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Liderar a Mudança para a Agilidade Organizacional

Presencial
Nacional
04 Fev 2025

  A 20 Fev 2025

Tarde

Horário: 14h00 às 17h30

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A agilidade organizacional é crucial num mundo marcado por constantes mudanças e incertezas, permite que empresas se adaptem rapidamente às novas necessidades do mercado, respondam a desafios inesperados e estejam um passo à frente em relação à concorrência.

Fazer a transição para uma organização mais ágil pode ser desafiador, mas é fundamental para o sucesso a longo prazo. Isso envolve não apenas a implementação de novos processos e práticas, mas também uma mudança cultural e mindset dentro da organização.

A agilidade organizacional é crucial para o sucesso num ambiente de negócios em constante mudança, e fazer a transição para uma organização mais ágil requer um esforço consciente e o apoio de toda a equipa.

 

Por que a agilidade é importante?

  • Adaptabilidade: Resposta rápida às mudanças do mercado, necessidades dos clientes e novas tecnologias
  • Competitividade: Responder às necessidades dos clientes de forma mais eficiente, lançando novos produtos e serviços com mais rapidez .
  • Inovação: Incentiva a experimentação e a criatividade, o que leva a mais inovação e à criação de novos produtos e serviços.
  • Produtividade: Torna as empresas mais produtivas, elimina processos desnecessários e otimiza o trabalho das equipas.
  • Compromisso dos colaboradores: Valoriza a colaboração, a autonomia e o feedback, elevando os níveis de compromisso.

Objetivos

  • Compreender o que é a agilidade organizacional e quais são as vantagens das organizações agile
  • Desenvolver uma visão macro dos diferentes passos necessários para criar uma organização agile
  • Adquirir conhecimentos básicos de Gestão da Mudança e dos passos a dar num processo desta natureza, a nível Individual e a nível organizacional
  •  Aprender a utilizar metodologias inovadoras de envolvimento e co-criação, como o Design Thinking, em processos de gestão da mudança

Destinatários

  • CEO’s e Diretores
  • Responsáveis pelo Change Management
  • Profissionais de Recursos Humanos
  • Líderes de todas as áreas
  • Project Managers e PMOs
  • Profissionais que procurem o desenvolvimento de competência

Programa

  • Agilidade Organizacional
  • A framework da agilidade organizacional
  • Liderar o processo de Mudança Organizacional
  • Liderar o processo de Mudança Individual – O Modelo ADKAR

 

Agilidade Organizacional
  • O Agile Manifesto
  • O que é a agilidade organizacional
  •  Traços comuns das organizações Agile
  • Case studies de empresas que fizeram a transformação para a agilidade organizacional
  • As principais barreiras à agilidade

 

A framework da agilidade organizacional

Estratégia e Governance

  • Patrocínio da Liderança
  • Visão e Propósito
  • Estrutura Organizacional
  • Objetivos estratégicos
  • Gestão Financeira
  • Fornecedores e Parceiros

Pessoas e Cultura

  • Normas e Valores organizacionais
  • Desenvolvimento de competências e gestão da performance
  • Cultura de melhoria contínua
  • Métodos de trabalho Agile: Scrum, Kamban
  • Equipas multifuncionais e colaborativas
  • Foco no Cliente
  • Foco no Colaborador

Tecnologia, Sistemas e Ferramentas

  • Desenvolvimento tecnológico
  • Ferramentas de trabalho e de suporte ao negócio
  • Automatização de tarefas

Processos e Procedimentos

  • Gestão do conhecimento
  • Gestão da qualidade
  • Gestão do âmbito e dos requisitos
  • Simplicidade e rapidez
  •  A matriz de tomada de decisão

Produtos e Serviços

  • Desenho da Experiência do Cliente
  • A Inovação como um hábito

Espaço Físico

  •  Flexibilidade
  • Presencial, remoto, virtual

 

Liderar o processo de Mudança Organizacional

Fase 1 – Analisar o presente e definir o futuro

  • Sponsorship do Top Management
  • Mapear a organização (pessoas, processos, produtos, estrutura, tecnologia, cultura, liderança)
  • Assessment da Agilidade Organizacional
  • Usar o Design Thinking como acelerador da agilidade

Fase 2 – Planear a mudança

  • Definir as fases e as iniciativas
  • Identificar os Stakeholders
  •  Identificar barreiras e resistências à mudança

Fase 3 – Comunicar a Mudança

  • Os canais
  • As mensagens
  • Os responsáveis

Fase 4 – Implementar as diferentes iniciativas

  • Envolver os diferentes níveis da organização
  • Monitorizar e avaliar a mudança
  • Recolher feedback

Fase 5 – Reforçar os comportamentos e manter a agilidade organizacional

  • Foco na melhoria contínua
  •  Manter o ritmo de entregas
  • Celebrar os sucessos
  •  Aprender com os erros

 

Liderar o processo de Mudança Individual – O Modelo ADKAR

Sensibilizar: explicar a necessidade de mudança para a agilidade

  • Saber comunicar com os diferentes perfis

Desenvolver a motivação para participar e apoiar a mudança

  • Identificar os Agentes de Mudança
  • A importância do Agile Coach
  • Remover obstáculos
  • Definir objetivos de curto prazo

Adquirir o conhecimento sobre como e o que mudar

  • Formação, coaching e mentoring

Demonstrar as competências e comportamentos ágeis

  • A gestão da performance
  • O feedback loop como prática fundamental

Reforçar para sustentar a mudança

  • Dar visibilidade
  • Dar autonomia e responsabilidade

Outras datas e horários

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GALILEU Executive Programmes | 21h - Tarde: 14h00 às 17h30


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