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Atendimento e Gestão de Reclamações

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No final do programa, os participantes deverão ser capazes de:

  •  Reconhecer a importância do atendimento para a imagem da empresa;
  • Ter uma postura profissional de atendimento, aplicando uma comunicação positiva, assertiva e empática com o cliente e de acordo com as suas necessidades;
  • Gerir reclamações de forma a fidelizar o cliente;

Objetivos

• Compreender a importância de um atendimento por excelência e de uma gestão de reclamações eficaz;
• Aumentar os índices de satisfação (global e parcial por serviços e por clusters de clientes);
• Focalizar no cliente e ter perceção das suas necessidades e dificuldades;
• Melhorar a relação com o cliente, a comunicação verbal e a argumentação;

Destinatários

Pessoas que exerçam, ou que esperem vir a exercer atividades profissionais que careçam de competências ao nível de atendimento, da venda, nomeadamente na área comercial ou afins.

Metodologia

A formação terá uma abordagem participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos.

A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas/roleplays.

Programa

  • Desenvolver uma proposta de valor através do atendimento;
  • Comunicação com o cliente;
  • Relação de alta qualidade com o cliente;
  • Gestão de Reclamações;
  • Plano de Melhoria Individual;

Desenvolver uma proposta de valor através do atendimento

  • Conceito de atendimento e os diversos tipos de atendimento;
  • Atendimento diferenciado, alinhado com a estratégia e imagem da empresa;
  • Principais componentes da inteligência emocional para um atendimento eficaz (autoconsciência, consciência social, relacionamentos interpessoais, autocontrolo);
  • Efeito das emoções nos pensamentos e comportamentos;
  • Gestão eficiente do tempo de atendimento;
  • Atendimento omnicanal;

Comunicação com o cliente

  • A comunicação como um fator competitivo e diferenciador no atendimento;
  • Atendimento inclusivo, envolvente e claro;
  • Comunicação verbal e não verbal;
  • A escuta ativa, compreendida e participativa;
  • Atendimento personalizado tendo em conta as necessidades e perfil do cliente;
  • A importância das perguntas eficazes;

Relação de alta qualidade com o cliente

  • Porque é que as pessoas compram.
    Tipos de compradores;
  • Construção de confiança; identificação das necessidades;apresentação de soluções; confirmação e obtenção de compromisso;
  •  Objeções;
  • Antecipar o contacto e atendimento pós-venda;

Gestão de Reclamações

  • Tendências atuais e desafios futuros;
  •  Causas de insatisfação e de reclamação;
  • O impacto das reclamações no valor de marca;
  • Da reclamação à fidelização – o tratamento das reclamações;
  • Ferramentas para lidar com conflitos e reclamações;
  • Análise preditiva na prevenção de reclamações;

Plano de Melhoria Individual

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Atendimento e Gestão de Reclamações

Marketing e Vendas | 14h - e-learning


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