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ITIL 4 Strategist: Direct, Plan and Improve (E-Learning)

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O curso ITIL 4 Specialist fornece a líderes, profissionais e pessoal de apoio na área de TI as competências práticas necessárias para conseguir criar uma organização de TI empenhada na “aprendizagem e melhoria contínua”, ao mesmo tempo que é estabelecido um caminho estratégico e efetivo a percorrer.

 

O presente curso oferece aos profissionais um método prático e estratégico para planear e implementar o processo de melhoria contínua com a agilidade necessária.

O mesmo tem por base o sistema de valor de serviço de boas práticas do ITIL 4, apresentado nas diretrizes mais recentes. Enquanto módulo universal, representa uma componente crucial aos percursos de certificação ITIL 4 Managing Professional e ITIL 4 Strategic Leader.

Objetivos

  • Fornecer aos participantes as competências práticas necessárias para criar uma organização de TI que ‘aprende e melhora’, com um caminho estratégico e efetivo a percorrer.
  • Abordar a influência e o impacto das metodologias Agile e Lean e como as mesmas podem ser usadas em benefício da organização.
  • Fornecer aos profissionais um método prático e estratégico para planear e implementar processos de melhoria contínua com a agilidade necessária.

Destinatários

  • Indivíduos que trabalhem em gestão de serviços de TI
  • Gestores de ITSM e aspirantes a este cargo
  • Gestores de todos os níveis que estejam envolvidos na definição de direções e estratégias ou no desenvolvimento de uma equipa em constante melhoria

Pré-Requisitos

  • Os candidatos deverão ser detentores do certificado ITIL 4 Foundation

Programa

  • Compreender os Conceitos-Chave de Direção, Planeamento e Melhoria
  • Compreender o âmbito do que deve ser dirigido/planeado e saber como usar os princípios e métodos
  • Compreender o papel da governança, risco e conformidade (GRC) e saber como integrar princípios e mét
  • Compreender e saber como usar os princípios e métodos fundamentais de melhoria contínua
  • Compreender e saber como aplicar os princípios e métodos fundamentais de Comunicação e Gestão da
  • Compreender e saber como usar os princípios e métodos fundamentais de medição e reporte
  • Compreender e saber como dirigir, planear e melhorar fluxos de valor e práticas
  • Compreender os Conceitos-Chave de Direção, Planeamento e Melhoria
    • Compreender os seguintes termos chave:
      • Direção
      • Planeamento
      • Melhoria
      • Modelo Operacional
      • Métodos
      • Riscos
      • Âmbito de controlo
    • Compreender as diferenças entre os seguintes conceitos-chave:
      • Visão e Missão
      • Estratégia, Táticas e Operações
      • Governança, Conformidade e Gestão
      • Políticas, Controlo e Diretrizes
    • Compreender os conceitos de Valor, Resultados, Custos e Riscos e as relações dos mesmos com os conceitos-chave de direção, planeamento e melhoria
  • Compreender o âmbito do que deve ser dirigido e/ou planeado, e saber como usar os princípios e métodos fundamentais de direção e planeamento nesse contexto
    • Identificar o âmbito de controlo e dentro do mesmo:
      • Saber como desdobrar objetivos e requisitos
      • Saber como definir políticas, controlos e diretrizes eficazes
      • Saber adequar e atribuir autoridade de tomada de decisão conforme o nível
  • Compreender o papel da governança, risco e conformidade (GRC) e saber como integrar princípios e métodos no Service Value System
    • Compreender o papel do risco e da gestão de risco no processo de Direção, Planeamento e Melhoria
    • Compreender como a governança impacta o processo de Direção, Planeamento e Melhoria
    • Saber como garantir que os controlos são suficientes, mas não excessivos
  • Compreender e saber como usar os princípios e métodos fundamentais de melhoria contínua para todos os tipos de melhorias
    • Saber como usar o modelo de melhoria contínua do ITIL para melhorar o Service Value System ou qualquer parte do mesmo
    • Saber como identificar objetivos, resultados, requisitos e critérios de avaliação
    • Saber como selecionar um método de avaliação apropriado para uma situação em particular
    • Saber como definir e priorizar os resultados desejados de uma melhoria
    • Saber como construir, justificar e defender um business case
    • Saber como levar a cabo:
      • Revisões de melhoria
      • Análise de lições aprendidas
    • Saber como incorporar o processo de melhoria contínua em todos os níveis do Service Value System
  • Compreender e saber como aplicar os princípios e métodos fundamentais de Comunicação e Gestão da Mudança Organizacional às etapas de direção, planeamento e melhoria
    • Compreender a natureza, o âmbito e os potenciais benefícios da gestão da mudança organizacional
    • Saber como usar os princípios e métodos fundamentais de Comunicação e Gestão da Mudança Organizacional:
      • Identificar e gerir diferentes tipos de stakeholders
      • Comunicar e influenciar eficazmente
      • Estabelecer canais de feedback eficazes
    • Saber como estabelecer interfaces eficazes ao longo da cadeia de valor
  • Compreender e saber como usar os princípios e métodos fundamentais de medição e reporte nas etapas de direção, planeamento e melhoria
    • Saber como definir indicadores e métricas para apoiar objetivos
  • Compreender e saber como dirigir, planear e melhorar fluxos de valor e práticas
    • Compreender as diferenças entre fluxos de valor e práticas e como essas diferenças impactam as etapas de direção, planeamento e melhoria
    • Saber como selecionar e usar os métodos e técnicas apropriados para dirigir, planear e melhorar fluxos de valor e práticas.
      • Abordar as 4 dimensões
      • Aplicar os princípios orientadores
      • Mapear fluxos de valor
      • Otimizar fluxos de trabalho
      • Eliminar desperdício
    • Garantir e utilizar feedback
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