A globalização dos mercados, a diminuição do ciclo de vida dos produtos, a crescente externalização das atividades produtivas e distributivas, tem vindo a conferir à Logística um papel cada vez mais relevante na estratégia do negócio, na eficiência da gestão de operações e consequentemente na rendibilidade das empresas.
Este Curso tem como objectivo proporcionar aos participantes conhecimentos direccionados na área da Logística, bem os seus métodos e técnicas de gestão, de organização e de informação, como factor facilitador da decisão e do planeamento empresarial. Os participantes adquirem uma visão inicial sobre as técnicas e métodos de procurement e sistemas colaborativos em logística conferindo-lhes a capacidade de racionalizar os custos e de rentabilizar economicamente a sua organização, com vista à análise e melhoria de procedimentos.
No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar as componentes instrumentais da Logística
- Compreender a importância da ligação com o meio transaccional a montante e a jusante na cadeia logística
- Reconhecer a importância do procurement e dos sistemas colaborativos em Logística
- Distinguir e escolher as competências necessárias para adaptar e adoptar na sua organização
Destinatários
- Quadros Intermédios e Responsáveis Funcionais da área da Logística
Condições
Mensalidades (apenas para particulares): Taxa de inscrição de 10% + pagamento do valor restante em prestações flexíveis, sem juros, à escolha do cliente, através do parceiro Cofidis Pay. (Sujeito a aprovação, consulta-nos para mais informações).
Metodologia
- Método Ativo, Expositivo e Interrogativo;
- Casos de Estudo.
Programa
- Caracterização do Sector de Atividade
- Sistemas De Gestão Logistica – Supply Chain Management
- Procurement
- Sistemas Colaborativos
- Logística integrada
Caracterização do Sector de Atividade
- O enquadramento da empresa na logística e nas envolventes;
- necessidades e objectivos;
- componentes do sistema logístico actual;
- conceitos relacionados.
- Tendências futuras;
- a mudança e a manutenção;
- estratégia, táctica e operação;
- planeamento e programação;
- controlo estratégico;
- gestão e contabilização do risco e da incerteza.
- Gestão da Cadeia de Abastecimentos
- Generalidades
- Particularidades
Sistemas De Gestão Logistica – Supply Chain Management
- Supply Chain Management SCM (Gestão da Cadeia de Abastecimentos)
- Considerações gerais e particularidades.
Procurement
- Conceito e operacionalidade.
- Tipos de procurement
- Intelligence
- Análise, planeamento, implementação e controlo
- Processo transaccional.
- Monitorização e controlo
Sistemas Colaborativos
- Estrutura e dinâmica das relações colaborativas
- Incorporação dos sistemas na estrutura interna
- Requisitos e preparação dos sistemas
- Implementação e manutenção dos sistemas
Logística integrada
- e-Commerce; informação e comunicação; os clientes, os fornecedores e os parceiros internos e externos; a certeza e a confiança; KM (Knowledge Management).
- Novas tecnologias de informação na gestão de stocks, armazéns e distribuição; Data Warehousing; EDI (Electronic Data Interchange); B2B (Business to Business), B2C (Business to Consumer); B2B2C (Business to Business to Consumer).
- As novas tecnologias da empresa; ERP (Enterprise Resource Planning); EIP (Enterprise Information Management);
- As novas tecnologias para o serviço ao cliente; CRM (Costumer Resource Management); ECR (Efficient Consumer Response).
- Novas tecnologias colaborativas; QR/CR; VMI; CRP; SOB; CPFR.
- Indicadores de desempenho dos sistemas.