A Essência da Gestão de Projetos – 3,5h
Neste módulo, os formandos vão aprender os conceitos fundamentais da gestão de projetos, abordando o ciclo de vida dos projetos e as diferentes fases e grupos de processos. Este módulo explora o papel do gestor de projetos, o escritório de projetos (PMO) e distingue entre portfólio, programa, projeto e operações, além de apresentar diferentes abordagens de gestão de projetos.
- Princípios essenciais na gestão de projetos;
- Ciclo de vida dos projetos;
- Fases e grupos de processos do projeto;
- O Papel do Gestor de Projetos;
- Escritório de Projetos (PMO);
- Diferenças entre Portfólio, Programa, Projeto e Operações;
- Abordagens de gestão de projetos.
Comunicação e Liderança – 6h
Neste módulo, os formandos vão desenvolver competências de comunicação eficaz e liderança, fundamentais para o sucesso na gestão de projetos. O módulo aborda estratégias para superar obstáculos na comunicação e explora diferentes estilos de liderança, com ênfase na liderança servidora.
- Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
- Obstáculos e barreiras a uma comunicação eficaz;
- Estratégias e Técnicas para uma comunicação eficaz;
- A importância da Liderança;
- Tipos e estilos de liderança;
- Liderança Servidora e a gestão de projetos.
Certified Associate Project Management (CAPM)® – 24h
Neste módulo, os formandos vão adquirir os conceitos de Gestão de Projetos orientados para a certificação CAPM, abordando o ambiente de projetos, metodologias preditivas e adaptativas, e frameworks de análise de negócios. O curso foca na entrega de valor, gestão de incertezas e desempenho organizacional.
- Becoming a Certified Associate in Project Management;
- The Project Environment and Value Delivery;
- Organizing for Project Performance;
- Development Approach and Life Cycle Performance Domain;
- Planning, Project Work, and Delivery: Predictive Methodologies;
- Project Work and Delivery;
- Planning, Project Work, and Delivery: Adaptive Approaches;
- Overview of Adaptive Frameworks;
- Measurement, Tracking, and Managing Uncertainty;
- Business Analysis Frameworks;
- Business Analysis Domains;
- Putting It All Together.
CAPM® Complementary Class – e-Learning
- Material de CAPM® complementar, de apoio à preparação para exame CAPM®.
Workshop: Requirement Analysis – 7h
Neste workshop, os formandos vão explorar a gestão do âmbito do projeto, tipos e processos de engenharia de requisitos, e a documentação necessária, com foco nas diferenças entre abordagens preditivas e ágeis.
- Gestão do âmbito do Projeto no PMI;
- O que são e tipo de requisitos;
- Processo de engenharia de requisitos: levantamento, negociação e prioridades;
- Diferenças no levantamento de requisitos em projetos preditivos e ágeis;
- Documentação e gestão de requisitos.
Projeto Prático I (Parte 1) – 3,5h
- Projeto prático em Gestão de Projetos para consolidação de conhecimentos transmitidos no módulo de CAPM.
Microsoft Project – 21h
Neste módulo, os formandos vão aprender a utilizar o Microsoft Project para planeamento, acompanhamento e revisão de projetos, incluindo a gestão de recursos e a consolidação de projetos.
- Introdução ao Microsoft Project;
- Planeamento de projetos;
- Os Recursos;
- Acompanhamento do Projeto;
- Revisão do Projeto;
- Consolidação de projetos.
Microsoft Excel – Earned Value Management – 7h
Neste módulo, os formandos vão aprender a elaborar e definir o orçamento dos recursos do projeto, utilizar e definir a baseline de custo, e aplicar o Earned Value Management para monitorizar o desempenho do projeto.
- Elaborar e definir o orçamento dos recursos do Projecto;
- Utilizar e definir a baseline de custo;
- Earned Value Project Management.
Projeto Prático I (Parte 2 e 3) – 7h
- Continuação do Projeto prático em Gestão de Projetos;
- Utilização de ferramentas que auxiliam na gestão de projetos.
Overview da metodologia PRINCE2 – 3,5h
Neste módulo, os formandos vão obter uma visão geral da metodologia PRINCE2, incluindo os seus princípios, temas e processos, essenciais para a gestão estruturada de projetos.
- Introdução ao PRINCE2;
- Princípios do PRINCE2;
- Temas do PRINCE2;
- Processos do PRINCE2.
Overview da metodologia PM² – 3,5h
Neste módulo, os formandos vão conhecer a metodologia PM², compreendendo as fases do ciclo de vida do projeto, a estrutura organizacional e os papéis, bem como as ferramentas e artefactos associados.
- Introdução ao PM²;
- Fases do Ciclo de Vida do Projeto PM²;
- Estrutura Organizacional e Papéis no PM²;
- Ferramentas e Artefatos do PM².
Gestão de Expectativas dos Stakeholders – 3,5h
Neste módulo, os formandos vão aprender a importância da gestão de expectativas dos stakeholders, identificando expectativas, definindo critérios e avaliando medidas para gerir expectativas de forma eficaz.
- A importância da Gestão de expectativas;
- Identificar as expectativas dos Stakeholders na empresa e na gestão de projetos;
- Definição de critérios e avaliação das medidas;
- Como gerir expetativas de uma forma eficaz.
Agile em Gestão de Projetos – 17,5h
Neste módulo, os formandos vão explorar os conceitos de Agile, Scrum e Kanban, compreendendo o manifesto ágil, valores e princípios, práticas Scrum, planeamento e acompanhamento de projetos Scrum, incluindo conceitos avançados.
- Conceitos de Agile, Scrum e Kanban;
- Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis;
- Práticas Scrum (Roles, Events, Blacklog);
- Planeamento e estimativa no Scrum;
- Acompanhamento de projetos Scrum;
- Conceitos avançados de Scrum.
Projeto Prático II – 3,5h
- Projeto prático ágil em Gestão de Projetos para consolidação de conhecimentos.
APE – Ação de preparação para exame EXIN – 3,5h
- Revisão da matéria;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Elaboração de questões tipo exame.
Gestão Híbrida de Projetos – 10,5h
Neste módulo, os formandos vão explorar os fundamentos da gestão híbrida, que combina abordagens preditivas e ágeis, e aprender sobre Disciplined Agile.
- Fundamento de Gestão Híbrida;
- Características das abordagens preditiva e Agile;
- Características da abordagem híbrida;
- Gestão de Projetos Híbridos – Características;
- Fundamentos introdutórios de Disciplined Agile;
- Fundamentos introdutórios de PM².
Projeto Prático III – 10,5h
- Projeto prático híbrido em Gestão de Projetos para consolidação de conhecimentos e continuação do projeto prático.
Job Intelligence – 3,5h
Neste módulo, os formandos vão desenvolver a sua imagem profissional e “personal brand statement” nas redes sociais, abordando também técnicas de linguagem corporal para entrevistas profissionais.
- Imagem profissional;
- “Personal brand statement” nas redes sociais;
- Abordagem ativa ao mercado de trabalho;
- Linguagem Corporal nas entrevistas profissionais.
CAPM Application Process – 3h
Neste módulo, os formandos vão reunir a informação necessária para poderem apresentar um processo de candidatura para o exame CAPM.
- Levantamento de informação;
- Apresentação de links e materiais preparatórios para a prova;
- Preenchimento do processo de candidatura para o exame do CAPM.