fbpx
16 de Novembro de 2022

Segurança e Saúde no Trabalho

É comum ouvir-se falar em segurança e saúde no trabalho quando ocorrem acidentes em contexto laboral, contudo, esta deve ser assegurada por todas as empresas e em todos os setores de trabalho.

O artigo 284.º do Código do Trabalho, estabelece que o trabalhador tem direito a prestar trabalho em condições de segurança e saúde. Deste modo, cabe ao empregador assegurar essas condições em todos os aspetos relacionados com o trabalho, aplicando as medidas necessárias tendo em conta os princípios gerais de prevenção.

As formas de organização e funcionamento dos serviços de segurança e saúde no trabalho estão, também elas, definidas por lei.
Isto significa que existe um conjunto de regras a cumprir pelas organizações, independentemente da atividade profissional, garantindo desta forma que a sua atividade possa ser exercida em segurança.

A segurança está relacionada com a identificação e avaliação de riscos mas também com a organização das medidas de prevenção necessárias para que a possibilidade desses riscos ocorrerem sejam minimizadas e não causem acidentes ou doenças.

A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) corresponde assim, a um conjunto de diretrizes que têm como finalidade a prevenção dos riscos profissionais e a proteção e promoção da saúde do trabalhador.

Atualmente, a lei determina que todas as empresas devem dar 40 horas por ano de formação contínua em SST, a pelo menos 10% dos seus trabalhadores. Mas mais do que uma obrigatoriedade legal, a formação em Segurança e Saúde no trabalho é uma mais valia para as organizações, no sentido de promover a melhoria das condições de trabalho.

 

GALILEU lança novo curso: Segurança e Saúde no Trabalho em e-Learning

Consciente da importância que esta temática assume na vida das organizações e dos seus colaboradores, e com vista a ajudar na sensibilização da SST, a GALILEU lançou um novo curso de Segurança e Saúde no Trabalho em e-Learning.

Esta formação aborda vários conceitos fundamentais nesta matéria, nomeadamente os riscos profissionais e como os prevenir, para que o número de acidentes de trabalho e doenças profissionais diminua.

 

Benefícios do formato e-Learning

Disponibilizar este curso em formato e-Learning confere grandes vantagens para empresas e trabalhadores.

É uma modalidade cada vez mais procurada pelas organizações, conscientes das características que a tornam numa solução vantajosa, especialmente na gestão do processo de desenvolvimento dos colaboradores, garantindo que a qualidade e os conteúdos da formação são iguais para todos os colaboradores, independentemente de onde se encontram.

Para o colaborador, apresenta-se também como uma solução mais cómoda, tendo a oportunidade de realizar a formação a qualquer hora, em qualquer lugar e ao seu próprio ritmo.

 

Aceda aqui a todas as informações acerca do curso de Segurança e Saúde no Trabalho (e-Learning)