Capacitar líderes e gestores a conduzir suas equipas de forma eficaz em ambientes de trabalho remoto ou híbrido. Com a crescente adoção destas modalidades de trabalho, é crucial desenvolver competências específicas que permitam manter a produtividade, o engagement e a coesão das equipas, enquanto se promove um ambiente inclusivo e equilibrado.
Liderar Equipas em Trabalho Remoto/Híbrido
Objetivos
- Compreender os desafios e oportunidades do trabalho remoto e híbrido;
- Aplicar estratégias eficazes para manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Redefinir sua abordagem à liderança e ao trabalho para contextos remotos;
- Promover a adaptabilidade, inclusão e um sentido de propósito dentro das suas equipas;
- Estabelecer uma comunicação clara, envolvente e participativa;
- Implementar práticas que incentivem a diversidade e a inclusão;
- Identificar e responder às necessidades organizacionais e cultivar uma cultura de confiança e autonomia;
Destinatários
Gestores e responsáveis de topo, todos os quadros com responsabilidades de chefia, com equipas em trabalho remoto ou híbrido.
Pré-Requisitos
Todas as pessoas que ocupem funções de liderança /coordenação de equipas e tenham conhecimentos equivalentes ao curso de Liderança e Gestão de Equipas.
Metodologia
A formação terá uma abordagem participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos.
A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas/roleplays.
Programa
- Transição do Presencial para o Remoto;
- Redefinir a abordagem ao trabalho e à Liderança;
- A Adaptabilidade, a Inclusão e Partilha de um sentido de propósito;
- A Importância da Comunicação e do Relacionamento Interpessoal;
- Promover a Diversidade e Inclusão;
- Necessidades da Organização, dos Colaboradores e uma Cultura de confiança e autonomia;
- Plano de Melhoria Individual;
Transição do Presencial para o Remoto
- Estratégias para manter o equilíbrio e bem-estar;
- Mudanças de Rotina e no ambiente de trabalho;
Redefinir a abordagem ao trabalho e à Liderança
- Novos modelos de trabalho
Trabalho assíncrono vs trabalho síncrono;
Flexibilidade no horário de trabalho; - Estilos de Liderança Adaptados
Liderança remota: características e competências necessárias;
Comunicação efetiva e empática à distância;
A Adaptabilidade, a Inclusão e Partilha de um sentido de propósito
- Desenvolver a adaptabilidade;
- Inclusão no ambiente remoto;
- Sentido de Propósito;
- Visão do trabalho apelativa que inspire os colaboradores a permanecerem comprometidos com a missão da organização;
A Importância da Comunicação e do Relacionamento Interpessoal
- Ligação formal e informal entre os membros que se encontram em trabalho remoto e os que estão no escritório;
- Comunicação envolvente, participativa e clara(informados e envolvidos, independentemente do local onde trabalham fisicamente;
Promover a Diversidade e Inclusão
- Eliminar as barreiras geográficas;
- Práticas Inclusivas (organizações podem aproveitar uma pool de talentos mais diversificada – os colaboradores não estão restritos à localização das organizações);
Necessidades da Organização, dos Colaboradores e uma Cultura de confiança e autonomia
- Identificar necessidades organizacionais;
- Cultura de Confiança e Autonomia;
Plano de Melhoria Individual