O curso Starting Point de Programação Java é ideal para quem pretende iniciar o seu caminho na programação com foco nos fundamentos da linguagem Java.
Este percurso cobre desde os conceitos básicos de programação, como variáveis e estruturas de controlo, até à introdução à Programação Orientada a Objetos (OOP), capacitando os formandos para desenvolverem algoritmos simples e aplicações em Java.
Além da programação, o curso oferece uma introdução ao uso de bases de dados com SQL e às boas práticas de desenvolvimento, como versionamento de código com Git.
Através de workshops e desafios práticos, os participantes terão a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos em problemas reais, solidificando as bases necessárias para avançar para formações mais especializadas, como a Academia de Programação Java.
Objetivos
- Proporcionar uma compreensão sólida dos fundamentos de programação em Java, cobrindo conceitos básicos como variáveis, tipos de dados, estruturas de controlo (if-else, loops) e a construção de algoritmos simples.
- Estruturar soluções de programação de forma lógica e eficiente, aplicando essas técnicas em problemas práticos.
- Introduzir os conceitos da Programação Orientada a Objetos (OOP), permitindo que os formandos criem classes, objetos e métodos de forma simples e eficaz.
- Manipular dados em Java, trabalhando com strings e números, e aprenderão a realizar operações básicas com banco de dados SQL, incluindo consultas e inserções de dados.
- Utilizar ferramentas essenciais de desenvolvimento, como o versionamento de código com Git, e aplicar os conhecimentos adquiridos em desafios e workshops, desenvolvendo soluções práticas e simples que consolidam os conceitos aprendidos e preparam para avançar para a próxima fase da formação.
Destinatários
O curso é ideal para quem está a dar os primeiros passos na programação e deseja especializar-se na linguagem Java. Destina-se a estudantes, recém-licenciados em áreas tecnológicas, ou profissionais que querem aprender os fundamentos de programação para iniciar uma carreira em desenvolvimento de software, aplicações, ou outras áreas de TI.
Pré-Requisitos
- Conhecimentos de Inglês técnico: é aconselhável que o formando seja capaz de compreender manuais técnicos na língua inglesa
- O formando deverá ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador
- Capacidade de pensamento crítico e resolução de problemas: aptidão para resolver problemas complexos de forma estruturada e lógica;
- Não apresenta quaisquer pré-requisitos a nível de habilitações académicas ou experiência profissional
Programa
- Programação Java Orientada a Objetos (OOP)
- Workshop: Algorithm Junior Challenge
- Autoestudo dedicado a Introdução à Engenharia de Software
- Fundamentos de Base de Dados e SQL (JDBC)
- Workshop: Version Control – Git
- Next Steps: JAVA Essencial
Programação Orientada a Objetos (OOP)– 30h
- Fundamentos de variáveis, tipos de dados e operadores;
- Estruturas de controlo, incluindo if-else, switch, while e for;
- Algoritmos básicos para resolver problemas simples;
- Introdução a classes e objetos, incluindo atributos e métodos;
- Manipulação de strings e números em Java;
- Modularização do código e organização em métodos;
- Aplicação de boas práticas de codificação.
Workshop: Algorithm Junior Challenge – 9h
- Criação de algoritmos básicos e intermediários para resolução de problemas;
- Desenvolvimento de soluções lógicas estruturadas;
- Exploração de algoritmos de ordenação e pesquisa simples;
- Atividades práticas em grupo para reforçar conceitos.
Introdução à Engenharia de Software – e-Learning
- UML:
- Diagrama de Use Cases;
- Diagrama de Classes
- Diagrama de Atividades
- Diagramas de Interação
- Diagrama de Estados
- Diagramas Físicos
- Introdução aos métodos de desenvolvimento de Sistemas de Informação
- Manutenção automática de código Java a partir de diagramas UML
- Tipos de padrões de desenho:
- Padrões criação objetos (Ex: Singleton, Factory, Prototype)
- Padrões estruturais (Ex: Composite, Decorator, Proxy, Facade)
- Padrões comportamento (Ex: Mediator, Observer, State, Chain of responsability)
- Critérios de escolha e utilização dos padrões de desenho
- Implementação de exemplos de utilização de padrões com linguagem Java
Fundamentos de Base de Dados e SQL – 18h
- Conceitos de bases de dados relacionais, incluindo tabelas e chaves primárias;
- Consultas simples com SELECT, filtros com WHERE e ordenação com ORDER BY;
- Manipulação de dados com INSERT, UPDATE e DELETE;
- Relações entre tabelas e introdução à normalização;
- Agrupamentos e agregações com GROUP BY;
- Prática de consultas simples para cenários reais.
Workshop: Version Control – Git – 6h
- Configuração e uso básico de repositórios Git;
- Principais comandos, como add, commit, push e pull;
- Gestão de branches e resolução de conflitos simples;
- Utilização do GitHub para colaboração em projetos pequenos
Next Steps: Java Essential – 1h
- Roadmap de funções e conhecimentos
- Estratégias e planeamento