A comunicação interna diz respeito a toda a comunicação dirigida aos colaboradores de uma organização e envolve a transmissão de mensagens importantes e estratégicas, quer de forma vertical, isto é, entre as chefias e os restantes colaboradores, quer de forma horizontal, ou seja, entre os próprios colaboradores.
Este tipo de comunicação tem como principal propósito o envolvimento e alinhamento dos colaboradores com os objetivos e estratégia da organização, que por sua vez terá impacto na produtividade e nos resultados da mesma.
Para desenvolver a comunicação interna numa organização de forma eficaz, é crucial elaborar um plano de comunicação interna. Para o efeito, reunimos um conjunto de dicas que vão ajudar a implementar ações de comunicação interna na sua organização.
1 – Faça um Diagnóstico de Comunicação Interna
- Avalie a comunicação interna que é feita atualmente na sua organização: estratégia e objetivos definidos, meios utilizados e mensagens comunicadas.
2 – Defina Objetivos Estratégicos
- Com base no diagnóstico efetuado e no plano estratégico da organização, defina objetivos estratégicos a alcançar. Estes objetivos devem ser práticos, realistas, alcançáveis e adaptados à realidade da organização.
3 – Elabore um Plano de Comunicação Interna
- Defina as ações que pretende realizar;
- Defina os meios de comunicação mais adequados, de acordo com os objetivos definidos e com o tipo de mensagem a comunicar: e-mail, flyeres, intranet, placards, revista, televisão interna, grupos privados nas redes sociais, etc.
4 – Defina um Cronograma
- Defina uma calendarização para as ações que pretende realizar;
- Para cada ação, contemple as fases de preparação, implementação e avaliação.
5 – Implemente o seu Plano de Comunicação Interna
- Coloque o seu plano em prática.
6 – Avalie o impacto do seu Plano na Organização
- Avalie cada ação implementada e o respetivo impacto na organização.
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