No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:
- Perceber o conceito de líder e equipa;
- Conhecer o papel da confiança em contexto de liderança;
- Conhecer o papel da comunicação e das relações em contexto de liderança;
- Como o papel do líder é importante no alinhamento, compromisso e na motivação de uma equipa;
Objetivos
- Reconhecer quais os elementos centrais dos processos de funcionamento de uma equipa e quais as formas de intervenção para melhorar a sua eficácia;
- Utilizar o modelo de liderança de equipas de acordo com a abordagem funcional da liderança;
- Distinguir os conceitos de Leadership, Autoridade, Influência e Poder;
- Refletir sobre a sua própria experiência como Líder e sobre a forma adotada na tomada de decisões;
- Utilizar técnicas de comunicação e mudança planificada, construídas a partir da observação de comportamentos verbais e não-verbais dos grandes comunicadores.
Destinatários
- Gestores e responsáveis de topo, todos os quadros com responsabilidades de chefia.
- Esta ação destina-se a todos os indivíduos que integrem equipas de trabalho e em particular para aqueles que tenham como funções a sua coordenação, chefia ou direção, particularmente em ambientes caracterizados por uma elevada exigência e sujeitos a frequentes processos de mudança e adaptação às condições de mercado.
Metodologia
A formação terá uma abordagem participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos.
A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas/roleplays.
Programa
- Do Líder à Equipa;
- A Confiança e a Inteligência Emocional em contexto de Liderança;
- O Papel da Comunicação;
- O Papel do Feedback e do Feedforward;
- Construção de Relações Saudáveis com a Equipa;
- Motivação da Equipa;
- Plano de Melhoria Individual;
Do Líder à Equipa
- Introdução do conceito de líder e equipa;
- A liderança autoatribuída e veiculada e as suas diferenças;
- Do líder (o papel do líder) à equipa, suas intenções, valores e o papel de cada um;
- Da influência do líder à autonomia individual e coletiva;
- O líder conectado, transformador e orientado para os resultados (da realidade à mudança);
- Os diferentes estilos comunicacionais e como nos adaptamos ao outro;
- O líder coach: O papel do líder no desenvolvimento da equipa;
A Confiança e a Inteligência Emocional em contexto de Liderança
- Qual o papel da confiança em contexto de liderança;
- O papel da inteligência emocional na liderança;
O Papel da Comunicação
- A comunicação como fator diferenciador nas relação líder e equipa;
- Como identificar e promover um estilo comunicacional que se adapte ao perfil do interlocutor;
- A comunicação envolvente (empática), participativa e clara (comunicação inclusiva e não violenta);
- A comunicação assertiva, influente e focada na ação;
- O papel da escuta ativa, passiva, compreendida e participativa;
O Papel do Feedback e do Feedforward
- Diferenças entre feedback e feedforward;
- Do feedback ou feedforward (da informação à ação):
Capacidade de Influenciar e direcionar;
Comunicação como ferramenta de delegação e autonomia;
- Quando o fazer e como o fazer;
- Como desenvolver uma cultura de Feedback e Feedforward;
- A comunicação como ferramenta de delegação e autonomia;
Construção de Relações Saudáveis com a Equipa
- Como criar e desenvolver relações;
- Etapas de uma relação bem sucedida;
Motivação da Equipa
- Como criar condições (extrínsecas) para que a equipa se sinta (auto)motivada;
- Tendências atuais e desafios futuros;
Plano de Melhoria Individual