No curso Search Engine Optimization (SEO) vais adquirir conhecimentos em Search Engine Optimization de forma a seres capaz de identificar e implementar ações de otimização em sites, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento orgânico nos motores de pesquisa.
Search Engine Optimization (SEO), ou seja, otimização para motores de pesquisa, é uma ferramenta estratégica que consiste em melhorar a indexação de um site nos resultados de pesquisa. Considerada uma das atividades mais importantes no âmbito do Marketing Digital, o planeamento estratégico e utilização de técnicas de SEO são fundamentais para o posicionamento de um website nos motores de pesquisa.
Objetivos
No final do curso Search Engine Optimization (SEO), serás capaz de identificar e implementar ações de otimização em sites, com o objetivo de melhorar o seu posicionamento orgânico nos motores de pesquisa.
Destinatários
O curso Search Engine Optimization (SEO) destina-se a profissionais e estudantes de marketing, publicidade, comunicação, branding e web design, bem como a gestores de conteúdos online.
Metodologia
Presencial ou live training.
Programa
- Introdução ao Search Engine Optimization
- Práticas de Search Engine Optimization
- Mitos de SEO
- Black Hat SEO
- Google Page Experience e Core Web Vitals
- Métricas e indicadores de retorno
Introdução ao Search Engine Optimization
- Conceitos gerais
- Tipos de SEO: técnico, conteúdo, estratégico.
- Sinergias entre SEO e SEA – Google Ads
- Palavras-chave: como e o que pesquisam os utilizadores
- Como criar, organizar e aplicar um estudo de keywords para SEO
- Intensão de pesquisa
- Keyword clustering
- Definição de objetivos e metas por tipo de website (media, lead generation, e-commerce, suporte) e compreensão dos conceitos aplicados ao SEM de awareness, consideration e conversion
- Landing pages
Práticas de Search Engine Optimization
- SEO para webpages, imagens e vídeos
- SEO Local: a importância do Google My Business numa estratégia local
- Internacional SEO: Introdução ao tema
- Principais fatores de posicionamento:
- Fatores onpage e offpage,
- Fatores técnicos, de conteúdo e links
- Googlebot: Mobile First & SEO: Mobile crawl do Google
- Principais erros que bloqueiam os crawlers
- Técnicas de link building
- Técnicas de otimização do conteúdo:
- Meta-Título
- Organização e hierarquia da informação
- Densidade de palavra-chave
- Copywriting para SEO
- Conceitos técnicos de otimização:
- Fatores de ranking em 2023
- Metadata (meta description, title tags, nofollow, etc)
- XHTML
- Otimização de vídeo e imagens
- Flash, Ajax e Javascript
- Sitemaps XML e robots.txt
- Conhecimento básico de domínios, sub-domínios, protocolo HTTP e HTTPs
- Formatos dos URLs: session variables e query strings,vanity URLs, URL parameters
Mitos de SEO
Black Hat SEO
Google Page Experience e Core Web Vitals
Métricas e indicadores de retorno
- Processo de monitorização
- Otimização contínua
- Indicadores e métricas relevantes para SEO
- Ferramentas úteis:
- Google Search Console
- Google Analytics
- Google Ads Keywords Planner
- Screaming Frog e extensões SEO para o Google Chrome; Google Developer Tools (Chrome) e o LightHouse Report
- Como pesquisar noutros mercados e línguas
- Escolher as configurações de dispositivos móveis.
- Sinalizar as configurações aos mecanismos de pesquisa.
- Principais erros a evitar.