Acreditamos que uma formação eficaz começa com um diagnóstico preciso. Para isso, recorremos a diversas metodologias que nos permitem avaliar competências, perfis e necessidades, para desenhar soluções formativas totalmente ajustadas aos objetivos de cada organização. Estes instrumentos são a base para planos de ação mais estratégicos, personalizados e com impacto real.
GALILEU DIAG
O GALILEU DIAG é uma metodologia exclusiva da GALILEU, suportada por uma plataforma interativa de diagnóstico, concebida para avaliar o nível de conhecimento e competências de um formando ou de um grupo de formandos, em áreas específicas.
Esta ferramenta permite uma análise rigorosa, com resultados detalhados por participante ou equipa, que servem de base à construção de planos de formação totalmente ajustados às necessidades identificadas. Mais do que um diagnóstico, o GALILEU DIAG é um instrumento estratégico que garante coerência entre os objetivos organizacionais e os percursos formativos, otimizando recursos e maximizando o impacto da formação.
DISC
O DISC é uma ferramenta de avaliação comportamental através da identificação da personalidade com base em 4 principais quadrantes comportamentais: Decisão, Interação, Serenidade e Cumprimento.
Com uma elevada aplicabilidade prática e essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional e a melhoria da comunicação, persuasão e motivação — especialmente útil em contextos de liderança e equipas comerciais.
Avaliação 360 ou feedback 360
Metodologia de avaliação suportada pela perceção de múltiplas fontes (superiores, pares, subordinados, fornecedores e até clientes), que proporciona uma visão global sobre o desempenho de um colaborador. Ideal para promover autoconhecimento, desenvolvimento de competências e melhoria contínua, especialmente em funções de gestão.
Avaliação 180
Foco na análise do desempenho a partir da perspetiva do colaborador e do seu superior hierárquico. Permite feedbacks direcionados e orientados para a capacitação contínua, com base em relações diretas de liderança.
EQ
Esta ferramenta de assessment permite avaliar a Inteligência Emocional (IE) dos colaboradores, identificando competências emocionais e sociais que influenciam a forma como percebem e expressam emoções, desenvolvem e mantêm relações sociais, lidam com desafios e utilizam informações emocionais de maneira eficaz.
Esta avaliação fornece insights valiosos sobre áreas como autopercepção, autoexpressão, relações interpessoais, tomada de decisões e gestão do stress, permitindo às organizações desenvolver planos de ação personalizados para o crescimento individual e coletivo.
PDA – Personal Development Analysis
Ferramenta de avaliação comportamental e de perfil usada em processos de recrutamento, coaching e desenvolvimento de liderança. Identifica as principais características e competências dos profissionais, ajudando a identificar talentos, alinhar competências e explorar o potencial de crescimento de cada profissional.
Reuniões de Preparação
Sessões de trabalho entre a GALILEU e o cliente para definir objetivos, identificar desafios e monitorizar a evolução do projeto ao longo de todas as fases.
Desk Research
Recolha estruturada de informação relevante a partir de fontes disponíveis, com o objetivo de contextualizar a realidade do cliente e apoiar decisões informadas.
Pre-Work
Questionário digital pré-formação que avalia nível de conhecimento, expetativas e desafios dos participantes, para um desenho mais ajustado da intervenção formativa.
Focus Group
Técnica qualitativa que permite explorar opiniões, expectativas e experiências dos participantes afetos ao projeto. Essencial para compreender o clima organizacional e refinar estratégias.
Benchmark
Análise comparativa com outras organizações, permitindo identificar boas práticas, oportunidades de melhoria e estratégias de diferenciação. Um passo essencial para decisões mais informadas e competitivas.
Side by Side
Observação direta, no contexto de trabalho, por parte de um consultor GALILEU. Permite identificar boas práticas e fragilidades com base em situações reais.
Cliente Mistério
Consultores da GALILEU assumem o papel de cliente comum para avaliar o comportamento e desempenho dos colaboradores em contextos reais, com base em critérios definidos. Garante um diagnóstico fiel e mensurável da experiência do cliente.