fbpx
20 de Dezembro de 2018

“Comunicação Efetiva e Assertiva” em destaque na NOVA Medical School

No passado dia 27 de novembro, a GALILEU, a convite da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM), proporcionou um workshop gratuito sobre “Comunicação Efetiva e Assertiva” aos alunos da Faculdade de Ciências Médicas – NOVA Medical School.

O workshop teve como principal objetivo dotar os estudantes de soft skills que lhes serão úteis no decorrer da sua vida académica e profissional e que não são abordados nas unidades curriculares.

 

“O passado workshop permitiu que tivesse contacto com uma série de conceitos que desconhecia, como os estilos de comunicação e respetivas particularidades, o “feedback”, o “pitch”, a técnica “sandwich”, mas também com outros que precisava de ver esclarecidos, nomeadamente, a assertividade. Estas 2 horas proporcionaram-me ferramentas indispensáveis para que, futuramente, consiga alcançar uma comunicação mais eficiente e benéfica, quer com os colegas profissionais, quer com os doentes.”

Inês Gaspar, Medicina, 3.º ano

 

“Aprender a comunicar e estar atenta aos vários tipos de personalidade no meu dia-a-dia. O workshop é importante para a formação médica porque temos de comunicar com vários tipos de pessoas e adequar a nossa comunicação à personalidade de cada doente.”

Maria Mateus, Medicina, 4.º ano

 

“Falar com os outros é uma parte fundamental desta profissão. Faz parte do que é ser médico falar com os doentes, perceber do que eles se queixam e como se sentem em relação a isso e dizer o que devem fazer. Faz parte do que é ser médico falar com os familiares, transmitir a mensagem de forma assertiva e descansá-los. Faz parte do que é ser médico falar com os colegas, discutir ideias e opiniões, defender o nosso ponto de vista e defender os nossos doentes. Assim, torna-se evidente a importância que um workshop sobre comunicação assume no seio de estudantes de medicina.”

Cláudia Mendes, Medicina, 6.º ano