A agilidade organizacional é crucial num mundo marcado por constantes mudanças e incertezas, permite que empresas se adaptem rapidamente às novas necessidades do mercado, respondam a desafios inesperados e estejam um passo à frente em relação à concorrência.
Fazer a transição para uma organização mais ágil pode ser desafiador, mas é fundamental para o sucesso a longo prazo. Isso envolve não apenas a implementação de novos processos e práticas, mas também uma mudança cultural e mindset dentro da organização.
A agilidade organizacional é crucial para o sucesso num ambiente de negócios em constante mudança, e fazer a transição para uma organização mais ágil requer um esforço consciente e o apoio de toda a equipa.
Por que a agilidade é importante?
- Adaptabilidade: Resposta rápida às mudanças do mercado, necessidades dos clientes e novas tecnologias
- Competitividade: Responder às necessidades dos clientes de forma mais eficiente, lançando novos produtos e serviços com mais rapidez .
- Inovação: Incentiva a experimentação e a criatividade, o que leva a mais inovação e à criação de novos produtos e serviços.
- Produtividade: Torna as empresas mais produtivas, elimina processos desnecessários e otimiza o trabalho das equipas.
- Compromisso dos colaboradores: Valoriza a colaboração, a autonomia e o feedback, elevando os níveis de compromisso.
Objetivos
- Compreender o que é a agilidade organizacional e quais são as vantagens das organizações agile
- Desenvolver uma visão macro dos diferentes passos necessários para criar uma organização agile
- Adquirir conhecimentos básicos de Gestão da Mudança e dos passos a dar num processo desta natureza, a nível Individual e a nível organizacional
- Aprender a utilizar metodologias inovadoras de envolvimento e co-criação, como o Design Thinking, em processos de gestão da mudança
Destinatários
- CEO’s e Diretores
- Responsáveis pelo Change Management
- Profissionais de Recursos Humanos
- Líderes de todas as áreas
- Project Managers e PMOs
- Profissionais que procurem o desenvolvimento de competência
Programa
- Agilidade Organizacional
- A framework da agilidade organizacional
- Liderar o processo de Mudança Organizacional
- Liderar o processo de Mudança Individual – O Modelo ADKAR
Agilidade Organizacional
- O Agile Manifesto
- O que é a agilidade organizacional
- Traços comuns das organizações Agile
- Case studies de empresas que fizeram a transformação para a agilidade organizacional
- As principais barreiras à agilidade
A framework da agilidade organizacional
Estratégia e Governance
- Patrocínio da Liderança
- Visão e Propósito
- Estrutura Organizacional
- Objetivos estratégicos
- Gestão Financeira
- Fornecedores e Parceiros
Pessoas e Cultura
- Normas e Valores organizacionais
- Desenvolvimento de competências e gestão da performance
- Cultura de melhoria contínua
- Métodos de trabalho Agile: Scrum, Kamban
- Equipas multifuncionais e colaborativas
- Foco no Cliente
- Foco no Colaborador
Tecnologia, Sistemas e Ferramentas
- Desenvolvimento tecnológico
- Ferramentas de trabalho e de suporte ao negócio
- Automatização de tarefas
Processos e Procedimentos
- Gestão do conhecimento
- Gestão da qualidade
- Gestão do âmbito e dos requisitos
- Simplicidade e rapidez
- A matriz de tomada de decisão
Produtos e Serviços
- Desenho da Experiência do Cliente
- A Inovação como um hábito
Espaço Físico
- Flexibilidade
- Presencial, remoto, virtual
Liderar o processo de Mudança Organizacional
Fase 1 – Analisar o presente e definir o futuro
- Sponsorship do Top Management
- Mapear a organização (pessoas, processos, produtos, estrutura, tecnologia, cultura, liderança)
- Assessment da Agilidade Organizacional
- Usar o Design Thinking como acelerador da agilidade
Fase 2 – Planear a mudança
- Definir as fases e as iniciativas
- Identificar os Stakeholders
- Identificar barreiras e resistências à mudança
Fase 3 – Comunicar a Mudança
- Os canais
- As mensagens
- Os responsáveis
Fase 4 – Implementar as diferentes iniciativas
- Envolver os diferentes níveis da organização
- Monitorizar e avaliar a mudança
- Recolher feedback
Fase 5 – Reforçar os comportamentos e manter a agilidade organizacional
- Foco na melhoria contínua
- Manter o ritmo de entregas
- Celebrar os sucessos
- Aprender com os erros
Liderar o processo de Mudança Individual – O Modelo ADKAR
Sensibilizar: explicar a necessidade de mudança para a agilidade
- Saber comunicar com os diferentes perfis
Desenvolver a motivação para participar e apoiar a mudança
- Identificar os Agentes de Mudança
- A importância do Agile Coach
- Remover obstáculos
- Definir objetivos de curto prazo
Adquirir o conhecimento sobre como e o que mudar
- Formação, coaching e mentoring
Demonstrar as competências e comportamentos ágeis
- A gestão da performance
- O feedback loop como prática fundamental
Reforçar para sustentar a mudança
- Dar visibilidade
- Dar autonomia e responsabilidade