A Resolução Criativa de Problemas é um método comprovado para abordar um problema ou um desafio de uma forma imaginativa e inovadora. É uma ferramenta que ajuda o individuo a redefinir os problemas que enfrenta, procurando ideias inovadoras e, atuando sobre as mesmas.
Os Negócios de hoje são dominados pela complexidade global e comoditização. Os especialistas acreditam que a criatividade será a força motriz por trás do sucesso de negócios nas próximas décadas.
As organizações bem-sucedidas reconhecem que o pensamento crítico e soluções criativas para os problemas, aumentam significativamente o potencial de negócios. Atualmente os potenciais decisores devem utilizar uma variedade de estilos de pensamento, metodologias e processos criativos, que os levem a ser mais eficientes e eficazes no seu dia-a-dia. Neste curso, poderá desenvolver competências no sentido de se tornar um pensador crítico e “solucionador” de problemas. Você aprende a aproveitar as suas preferências pessoais pensar utilizando ferramentas e técnicas baseadas em tecnologias de ponta.
Espera-se, assim, que no final da ação, os participantes sejam capazes de comunicar com clareza e precisão com os outros, de ligar pontos para construir padrões de pensamento, e de reconhecer que as metodologias e processos críticos podem aumentar exponencialmente os seus negócios.
Objetivos
No final desta ação, os participantes vão conseguir:
- Antecipar e identificar problemas;
- Analisar de forma sistémica um problema-alvo;
- Tomar melhores decisões através do pensamento crítico e das técnicas de resolução de problemas;
- Implementar soluções criativas recorrendo à criatividade e metodologia de resolução de problemas;
- Saber adaptar-se a diversos estilos de pensamentos em ambientes de grupo e de equipas;
- Conseguir reconhecer e eliminar obstáculos à criatividade individual e de equipa, com o intuito de promover um ambiente de trabalho inovador e dinâmico e eficaz na resolução de problemas. Apresentar ideias de forma clara e concisa;
- Transformar a sua criatividade numa solução prática para os seus problemas e desafios.
Destinatários
Indivíduos que façam parte de um qualquer nível de organização e desejem aplicar as competências do pensamento crítico e a criatividade ao processo de tomada de decisão e à resolução de problemas.
Metodologia
Na duração de 14 horas úteis, o curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em oficinas praticas e exercícios, realizados em pequenos grupos, com ênfase na tomada de decisões apoiadas em competências técnicas destinadas a por em prática o pensamento criativo e crítico para a resolução de problemas.
Os workshops incluem:
- Estudo do seu perfil e estilo de pensamento pessoal, bem como das pessoas com quem interage;
- Identificação de obstáculos para o seu sucesso pessoal e da sua equipa;
- Aplicação de metodologias logicas que o ajudam a transformar incidentes críticos em opções de negócio positivas;
- Criar o seu kit de ferramentas de tomada de decisão pessoal, Plano de Ação de Melhoria.
Método de Avaliação
Auto e hétero avaliação ao longo e no final do curso. Para além do relatório da ação, poderá ser feito um “insight” de cada participante, após discussão com o Cliente, do que se pretende que seja analisado durante a ação, e de medidas que se pretendam tomar após a mesma.
Programa
- Enquadramento geral
- Análise das suas preferências pessoais
- Análise do Problema
- Desencadear a criatividade
- Sair da sua zona de conforto
- A política organizacional
- Integrar uma solução para o sucesso da sua atividade
- Plano de ação de melhoria e criação de listas de verificação de sucessos
- Encerramento da ação
Enquadramento geral
- Introdução e Objetivos
- Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos
- O que é Pensamento Critico?
- Como impulsionar a atividade e resultados que exigem resolução criativa de problemas: processos, pessoas e ferramentas de tomada de decisão
Análise das suas preferências pessoais
- Avaliar a sua abordagem preferida de pensamento
- O seu cérebro pensante: a dominância direita e esquerda do cérebro, as abordagens não dominantes
- A gestão de preferências de pensamento – prever os perfis dos seus colegas de trabalho
Análise do Problema
- O Problema – A importância da definição do Problema
- Identificação de Causas, Factos, Impactos e Abrangência
Desencadear a criatividade
- Preparação de cenário criativo – o poder da comunicação positiva
- Elementos que ajudam a estimular a sua criatividade
- Grupo de pensamento criativo: o brainstorming e o fim dos mitos
Sair da sua zona de conforto
- Criação de mapas mentais
- Análise do síndrome dos macacos
- Avaliar situações, decisões e problemas
- Reconhecimento dos seus pontos cegos: autoconsciência e autorregulação
A política organizacional
- Reconhecer a cultura do seu local de trabalho, criando metas e objetivos
Integrar uma solução para o sucesso da sua atividade
- Ajustar a sua comunicação aos diversos estilos de pensamento
- Transformação do confronto em comunicação
- Mapear competências de pensamento chave para a sua atividade e/ou negócio
Plano de ação de melhoria e criação de listas de verificação de sucessos
Encerramento da ação