fbpx

ISO/IEC 20000 Lead Auditor

Chat

Domine a Auditoria de Sistemas de Gestão de Serviços de TI (ITSMS) baseada na ISO/IEC 20000.

 

O curso PECB ISO/IEC 20000 Lead Auditor fornece-lhe os conhecimentos e competências necessárias para realizar auditorias ao sistema de gestão de serviços (SMS) de acordo com princípios, procedimentos e técnicas de auditoria amplamente reconhecidos. Este curso foi desenvolvido para refletir a importância de uma auditoria SMS eficaz. Tem como objetivo reforçar o seu conjunto de competências relativamente ao planeamento e condução de auditorias SMS em conformidade com os requisitos da ISO/IEC 17021-1, as recomendações da ISO 19011 e outras melhores práticas de auditoria.

Este curso também proporciona exercícios, testes e exemplos práticos para ajudá-lo a compreender os aspetos mais importantes das auditorias SMS. Elabora, entre outros, sobre os aspetos práticos, tais como a interpretação dos requisitos da ISO/IEC 20000-1 no contexto de uma auditoria, a aplicação dos princípios de auditoria, os métodos de auditoria, a recolha e verificação de evidências, a liderança de uma equipa de auditoria, a redação de relatórios de não conformidade e a preparação do relatório final de auditoria.

A conclusão bem-sucedida do curso é seguida por um exame. Se passar no exame, pode candidatar-se à certificação “PECB Certified ISO/IEC 20000 Lead Auditor“. O certificado “PECB ISO/IEC 20000 Lead Auditor”, reconhecido internacionalmente, demonstra as suas capacidades profissionais e as competências para auditar um SMS baseado na ISO/IEC 20000-1.

 

Exame:

O exame “PECB Certified ISO/IEC 20000 Lead Auditor” cumpre integralmente os requisitos do programa de exame e certificação da PECB. Abrange os seguintes domínios de competência:

  • Domínio 1: Princípios e conceitos fundamentais de um sistema de gestão de serviços
  • Domínio 2: Requisitos do sistema de gestão de serviços
  • Domínio 3: Conceitos e princípios fundamentais de auditoria
  • Domínio 4: Preparação de uma auditoria ISO/IEC 20000
  • Domínio 5: Condução de uma auditoria ISO/IEC 20000
  • Domínio 6: Encerramento de uma auditoria ISO/IEC 20000
  • Domínio 7: Gestão de um programa de auditoria ISO/IEC 20000

 

Este Curso Inclui:

  • Exame de Certificação.
  • Acesso a documentação com mais de 450 páginas e exemplos práticos.
  • Comprovativo de conclusão do curso, válido por 31 créditos CPD (Desenvolvimento Profissional Contínuo), aos participantes que frequentaram o curso.
  • Os candidatos que completarem o curso mas falharam no exame, têm direito a uma nova tentativa sem custos adicionais, num período de 12 meses a partir da data inicial do exame.

Objetivos

Até ao final deste curso, os participantes serão capazes de:

  • Explicar os conceitos e princípios fundamentais de um sistema de gestão de serviços (SMS) baseado na ISO/IEC 20000-1
  • Interpretar os requisitos da ISO/IEC 20000-1 para um SMS na perspectiva de um auditor
  • Avaliar a conformidade do SMS com os requisitos da ISO/IEC 20000-1, de acordo com os conceitos e princípios fundamentais de auditoria
  • Planear, conduzir e encerrar uma auditoria ISO/IEC 20000-1, em conformidade com os requisitos da ISO/IEC 17021-1, as diretrizes da ISO 19011 e outras melhores práticas de auditoria
  • Gerir um programa de auditoria ISO/IEC 20000-1

Destinatários

O curso ISO/IEC 20000 Lead Auditor destina-se a:

  • Auditores que pretendem realizar e liderar auditorias SMS
  • Gestores ou consultores que desejam dominar o processo de auditoria SMS
  • Indivíduos responsáveis por manter a conformidade com os requisitos da ISO/IEC 20000-1 numa organização
  • Técnicos especialistas que preparam organizações para uma auditoria de certificação SMS
  • Consultores especializados em gestão de serviços

Pré-Requisitos

Os principais requisitos para participar neste curso são um entendimento fundamental dos requisitos da ISO/IEC 20000-1 e um conhecimento abrangente dos princípios de auditoria.

Programa

  • Introdução ao SMS e à família de normas ISO/IEC 20000
  • Princípios de auditoria e a preparação e iniciação de uma auditoria
  • Atividades de auditoria no local
  • Encerramento da auditoria
  • Exame de certificação

Dia 1: Introdução ao SMS e à família de normas ISO/IEC 20000

  • Objetivos e estrutura do curso
  • Enquadramento normativo e regulamentar
  • Processo de certificação
  • Conceitos fundamentais de gestão de serviços e do SMS
  • Requisitos da ISO/IEC 20000-1 para um SMS, cláusulas 4-10

Dia 2: Princípios de auditoria e a preparação e iniciação de uma auditoria

  • Conceitos e princípios fundamentais de auditoria
  • Impacto das tendências e tecnologia na auditoria
  • Auditoria baseada em evidências
  • Auditoria baseada em risco
  • Iniciação do processo de auditoria
  • Auditoria de primeira fase

Dia 3: Atividades de auditoria no local

  • Preparação para a auditoria de segunda fase
  • Auditoria de segunda fase
  • Comunicação durante a auditoria
  • Procedimentos de auditoria
  • Criação de planos de teste de auditoria

Dia 4: Encerramento da auditoria

  • Redação dos resultados de auditoria e relatório de não conformidade
  • Documentação de auditoria e revisão de qualidade
  • Encerramento da auditoria
  • Avaliação dos planos de ação pelo auditor
  • Além da auditoria inicial
  • Gestão de um programa de auditoria interna
  • Encerramento do curso

Dia 5: Exame de certificação

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

ISO/IEC 20000 Lead Auditor

Normas ISO | h - e-learning


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!