fbpx

Access – Avançado

Presencial
Chat

O Microsoft Access permite guardar e registar a informação de uma forma organizada, utilizando uma interface melhorada, permitindo capacidades de criação e conceção de bases de dados. Esta poderosa aplicação permite a pesquisa e recolha de informações através de formulários e a importação de dados de aplicações externas, criação e edição de relatórios detalhados que apresentam informações ordenadas, filtradas e agrupadas, importantes na tomada de decisões.

O Access disponibiliza alguns modelos de exemplos de bases de dados, previamente criadas, podendo ser modificadas e adaptadas de acordo com as necessidades específicas do utilizador.

Objetivos

Pretende-se com este curso formar e dotar utilizadores de Access de competências e conhecimentos avançados de forma a ficarem aptos a personalizar e automatizar uma base de dados, utilizando Macros e a criar formulários e relatórios complexos.

Destinatários

Todos os utilizadores de Microsoft Access que pretendam personalizarem os seus formulários e relatórios e iniciar-se na produção de pequenas aplicações, baseadas em macros, com aparência e funcionalidade profissionais.

Pré-Requisitos

Metodologia

  • Sessões mistas de teoria e prática demonstrada, com descrição dos assuntos pelo formador;
  • Intervenção dos participantes, com esclarecimento por demonstração e experimentação;
  • Exercícios e simulação de situações práticas com resoluções propostas.

3 meses de apoio pedagógico Pós-Formação

Após a conclusão da formação, terá durante 3 meses a possibilidade de tirar dúvidas sobre a matéria abordada junto dos nossos formadores, através do acesso à sala aberta virtual ou através de email.

Programa

  • Revisões dos principais conceitos de Bases de Dados
  • Consultas [Queries]
  • Técnicas Avançadas de elaboração de Formulários [Forms]
  • Técnicas avançadas de elaboração de Relatórios [Reports]
  • Introdução ao uso de Macros
  • Funcionalidades e ferramentas de Gestão da Base de Dados

Revisões dos principais conceitos de Bases de Dados

  • Criação de bases de dados.
  • Criação de tabelas na Vista de Estrutura. Relações entre Tabelas.
  • Otimização de bases de dados.
  • Importação e ligações de dados.
  • Objetos da Base de Dados.
  • Criação de uma Base de dados.

Consultas [Queries]

  • Consultas Parametrizadas [Parameter Queries].
  • Consultas de Ação [Action Queries].
  • Consultas de Referência Cruzada [CrossTab].
  • Consultas de Totalização, com Funções de Cálculo e Campos Calculados.

Técnicas Avançadas de elaboração de Formulários [Forms]

  • Ferramentas disponíveis para a elaboração e personalização de formulários.
  • Criação de Formulários na Vista de Estrutura.
  • Elaboração de Subformulários e Formulários Ligados.
  • Noção de controlo.
  • Propriedades dos formulários e dos controlos.
  • Inicialização automática de controlos.
  • Estudo dos Assistentes na criação de controlos.

Técnicas avançadas de elaboração de Relatórios [Reports]

  • Ferramentas disponíveis para a elaboração e personalização de relatórios.
  • Criação de Relatórios na Vista de Estrutura.
  • Cabeçalhos e Rodapés.
  • Ordenação e Agrupamento de dados.
  • Secções do Relatório. Criação de secções.
  • Ordenação e agrupamento. Utilização de valores calculados.
  • Opções de configuração e impressão.

Introdução ao uso de Macros

  • Noções e conceitos fundamentais.
  • Automatização de tarefas e rotinas.
  • Executar Macros com Botões de Comando em Formulários.
  • Criação de botões em formulários com macros associadas.
  • Criação de uma Macro. Exemplos de Macros “Isoladas”.
  • Macro Autoexec.
  • Noção de Acontecimento ou Evento.
  • Macros Associadas a Alterações em Controlos e Eventos.
  • Conceção de Aplicações através de Macros e Formulários.

Funcionalidades e ferramentas de Gestão da Base de Dados

  • Segurança da Base de Dados.
  • Painel de Navegação.
  • Opções de Arranque.
  • Compactação da base de dados.
  • Encriptar Base de Dados com Palavra-passe.
  • Dependência entre Objetos.
  • Organizar Objetos em Grupos e Categorias.
  • Divisão das Bases de Dados.
  • Conversão de versões anteriores do Access.

Outras datas e horários

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Access – Avançado

Office | 21h - Tarde: 14h00 - 17h30


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!

Quero inscrever-me neste curso

Access – Avançado

Office | 21h - Tarde: 14h00 - 17h30


Dados Pessoais
Dados para faturação