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Microlearning

Microlearning é uma estratégia de formação que segmenta a informação em pequenas unidades, tornando-a mais digerível e adequada à capacidade de atenção dos formandos modernos.
Esta metodologia é especialmente relevante no contexto atual, onde a rapidez da informação e a facilidade de acesso são valorizadas.

A essência do microlearning reside na sua capacidade de condensar informações complexas em sessões curtas e adapta-se particularmente bem ao formato 100% assíncrono.

 

Vantagens:

O Microlearning tem vindo a ganhar bastante popularidade e reconhecimento como uma metodologia eficaz para a aprendizagem moderna, especialmente em ambientes empresariais e profissionais onde o tempo é limitado e a necessidade de atualização contínua é crítica.

  • Aumento de Retenção de Informação: um estudo do Journal of Applied Psychology sugere que a aprendizagem em Microlearning pode aumentar a retenção de informação em até 20%. Esta pesquisa indica que esta metodologia facilita a absorção e a consolidação de novos conhecimentos, tornando-a ideal para a aprendizagem de conceitos rápidos.

Redução da carga cognitiva: o microlearning é projetado para minimizar a sobrecarga cognitiva ao dividir informações complexas em pequenas unidades.

Aumento de retenção de conhecimento: a possibilidade de aplicar imediatamente o que se aprendeu nas atividades diárias, aumenta a retenção de conhecimento.

  • Eficiência de Tempo: uma pesquisa realizada pela Learning Technology Research Project em 2017 sugere que o microlearning pode ser 300% mais eficaz e 50% mais rápido, em comparação com métodos tradicionais de formação que implicam sessões mais extensas. Essa eficiência é atribuída à natureza focada e dirigida de cada sessão de Microlearning.
  • Impacto na Performance Organizacional: uma análise realizada pela ATD (Association for Talent Development) indica que as organizações que efetivamente implementam o microlearning têm 218% mais chances de registar uma melhoria na performance dos funcionários em comparação com as que não utilizam esta prática, demonstrando o potencial do microlearning para melhorar os resultados organizacionais através de um desenvolvimento de competências mais ágil e focado.
  • Adaptação a diversos ambientes de aprendizagem: diversos estudos indicam que o microlearning é altamente adaptável a diferentes tecnologias e ambientes de aprendizagem, o que é crucial num mundo cada vez mais digital. A pesquisa da Deloitte aponta que a capacidade de aprender em dispositivos móveis e outros formatos portáteis é essencial para os profissionais atuais.
  • Preferência dos Formandos: uma pesquisa da Software Advice sugere que mais de 58% dos empregados prefeririam envolver-se com plataformas de aprendizagem que oferecem recursos de microlearning. Essa preferência reflete a conveniência e a acessibilidade da metodologia.
  • Flexibilidade: o formando pode aceder ao conteúdo a qualquer hora e a partir de qualquer lugar, adaptando o processo de aprendizagem aos seus horários e ritmos de vida.
  •  Personalização: cada formando pode avançar através dos materiais ao seu próprio ritmo. Se precisarem de mais tempo para absorver certos conceitos, podem revisitar o conteúdo as vezes que considerarem necessário, sem a pressão de ter que acompanhar o ritmo de outros participantes ou aderir a um calendário de sessões síncronas.
  • Melhoria na motivação dos Formandos: Uma pesquisa da Karl Kapp sugere que o microlearning, com recurso a elementos multimédia e gamificação, pode aumentar a motivação do formando. Quando estão mais motivados, tendem a ter melhores desempenhos e mais sucesso na aplicação prática das competências desenvolvidas.
  • Resultados Imediatos: as sessões de microlearning são geralmente projetadas para o desenvolvimento de competências práticas que podem ser aplicadas imediatamente no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. Esta aplicação direta reforça a aprendizagem, aumentando a satisfação e a perceção de retorno do investimento.
  • Custo: comparado com os métodos de formação tradicionais, o microlearning é mais económico tanto em termos de tempo como de recursos financeiros: para quem os fornece (desenvolvimento e logística), para quem os compra, e para os próprios formandos (logística).

 

Perfil de Formando Ideal para esta Metodologia:

O Microlearning é uma metodologia versátil que se adapta a diversos perfis de formando, mas existem caraterísticas e contextos específicos onde se mostra particularmente eficaz.

  • Quem tem pouca disponibilidade: indivíduos que têm horários apertados e responsabilidades que limitam o tempo disponível para a formação contínua.
    O Microlearning permite-lhes integrar pequenas unidades de formação na sua rotina diária, sem comprometer outras obrigações.
  • Quem precisa de flexibilidade: indivíduos que preferem aprender quando e onde quiser.
    O Microlearning permite-lhes aceder à formação em qualquer hora e local, especialmente através de dispositivos móveis.
  • Quem prefere autonomia: indivíduos que gostam de controlar completamente o seu processo de aprendizagem e preferem uma abordagem mais autodirigida.
    O Microlearning permite-lhes escolher quais os módulos a dedicar o seu tempo, com base nas suas necessidades e interesses pessoais.
  • Quem procura desenvolvimento de competências específicas: indivíduos focados em desenvolver competências específicas ou adquirir conhecimento em áreas pontuais.
    Cada módulo pode ser direcionado para uma competência, uma técnica, uma funcionalidade ou um conceito específicos, tornando a aprendizagem direta e prática.
  • Quem procura reciclagem e reforço de conhecimentos: indivíduos que procuram rever ou reforçar conhecimentos periodicamente.
    Os módulos são curtos e, por isso, perfeitos para uma rápida reciclagem de informações.

 

Perguntas Frequentes (FAQ):

O que é o microlearning?
É uma metodologia de formação que divide o conteúdo em pequenas unidades de aprendizagem, geralmente de 2 a 10 minutos. É projetado para fornecer informações de forma concisa e focada, permitindo uma aprendizagem rápida e eficiente.

Quais os principais benefícios do microlearning?
Os principais benefícios incluem maior retenção de informações, aprendizagem flexível que os formandos podem aceder em qualquer lugar e a qualquer hora, custos reduzidos de formação e desenvolvimento, e a capacidade de atualizar e adaptar o conteúdo com facilidade e rapidez moderada.

O microlearning substitui as outras formas de formação?
Não. Embora seja, por si só, uma metodologia eficaz, gera melhores resultados quando utilizada em conjunto com outras formas de formação, para cobrir aspetos mais complexos e profundos que o microlearning não é capaz de abordar.

O microlearning é adequado para todo o tipo de conteúdos?
O microlearning é mais adequado para a transmissão de conhecimento e competências que podem ser segmentados em pequenas unidades. Não é ideal para tópicos que requerem um entendimento profundo ou longas sessões de debate e reflexão.