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Comunicação Inclusiva

Presencial
Nacional
06 Out 2025

  A 07 Out 2025

Tarde

Horário: 14h00 às 17h30

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O que é a Comunicação Inclusiva?
“Prática de garantir que a comunicação é acessível a todas as pessoas, sem exceção”

Neste curso vais aprender a:

  • Identificar Estratégias e ferramentas que permitam que todas as pessoas recebam e compreendam informações de forma eficaz, sem discriminação ou exclusão.
  •  Eliminar barreiras que impedem a compreensão ou participação de todos os indivíduos, reconhecendo que existe uma diversidade real dos mesmos.
  • Garantir que todos os indivíduos, independentemente das suas características têm acesso às informações de contexto geral e essencial, como educação, saúde, justiça, impostos, media e outros serviços públicos.
  • Ver a comunicação Inclusiva como uma parte essencial da promoção da igualdade e da inclusão em todas as áreas da sociedade.

Objetivos

  • Desenvolver Competências de Comunicação Inclusiva
  • Promover a Consciencialização sobre Diversidade e Inclusão
  • Fomentar a Escuta Ativa e a Empatia
  • Melhorar a Acessibilidade e Participação na Comunicação
  • Gerir Conflitos de Forma Inclusiva

Destinatários

Publico em geral interessado em desenvolver competências comunicacionais inclusivas.

Metodologia

A formação terá uma abordagem participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos.

A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas/roleplays.

Programa

  • Introdução à Comunicação Inclusiva;
  • Diversidade e Inclusão;
  • Comunicação Verbal e Não-Verbal;
  • Comunicação Escrita;
  • Gestão de Conflitos e Feedback;
  • Plano de melhoria Individual;

Introdução à Comunicação Inclusiva

  • Importância da comunicação inclusiva: Por que a comunicação inclusiva é essencial em ambientes profissionais e sociais.
  •  Conceitos básicos: Definição de comunicação inclusiva e seus princípios fundamentais.

Diversidade e Inclusão

  • Conceitos de diversidade e inclusão: Explicação das diferenças e interseções entre diversidade e inclusão.
  •  Tipos de diversidade: Cultura, gênero, orientação sexual, deficiência, idade, etc.
  • Benefícios da inclusão: Como a inclusão beneficia indivíduos e organizações.

Comunicação Verbal e Não-Verbal

  • Comunicação verbal: Uso de linguagem neutra e respeitosa.
  • Comunicação não-verbal: Importância da linguagem corporal e sinais não-verbais.
  • Práticas de escuta ativa: Técnicas para escutar ativamente e responder de forma inclusiva.

Comunicação Escrita

  • Escrita inclusiva: Dicas e técnicas para escrever de forma que todos se sintam incluídos.
  •  Análise de exemplos: Revisão de textos inclusivos e não-inclusivos.
  • Ferramentas e recursos: Recursos para auxiliar na criação de textos inclusivos.

Gestão de Conflitos e Feedback

  • Gestão de conflitos: Técnicas para resolver conflitos de forma inclusiva.
  • Feedback construtivo: Como dar e receber feedback de maneira inclusiva e produtiva.

Plano de melhoria Individual

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Comunicação Inclusiva

Recursos Humanos | 7h - Tarde: 14h00 às 17h30


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