No curso PMI-ACP® – Agile Certified Practitioner o formando é acompanhado no processo de compreensão dos conceitos ágeis na gestão de projetos, preparando-o para a realização do exame de certificação PMI-ACP.
O foco principal desta formação é dotar os participantes de conceitos sobre a gestão ágil de projetos, enquadramentos de abordagens ágeis e como aplicar as metodologias ágeis na gestão de projetos, competências, ferramentas e técnicas.
O curso procura explorar na experiência profissional do formando e fornecer orientação para o desenvolvimento desse conhecimento de forma a promover o sucesso em qualquer tipo de projeto entre indústrias.
Serão revistos neste curso Domínios, Conceitos & Competências e Ferramenta & Técnicas listados no conteúdo do exame PMI-ACP, garantindo as 28 horas de contacto necessárias à candidatura ao exame de certificação, ou 28 PDU’s.
Objetivos
Introdução ao Agile
- Compreender os conceitos de Projeto e de Gestão de Projetos
- Abordagens do Ciclo de Vida do Projeto
- Princípios e Mindset Agile Aprendidos
- O Manifesto e os Princípios Agile
- Métodos Lean e Kanban
Ambiente Agile
- Criar um ambiente Agile
- Características das equipas ágeis
Entrega num Ambiente Agile
- Práticas Agile comuns
- Medição de projetos Agile
Domínio I: Mindset
- Compreender a mentalidade ágil
- Proporcionar um ambiente colaborativo
- Promover a transparência, ambiente seguro e loops de feedback
- Propiciar a mudança
Domínio II: Liderança
- Empoderar as equipas
- Viabilizar a resolução de problemas e promover a partilha de conhecimento
- Promover o mindset, as práticas e os princípios ágeis
- Facilitar a gestão de conflito
Domínio III: Produto
- Refinar o product backlog
- Gerir incrementos de produtos
- Visualizar o trabalho desenvolvido e gerir a entrega de valor
Domínio IV: Entrega
- Procurar obter feedback antecipado
- Gerir riscos e bloqueios
- Reconhecer e eliminar desperdícios
- Realizar melhorias contínuas
- Envolver ativamente os clientes
- Otimizar o fluxo
APE – Ação de Preparação para Exame PMI-ACP®
Destinatários
- Destinatários principais: Gestores de Projetos Agile com 2 ou mais anos de experiência, incluindo Agile Practitioners, Project Managers, Scrum Masters e Product Owners;
- Destinatários Secundários: Agile Coaches, Consultores e Product Managers.
Condições
No final da ação de formação, os participantes deverão estar aptos a:
- Desenvolver gestão de projetos segundo metodologias ágeis;
- Ter Soft-skills necessárias para a gestão de projetos segundo metodologias ágeis;
- Realizar com sucesso o exame de Certificação PMI-ACP®.
Pré-Requisitos
Para a formação:
Dado que esta formação prepara para o exame de certificação ACP®, os formandos deverão estar enquadrados com os critérios de elegibilidade definidos pelo PMI® para a candidatura ao exame.
Para o exame:
- Ensino secundário ou superior
- 28 horas de formação em práticas, frameworks e metodologias ágeis concluídas até à data do exame
- Experiência profissional:
- 2 anos de experiência em metodologias ágeis nos últimos 5 anos de atividade profissional;
— ou —
1 ano de experiência em metodologias ágeis e licenciatura no programa Global Accreditation Center (GAC);
— ou —
1 ano de experiência em metodologias ágeis e ter obtido há mais de 1 ano uma certificação de terceiros em metodologias ágeis. A certificação deverá demonstrar conhecimento de abordagens e princípios ágeis.
— ou —
Possuir uma certificação PMP Ativa.
Programa
- Introdução ao Agile
- Ambiente Agile
- Entrega num Ambiente Agile
- Domínio I: Mindset
- Domínio II: Liderança
- Domínio III: Produto
- Domínio IV: Entrega
- APE – Ação de Preparação para Exame PMI-ACP®