Pensamento Computacional – 3h
Neste módulo, os formandos vão compreender o que é programar, o papel da lógica na programação, reconhecer padrões, decompor problemas e interpretar algoritmos simples aplicados a situações do dia a dia.
- Apresentação do curso e metodologias;
- Algoritmos e lógica no mundo real;
- Pensamento computacional e resolução de problemas;
- Introdução ao conceito de fluxograma e pseudocódigo.
Variáveis, Tipos de Dados e Operadores – 3h
Ao longo deste módulo, os participantes aprendem a criar e utilizar variáveis, trabalhar com diferentes tipos de dados e aplicar operadores aritméticos e lógicos para resolver problemas simples.
- Variáveis e atribuição;
- Tipos de dados: inteiro, decimal, texto, booleano;
- Operadores aritméticos, relacionais e lógicos;
- Exercícios práticos com contas e expressões lógicas.
Estruturas de Decisão (Condições) – 3h
Neste módulo, os formandos exploram a utilização de condições para tomar decisões no código, aplicando lógica booleana e construindo fluxos condicionais simples.
- Condições simples e compostas;
- Operadores lógicos (and, or, not);
- Criação de menus interativos e respostas condicionais;
- Exercícios guiados.
Ciclos e Repetição – 3h
Aqui, os participantes vão aprender a utilizar estruturas de repetição para executar ações várias vezes, controlando o fluxo dos ciclos e aplicando-os em problemas práticos.
- Ciclos definidos e indefinidos;
- Controlar iteração com break, continue;
- Aplicações práticas: contadores, tentativas, repetição de menus.
Listas, Tuplos e Dicionários (Coleções) – 3h
Nesta sessão, os formandos descobrem como criar e manipular coleções de dados, aceder e alterar informações e organizar dados de forma eficiente.
- Listas e operações comuns;
- Tuplos e imutabilidade;
- Dicionários com pares chave-valor;
- Exemplos aplicados e exercícios.
Funções e Modularização – 3h
Ao longo deste módulo, os participantes aprendem a criar funções para dividir o código em partes reutilizáveis, passando argumentos, devolvendo resultados e seguindo boas práticas de organização.
- Declaração e chamada de funções;
- Parâmetros e retorno;
- Vantagens da reutilização;
- Organização e clareza do código.
Fundamentos de Python (b-Learning) – 6h
Neste momento de aprendizagem autónoma e orientada, os formandos aplicam os conceitos de lógica de programação diretamente na linguagem Python, explorando o ambiente de desenvolvimento e testando pequenos scripts.
- O ambiente de desenvolvimento Python;
- Python crash course;
- Python collections;
- Python functions.
Horizontes: O que posso construir com o que aprendi? – 3h
Na fase final do curso, os participantes consolidam conhecimentos através de exercícios práticos, exploram caminhos de evolução na programação e descobrem como a IA pode apoiar quem está a começar.
- Revisão prática de Python (exercícios inspirados nos vídeos);
- Discussão orientada: “Qual o teu próximo passo?”;
- Plano com sugestões de evoluções possíveis;
- Demonstração: como a IA pode apoiar novos programadores.