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Técnicas de Vendas e Negociação

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Vender ou comprar não é apenas uma questão de fechar negócios — é, acima de tudo, construir relações de confiança e criar valor para ambas as partes. A capacidade de negociar eficazmente é uma competência essencial em qualquer função que envolva influência, tomada de decisão e gestão de interesses.

Este curso foi desenhado para profissionais que pretendem desenvolver comportamentos e técnicas de comunicação, persuasão e negociação, com o objetivo de aumentar a eficácia dos seus processos comerciais. Ao longo da formação, os participantes irão explorar o papel da confiança, da empatia e da comunicação estratégica nas diferentes etapas da venda e da compra, aprendendo a adaptar-se a cada perfil de cliente ou fornecedor, a ultrapassar objeções com confiança e a conduzir negociações com foco numa abordagem win-win. Mais do que vender — trata-se de negociar com inteligência, intenção e impacto.

Objetivos

No final da formação, os participantes serão capazes de:

  • Compreender as etapas do processo de venda ou compra, estruturando uma abordagem mais eficaz e profissional;
  • Planear e preparar negociações, identificando o perfil, necessidades e motivações do cliente ou fornecedor;
  • Adaptar a comunicação e estilo relacional, ajustando a argumentação aos diferentes perfis e contextos de negociação;
  • Utilizar técnicas de persuasão e influência positiva, incluindo escuta ativa, linguagem estratégica e programação neurolinguística (PNL);
  • Gerir objeções e potenciais conflitos, transformando resistências em oportunidades de entendimento;
  • Fechar vendas ou compras com confiança, garantindo o alinhamento de expectativas e a criação de valor mútuo;
  • Aplicar a abordagem win-win, promovendo relações comerciais sustentáveis e duradouras;
  • Desenvolver um plano de melhoria individual, com foco na evolução contínua das competências comerciais e relacionais.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais que desempenham, ou pretendem vir a desempenhar, funções relacionadas com venda, compra, negociação ou relacionamento comercial, em diversos setores de atividade. É especialmente indicado para:

  • Comerciais, vendedores e gestores de contas;
  • Técnicos e gestores de compras;
  • Profissionais de atendimento com responsabilidade na gestão de clientes;
  • Empreendedores e freelancers que lidam com clientes e fornecedores;
  • Qualquer profissional que deseje desenvolver competências de negociação, comunicação e persuasão em contextos profissionais exigentes.

Condições

Mensalidades (apenas para particulares): Taxa de inscrição de 10% + pagamento do valor restante em prestações flexíveis, sem juros, à escolha do cliente, através do parceiro Cofidis Pay. (Sujeito a aprovação, consulta-nos para mais informações).

Metodologia

A formação terá uma abordagem participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos.
A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas/roleplays.

Programa

  • A Confiança e a Comunicação;
  • Da Relação à Negociação;
  • Da Identificação à Negociação;
  • Objeções e Catalisadores da Negociação;
  • Gestão da Relação com o Cliente;
  • Plano de Melhoria Individual;

A Confiança e a Comunicação

  • Qual o papel da confiança num processo negocial seja ele em contexto de venda ou compra
  • O papel da inteligência emocional na forma como negociamos
  • A comunicação como forma de direcionar e influenciar a negociação
  • A escuta ativa, passiva, compreendida e participativa
  • A importância das perguntas num processo negocial
  • Os 4Rs da Programação Neurolinguística (Relacionamento, reconhecimento, rapport e responsabilidade)

Da Relação à Negociação

  • Vendas/compras consultivas;
  • Como criar uma relação bem sucedida com o cliente;
  • Etapas de desenvolvimento de uma relação num processo de negociação;

Da Identificação à Negociação

  • Identificação do perfil do cliente/fornecedor e suas necessidades;
  • Adaptar comunicação, estilo relacional e de negociação ao perfil do cliente/fornecedor;
  • Quem está a vender/comprar a quem, porquê, como, onde e com que objetivo?;
  • Fidelização, Upselling e cross-selling;
  • Da preparação, à negociação e fecho;

Objeções e Catalisadores da Negociação

  • Identificação do perfil de decisão do cliente/fornecedor;
  • Identificação, antecipação e gestão de padrões de concordância e de discordância;
  • Da objeção à oportunidade;
  • Comercial/cliente de posição negocial fixa e de crescimentos, suas diferenças;

Gestão da Relação com o Cliente

  • Novas tendências e desafios futuros;
  • Importância da relação do pós-não venda/compra ou pós-venda/compra;

Plano de Melhoria Individual

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Atendimento, Vendas e Negociação | 14h - e-learning


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