fbpx

Gestão e Planeamento de Formação

Chat

No final do curso Gestão e Planeamento de Formação, os formandos deverão ser capazes de:

  • Realizar um Diagnóstico de Necessidades de Formação;
  • Elaborar um plano de formação estruturado e coerente com o Diagnóstico de Necessidades de Formação;
  • Conceber, aplicar e analisar resultados da Avaliação da formação.

Nesta ação serão realizados:

  • Trabalhos práticos;
  • Apresentação de trabalho final.

Metodologia

  • Será utilizada uma metodologia ativa proporcionando ao formando praticar para melhor integrar as aprendizagens;
  • Serão aplicadas ferramentas de autodiagnóstico;
  • Será elaborado um plano Individual de Acção reforçando o compromisso dos formandos com a transferência para o local de trabalho das aprendizagens efectuadas.

Programa

  • A formação profissional em Portugal
  • Diagnóstico de Necessidades de Formação
  • Planear e Gerir a Formação: Conteúdos e Plano
  • Ambientes Virtuais em contexto de Aprendizagem
  • Avaliação da formação e medição de impacto

A formação profissional em Portugal

  • A Formação Profissional e a realidade portuguesa;
  • Domínios de Intervenção;

Diagnóstico de Necessidades de Formação

  • Situação atual VS situação desejada – que competências desenvolver?
  • Elementos do diagnóstico de necessidades de formação;
  • Métodos e técnicas de diagnóstico de necessidades de formação:
  • Questionário, entrevistas, análise de resultados organizacionais.

Planear e Gerir a Formação: Conteúdos e Plano

  • Desenho do conteúdo programático: estruturar a matéria, selecionar o conteúdo, organizar e sequenciar os temas a abordar.
  • Plano de sessão: compilação dos objetivos, conteúdos, métodos, técnicas, materiais, equipamentos e formas de avaliação.
  • Construção do plano de formação;
  • Objetivos da formação – gerais e específicos;
  • Plano Orçamental;
  • Seleção de Entidades e/ou Formadores;
  • Acompanhamento do plano de formação – planeamento das atividades de acompanhamento.
  • Gestão logística e pedagógica: questões administrativas e operacionais; Dossier técnico pedagógico (DTP) e documentação anexa.

Ambientes Virtuais em contexto de Aprendizagem

  • Plataformas colaborativas de aprendizagem;
  • Conceção de materiais para e-Learning;

Avaliação da formação e medição de impacto

  • Avaliar – porquê? funcionalidades da avaliação.
  • Formas de avaliação: tipos de avaliação e adequação a diferentes contextos; modelos e instrumentos de avaliação.
  • Melhoria contínua da formação;
  • Avaliação da Formação: Relatório de formação e avaliação do impacto da mesma.
  • Medição do impacto da formação.

Outras datas e horários

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Gestão e Planeamento de Formação

Recursos Humanos | 14h - Tarde: 14h00-17h30


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!

Quero inscrever-me neste curso

Gestão e Planeamento de Formação

Recursos Humanos | 14h - Tarde: 14h00-17h30


Dados Pessoais
Dados para faturação