fbpx

Starting Point de Programação Java

Chat

O curso Starting Point de Programação Java é ideal para quem pretende iniciar o seu caminho na programação com foco nos fundamentos da linguagem Java.

 

Este percurso cobre desde os conceitos básicos de programação, como variáveis e estruturas de controlo, até à introdução à Programação Orientada a Objetos (OOP), capacitando os formandos para desenvolverem algoritmos simples e aplicações em Java.

Além da programação, o curso oferece uma introdução ao uso de bases de dados com SQL e às boas práticas de desenvolvimento, como versionamento de código com Git.

Através de workshops e desafios práticos, os participantes terão a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos em problemas reais, solidificando as bases necessárias para avançar para formações mais especializadas, como a Academia de Programação Java.

Objetivos

  • Proporcionar uma compreensão sólida dos fundamentos de programação em Java, cobrindo conceitos básicos como variáveis, tipos de dados, estruturas de controlo (if-else, loops) e a construção de algoritmos simples.
  • Estruturar soluções de programação de forma lógica e eficiente, aplicando essas técnicas em problemas práticos.
  • Introduzir os conceitos da Programação Orientada a Objetos (OOP), permitindo que os formandos criem classes, objetos e métodos de forma simples e eficaz.
  • Manipular dados em Java, trabalhando com strings e números, e aprenderão a realizar operações básicas com banco de dados SQL, incluindo consultas e inserções de dados.
  • Utilizar ferramentas essenciais de desenvolvimento, como o versionamento de código com Git, e aplicar os conhecimentos adquiridos em desafios e workshops, desenvolvendo soluções práticas e simples que consolidam os conceitos aprendidos e preparam para avançar para a próxima fase da formação.

Destinatários

O curso é ideal para quem está a dar os primeiros passos na programação e deseja especializar-se na linguagem Java. Destina-se a estudantes, recém-licenciados em áreas tecnológicas, ou profissionais que querem aprender os fundamentos de programação para iniciar uma carreira em desenvolvimento de software, aplicações, ou outras áreas de TI.

Pré-Requisitos

  • Conhecimentos de Inglês técnico: é aconselhável que o formando seja capaz de compreender manuais técnicos na língua inglesa
  • O formando deverá ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador
  • Capacidade de pensamento crítico e resolução de problemas: aptidão para resolver problemas complexos de forma estruturada e lógica;
  • Não apresenta quaisquer pré-requisitos a nível de habilitações académicas ou experiência profissional

Programa

  • Programação Java Orientada a Objetos (OOP)
  • Workshop: Algorithm Junior Challenge
  • Autoestudo dedicado a Introdução à Engenharia de Software
  • Fundamentos de Base de Dados e SQL (JDBC)
  • Workshop: Version Control – Git
  • Next Steps: JAVA Essencial

Programação Orientada a Objetos (OOP)– 30h

  • Fundamentos de variáveis, tipos de dados e operadores;
  • Estruturas de controlo, incluindo if-else, switch, while e for;
  • Algoritmos básicos para resolver problemas simples;
  • Introdução a classes e objetos, incluindo atributos e métodos;
  • Manipulação de strings e números em Java;
  • Modularização do código e organização em métodos;
  • Aplicação de boas práticas de codificação.

 

Workshop: Algorithm Junior Challenge – 9h

  • Criação de algoritmos básicos e intermediários para resolução de problemas;
  • Desenvolvimento de soluções lógicas estruturadas;
  • Exploração de algoritmos de ordenação e pesquisa simples;
  • Atividades práticas em grupo para reforçar conceitos.

 

Introdução à Engenharia de Software – e-Learning

  • UML:
    • Diagrama de Use Cases;
    • Diagrama de Classes
    • Diagrama de Atividades
    • Diagramas de Interação
    • Diagrama de Estados
    • Diagramas Físicos
    • Introdução aos métodos de desenvolvimento de Sistemas de Informação
    • Manutenção automática de código Java a partir de diagramas UML
  • Tipos de padrões de desenho:
    • Padrões criação objetos (Ex: Singleton, Factory, Prototype)
    • Padrões estruturais (Ex: Composite, Decorator, Proxy, Facade)
    • Padrões comportamento (Ex: Mediator, Observer, State, Chain of responsability)
    • Critérios de escolha e utilização dos padrões de desenho
    • Implementação de exemplos de utilização de padrões com linguagem Java

 

Fundamentos de Base de Dados e SQL – 18h

  • Conceitos de bases de dados relacionais, incluindo tabelas e chaves primárias;
  • Consultas simples com SELECT, filtros com WHERE e ordenação com ORDER BY;
  • Manipulação de dados com INSERT, UPDATE e DELETE;
  • Relações entre tabelas e introdução à normalização;
  • Agrupamentos e agregações com GROUP BY;
  • Prática de consultas simples para cenários reais.

 

Workshop: Version Control – Git – 6h

  • Configuração e uso básico de repositórios Git;
  • Principais comandos, como add, commit, push e pull;
  • Gestão de branches e resolução de conflitos simples;
  • Utilização do GitHub para colaboração em projetos pequenos

 

Next Steps: Java Essential – 1h

  • Roadmap de funções e conhecimentos
  • Estratégias e planeamento

Outras datas e horários

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Starting Point de Programação Java

Starting Points | 63h - e-learning


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!