | Innovation Ways: Quais são e como utilizar as diferentes abordagens de inovação? (12h)
  • Módulo 8 | Prototyping: Como testar propostas de valor inovadoras? (18h)
  • Módulo 9 | Pitching: Como vender uma ideia inovadora? (9h)
  • InnovationLab | Company Challenge (18h)

Sessão de Onboarding (3h)

Sessão de Apresentação e Ice-break

Módulo 1 | Cultura de Inovação nas Organizações (9h)

Este módulo de caráter mais expositivo, tem como objetivo apresentar os princípios que sustentam uma cultura de inovação nas organizações, em ambientes contemporâneos que se caraterizam como VUCA e BANI, assim como os fundamentos de Design Thinking que permitem fomentar a inovação pelo design.

  • O Ambiente Competitivo da Atualidade: VUCA e BANI;
  • Cultura de Inovação nas Organizações: O que é e como promovê-la;
  • A Inovação pelo Design;
  • Fundamentos de Design Thinking: Empatia, Colaboração e Experimentação.

Módulo 2 | Business Model: Como o negócio cria, entrega e captura valor? (12h)

Neste módulo, os participantes irão aprender a passar as hipóteses que tem na cabeça para o papel, e desenhar modelos de negócios de forma simples, prática e visual, utilizando o Business Model Canvas, assim como mapear os contextos nos quais os modelos estão envolvidos.

  • Lean Startup e Customer Development
  • Tipos de inovação
  • Criação de Modelos de Negócio
  • Ambiente do Modelo de Negócio

Principais ferramentas:

Business Model Canvas / Mission Model Canvas / Flourishing Business Canvas / Context Map / Trend Canvas

Módulo 3 | Value Proposition: Como criar propostas de valor com foco nas pessoas? (12h)

Este módulo é baseado na essência de que as boas ideias também falham. Para isto, deve-se colocar o consumidor no centro de tudo. Os participantes aprender a aprofundar o seu olhar para o consumidor, mapear o seu comportamento, aplicar ferramentas de empatia e gerar ideias para problemas reais identificados.

  • Design da Proposta de Valor
  • Teoria dos Jobs To Be Done
  • Empathy Mapping
  • Técnicas de entrevista e observação

Principais ferramentas:

Value Proposition Canvas / Mapa de Empatia / Buyer Utility Map

Módulo 4 | Sustainable business: strategy, management & reporting (15h)

Neste módulo, os participantes irão aprender a gerir e incorporar as dimensões ESG (Environmental, Social, Governance) na estratégia da organização. Através de fundamentos teóricos, estudo de casos práticos e aplicação de ferramentas, o objetivo é evidenciar como a gestão da sustentabilidade pode gerar valor não apenas para o modelo de negócio, como para todos os stakeholders.

  • Sustentabilidade: o que significa, qual a sua origem e como evoluiu;
  • Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Década da Ação;
  • Capitalismo de Stakeholders: Como gerar valor para todas as partes interessadas?
  • Mapeamento e gestão de impacto da cadeia de valor;
  • Reporting de Sustentabilidade: Principais indicadores ESG globais;
  • Sustainability Tools: conjunto de ferramentas e referências.

Módulo 5 | Business Model Innovation: Como criar os modelos de negócio do futuro? (12h)

Na atualidade, as grandes organizações não competem apenas em produtos e serviços, mas sim em modelos de negócios superiores. Neste módulo, os participantes irão evoluir o pensamento dos módulos anteriores, baseando-se na análise de padrões de modelos de negócios e das grandes mudanças estratégicas que aconteceram nos últimos anos.

  • Padrões de Modelos de Negócios;
  • Business Model Shifts (Padrões de Mudança);
  • Inovação em Modelos de Negócios: Como fazer?
  • Blue Ocean Strategy.

Principais ferramentas:

Business Model Canvas / Strategy Canvas / ERRC Grid

Módulo 6 | Design Toolkit: Ferramentas de Design Thinking para Resolução de Problemas Complexos (18h)

Ao longo este módulo, os participantes irão aumentar o seu toolkit de ferramentas associadas ao Design Thinking, como jornadas do consumidor, ferramentas de empatia, mapa de stakeholders, mapas de experiência e processos.

  • Criação de Personas
  • Customer Journey Mapping
  • Stakeholders / Ecosystem Mapping
  • Experience Design
  • Process Design

Módulo 7 | Innovation Ways: Quais são e como utilizar as diferentes abordagens de inovação? (12h)

  • Open Innovation
  • Aceleradoras corporativas
  • Corporate Venture Capital
  • Exploration x Exploitation
  • Business Model Portfolio
  • Organização Ambidestra

Principais ferramentas:

Business Model Portfolio / Innovation Portfolio / Growth Funnel

Módulo 8 | Prototyping: Como testar propostas de valor inovadoras? (18h)

Neste módulo, os participantes irão aprender a testar modelos de negócios na prática, desde o mapeamento de hipóteses à construção de um protótipo para ser testado.

  • Construção de Hipóteses
  • Teste de Hipóteses
  • MVP (Minimum Viable Product)
  • Experiment Library

Principais ferramentas:

Hypothesis & Test Canvas / Test & Learning Cards / Experiment Library / Innovation Metrics / Innovation Project Scorecard

Módulo 9 | Pitching: Como vender uma ideia inovadora? (9h)

Neste módulo, os participantes irão aprender a montar uma apresentação do seu negócio para investidores, baseado nas melhores práticas do mundo das startups e venture capital, assim como as boas práticas para a entrega de um pitch com impacto.

  • Dicas de apresentação
  • Análise de referências
  • Criação de pitch deck
  • Boas práticas de Pitching

Principais ferramentas:

Keynote / PowerPoint

InnovationLab | Company Challenge (18h)

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Fast Track MBA Business Design & Inovação

Design Thinking | 138h - Pós-Laboral: 3ª e 5ª das 19h00 às 22h00


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