Na Academia FLAGProfessional Web Marketing irás aprender a definir e implementar estratégias de Marketing Digital, com recurso às principais plataformas e ferramentas do mercado. No final do curso, estarás apto a ingressar no mercado de trabalho enquanto profissional de Marketing Digital, de Social Media, de SEO, de Gestão de Publicidade Online, entre outros.
Intro
O Marketing Digital demonstrou-se como uma das áreas com maior crescimento na última década, sendo cada vez mais uma componente imprescindível das estratégias de Marketing e Comunicação de qualquer entidade ou organização, que pretenda promover a sua notoriedade, experiência de consumidor, engagement com clientes e resultados. O aumento do orçamento destinado a ações de Marketing Digital pelas empresas tem reforçado a procura por profissionais qualificados nas suas mais variadas áreas de intervenção (Estratégia, SEO, Campanhas de Performance, Social Media, E-Mail Marketing, Data e Analytics, entre outras).
Porquê apostar numa carreira em Marketing Digital?
#Empregabilidade
Num mercado cada vez mais competitivo, e numa altura em que as marcas e as empresas apostam cada vez mais numa forte presença online, existe uma crescente procura por profissionais de Marketing Digital no mercado nacional e internacional, para as mais variadas áreas: estratégia, social media, SEO, Google Ads, E-Mail Marketing, entre outras.
#Flexibilidade
Tratando-se de uma função transversal a todas as áreas e setores de atividade, ao especializares-te em Marketing Digital poderás desenvolver a tua atividade nas mais variadas indústrias, e até optar por trabalhar de forma autónoma, em regime de freelancer, com liberdade na gestão dos teus horários.
#Versatilidade
Como se trata de um domínio com várias áreas de atuação, tens a possibilidade de experimentar e de te especializares nas que mais gostas e para a qual apresentas maior apetência, explorando o teu perfil criativo, analítico ou ambos.
Por onde deves começar?
Com a Academia FLAGProfessional Web Marketing vais:
- Aprender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
- Conhecer as melhores práticas no mercado de Marketing Digital;
- Desenvolver, planear e implementar estratégias de Marketing Digital mais adequadas para diferentes públicos, mercados e setores de atividade;
- Dominar, explorar e aprofundar as plataformas e ferramentas de Marketing Digital, através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
- Construir o teu portfólio profissional através dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, para que possas demonstrar a tua criatividade e capacidade de execução às entidades empregadoras;
- Ter o apoio da FLAG na procura ativa de uma oportunidade profissional através do nosso Career & Employability Hub. Esta equipa especializada gere uma rede com mais de uma centena de parceiros com necessidades de atração de novos talentos e visa a integração dos nossos alunos com avaliação igual ou superior a 16 valores no mercado de trabalho.
Este curso pode ser totalmente adaptado em conteúdos, duração, datas e horários às tuas necessidades pessoais ou para um grupo de colaboradores da tua empresa.
Carrega no botão “Saber +” e conhece as nossas soluções de formação à medida.
Objetivos
Com este curso ficarás apto a desenvolver uma atividade profissional em Marketing Digital nos mais variados setores e indústrias, desempenhando funções como:
- Digital Marketing Manager, enquanto profissional que faz a criação, gestão e otimização de planos estratégicos de Marketing Digital, para que as marcas e as empresas possam atingir os seus objetivos.
- Social Media Manager, enquanto responsável pela gestão de redes sociais, desde a criação de toda a estratégia de social media, à produção de conteúdos e community management.
- Content Creator, enquanto profissional responsável pela definição estratégica e criação de conteúdos, para gerar tráfego, leads e vendas, entre outros objetivos de negócio;
- Profissional de SEO, enquanto especialista na otimização e posicionamento orgânico das plataformas online nos motores de busca.
- Campaign Manager, Performance Manager ou PPC Manager, enquanto profissional responsável pela criação, implementação, gestão e otimização de anúncios online.
Ao concluíres com aproveitamento a Academia FLAGProfessional Web Marketing, receberás um Certificado de Formação (acreditado pela DGERT) e um badge digital (da Credly) para partilhares com a tua rede profissional online.
Destinatários
Este curso é indicado para ti se:
- Pretendes iniciar uma carreira em Marketing Digital, complementando a tua formação-base e o teu currículo com um curso prático e reconhecido no mercado;
- És profissional de uma área relacionada com Marketing, Comunicação, Vendas e/ou Gestão, e pretendes alargar os teus horizontes e enriquecer as tuas competências com valências na área de Marketing Digital, através de um curso com uma forte componente prática e ajustada às reais necessidades do mercado Português;
- Já trabalhas em Marketing Digital e procuras fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
- És empreendedor e pretendes dar forma aos teus projetos;
- Procuras oportunidades de networking com profissionais de Marketing Digital ativos no mercado.
Condições
- Taxa de inscrição: 10% do valor do curso, dedutível no valor total
- Possibilidade de pagamento faseado do restante valor para clientes particulares
- Oferta de 5% de desconto no valor total da propina mediante pronto pagamento (válida apenas para inscrições a título particular)
- Estudantes não residentes no território nacional, terão de efetuar um pagamento de 50% do valor total da propina no momento da inscrição.
- Os valores apresentados não incluem IVA. Isenção do valor do IVA a particulares.
- Para informações completas sobre os requisitos e condições financeiras disponíveis, contacte-nos através do botão Saber +
Pré-Requisitos
Para frequentares a Academia FLAGProfessional Web Marketing deverás ter conhecimentos informáticos na ótica do utilizador, gosto por Marketing e Comunicação, e uma mente criativa e curiosa.Considerando o elevado grau de exigência das Academias FLAGProfessional é fundamental que apresentes um perfil organizado, focado e disciplinado, para que consigas garantir o correto acompanhamento das matérias lecionadas, bem como dos projetos a realizar.
Metodologia
Formação Presencial ou Live Training (Formação Remota 100% Online)
Programa
- Sessão de onboarding (3h)
- Fundamentos de Marketing Digital (12h)
- Workshop: Personas e Customer Journey Mapping (12h)
- Website e Landing Pages (12h)
- Web Copywriting (18h)
- Estratégia de Content Marketing (9h)
- Email Marketing & Marketing Automation (15h)
- Planeamento de Media Digital (9h)
- Fundamentos de Search Engine Marketing (6h)
- Google Tag Manager and Data Studio (9h)
- Google Business Profiles (3h)
- Search Engine Optimization (21h)
- Google Ads: Display, Search, Video e Shopping (21h)
- Google Analytics (18h)
- Masterclass (3h)
- Projeto Prático 1: Search Engine Marketing (12h)
- Fundamentos de Social Media Marketing e Community Management (6h)
- Facebook Marketing (12h)
- Instagram Marketing (12h)
- Facebook and Instagram Ads (12h)
- Twitter Marketing (9h)
- LinkedIn Marketing (9h)
- Youtube Marketing (9h)
- TikTok Marketing (9h)
- Fundamentos de RP Digital & Influencer Marketing (6h)
- Masterclass (3h)
- Projeto Prático 2: Social Media Marketing (12h)
*Todos os projetos e masterclasses decorrem no formato Live-Training.
Sessão de onboarding (3h)
Fundamentos de Marketing Digital (12h)
- Evolução do Marketing ao longo dos tempos
- Marketing Digital em Números
- Comportamento do Consumidor
- A realidade Phygital
- Inbound e Outbound Marketing
- Os Modelos P.O.E.M. (Paid, Owned e Earned Media) e P.O.S.E. (Paid, Owned, Shared and Earned)
- Fúnil de Conversão Digital
- As principais áreas de Intervenção do Marketing Digital
- Estratégia de Marketing Digital
Workshop: Personas e Customer Journey Mapping (12h)
- Personas: o que são, como funcionam e para que servem.
- Atividade Prática de Co-Criação: Construção de Personas.
- Customer Journey Maps: que são, como funcionam e para servem.
- Tipos de Journey Maps, suas especificidades e aplicações.
- Atividade Prática de Co-Criação: Mapeamento da Jornada do Consumidor.
Website e Landing Pages (12h)
- A importância do website no Marketing Digital
- Princípios gerais de UX e UI
- Arquitetura de Informação
- Usabilidade
- Os principais CMS do mercado
- Planeamento de um Website
- Otimização de Landing Pages
- Frameworks e Ferramentas para Landing Pages
Web Copywriting (18h)
- Introdução ao Web Copywriting
-
- O Público-Alvo;
- A Mensagem;
- O Meio;
- Tom, Estilo e Personalidade;
- Storytelling;
- A Preparação
- Hierarquia e Organização da Informação
-
- Densidade VS relevância da informação
- Lógica da Pirâmide Invertida
- Títulos, listagens e mensagens call-to-action
- Conteúdos multi-página
- Obstáculos e erros comuns
- Técnicas de adaptação de textos para a web
- Escrita para diferentes formatos digitais
-
- Copywriting para sites e blogs
- Copywriting para email
- Copywriting para campanhas PPC
- Copywriting para redes sociais online
- Inteligência Artificial no Copywriting
-
- Como usar a AI no processo criativo
- A AI na produção de content marketing
- Como tirar máximo partido do ChatGPT numa estratégia de copywriting
Estratégia de Content Marketing (9h)
- Introdução do Content Marketing
- A Importância do conteúdo na comunicação digital das marcas
- Formatos de Content Marketing: Branded Content, Product Placement, Native Advertising, entre outros.
- User Generated Content na estratégia de conteúdos.
- Estratégia de Content Marketing~
- Preparação: Objetivos, Público-alvo e Brand Persona;
- Planeamento de Content Marketing;
- Criação de conteúdos multi-formatos;
- Distribuição de Conteúdos;
- Implementação, Mensuração e Otimização.
- Fundamentos de Blogging
Email Marketing & Marketing Automation (15h)
- Introdução ao E-Mail Marketing
- Base de Dados para E-Mail Marketing
- Estratégias de Captação de base de dados;
- Segmentação e criação de listas;
- RPGD: Cuidados a ter na captação de base de dados.
- Email Marketing
- Tipos de formatos em Email Marketing: de newsletters a autoresponders;
- Assunto do email: boas práticas;
- Corpo da mensagem: formatos, tipologias de conteúdo e boas práticas;
- Como melhorar taxas de entrega, de abertura e de conversão;
- Métricas e análise de campanhas de email marketing.
- As Principais Plataformas de Email Marketing.
- Email Marketing Automation
Planeamento de Media Digital (9h)
- Introdução ao Planeamento de Media Digital
- Planeamento de Media: O que é?
- Ecossistema da Publicidade Digital
- Media Mix e Formatos
- Formatos de Media Digital
- Especificidades de cada formato: objetivos, audiência e budget.
- Media Buying
- Plataformas de Publicidade Digital
- Modelos de compra e tipologias de leilão
- Compra Programática
- Media Reporting:
- Métricas e técnicas de otimização.
- Como otimizar o ROAS (Return on Ad Spend)
Fundamentos de Search Engine Marketing (6h)
- Conceitos Gerais de Search Marketing
- Push Marketing vs Pull Marketing
- Do Outbound ao Inboung Marketing
- O peso e enquadramento dos motores de pesquisa no processo de tomada de decisão do consumidor
- A intenção de pesquisa e o conceito de keyword clusters
- A Pesquisa
- Os motores de pesquisa mais populares
- Diretórios
- Como funciona uma pesquisa
- Estatísticas e ferramentas para avaliar o que os utilizadores pesquisam
- Compreensão de uma página de resultados de uma pesquisa: Univeral Search, People Also Ask, Site Links Orgânicos, resultados do Google Images, vídeos, notícias e redes sociais.
- As vertentes do Search Marketing
- Search Engine Optimization
- Search Engine Advertising
- Tendências emergentes.
Google Tag Manager and Data Studio (9h)
- Introdução ao Tag Manager
- Diferença entre eventos Tag Manager e Google Analytics
- Configurar a Conta e Contentor de Tag Manager
- Introdução ao Data Layer
- Eventos em Tag Manager
- Introdução ao Data Studio
- Fontes de Dados
- Tipos de Gráficos e Tabelas
- Personalizar Datas e Filtros
Google Business Profiles (3h)
- Google My Business: O que é para e para que serve?
- Vantagens do Google My Business para os diferentes negócios
- Funcionalidades do Google My Business
- SEO do Google My Business para SEO
- Pesquisa local no Google
- Setup de uma conta no Google My Business
Search Engine Optimization (21h)
- Introdução ao Search Engine Optimization
- Conceitos gerais
- Tipos de SEO: técnico, conteúdo, estratégico.
- Sinergias entre SEO e SEA – Google Ads
- Palavras-chave: como e o que pesquisam os utilizadores
- Como criar, organizar e aplicar um estudo de keywords para SEO
- Intensão de pesquisa
- Keyword clustering
- Definição de objetivos e metas por tipo de website (media, lead generation, e-commerce, suporte) e compreensão dos conceitos aplicados ao SEM de awareness, consideration e conversion
- Landing pages
- Práticas de Search Engine Optimization
- SEO para webpages, imagens e vídeos
- SEO Local: a importância do Google My Business numa estratégia local
- Internacional SEO: Introdução ao tema
- Principais fatores de posicionamento:
- Fatores onpage e offpage,
- Fatores técnicos, de conteúdo e links
- Googlebot: Mobile First & SEO: Mobile crawl do Google
- Principais erros que bloqueiam os crawlers
- Técnicas de link building
- Técnicas de otimização do conteúdo:
- Meta-Título
- Organização e hierarquia da informação
- Densidade de palavra-chave
- Copywriting para SEO
- Conceitos técnicos de otimização:
- Fatores de ranking em 2023
- Metadata (meta description, title tags, nofollow, etc)
- XHTML
- Otimização de vídeo e imagens
- Flash, Ajax e Javascript
- Sitemaps XML e robots.txt
- Conhecimento básico de domínios, sub-domínios, protocolo HTTP e HTTPs
- Formatos dos URLs: session variables e query strings,vanity URLs, URL parameters
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- Mitos de SEO
- Black Hat SEO
- Google Page Experience e Core Web Vitals
- Métricas e indicadores de retorno
- Processo de monitorização
- Otimização contínua
- Indicadores e métricas relevantes para SEO
- Ferramentas úteis:
- Google Search Console
- Google Analytics
- Google Ads Keywords Planner
- Screaming Frog e extensões SEO para o Google Chrome; Google Developer Tools (Chrome) e o LightHouse Report
- Como pesquisar noutros mercados e línguas
- Escolher as configurações de dispositivos móveis.
- Sinalizar as configurações aos mecanismos de pesquisa.
- Principais erros a evitar.
Google Ads: Display, Search, Video e Shopping (21h)
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- O que é e como funciona o Google Ads
- Conceitos gerais e principais vantagens
- Principais tipos de campanhas que podem ser efetuadas na plataforma Google Ads:
- Search Ads (rede pesquisa e Google Shopping), Display Ads, Video Ads (na rede Display e no YouTube), Mobile, inApps e GSPs (GMail)
- Anatomia de uma conta Google Ads
- Interface do Google Ads (versão web) – Visão geral das funcionalidades
- Criação de uma conta Google Ads. Como criar uma Conta Google sem um e-mail do Gmail.
- Linked Accounts: Ligação da conta Google Ads ao Google Analytics
- Faturação e outras definições a nível de conta
- Os seis passos para uma campanha otimizada
-
- Definir os objetivos das Campanhas de Google Ads
- Estruturar Campanhas em função dos objetivos
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- Rede de Pesquisa & Display
- Segmentação por palavras-chave
- Segmentação Geográfica e por Idioma
- Segmentação por dispositivo
- Segmentação por horário
- Ferramentas do Google Ads
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- Histórico de alterações
- Oportunidades
- Exclusão de IP
- Estimador de tráfego
- Previsão e diagnóstico de anúncios
- Planeador de palavras-chave
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- Orçamento de uma campanha de Google Ads
- Orçamento diário e mensal
- Tipos de licitação
-
- Os vários formatos de anúncios e anúncios da rede de pesquisa
- Google Shopping e o feed de produtos (boas práticas)
- Regras, guidelines, políticas editoriais do Google Ads e boas práticas na criação de anúncios
- Principais extensões em Google Ads
- Anúncios de pesquisa dinâmicos
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- Escolher a página de destino certa
- Boas práticas para uma página de destino eficaz – Qualidade do site
- Cliques inválidos
- Campanhas Google Ads – Search Ads
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- Índice de Qualidade
- Keyowords, keywords Negativas. A importância dos Search Terms para gerir uma campanha e manter um bom Índice de Qualidade
- Classificação do Anúncio
- CPC Real
- Como criar uma campanha Search Ads (Exercício e demonstração)
- Como estruturar a campanha na plataforma para manter um bom Índice de Qualidade
- Criação dos anúncios para a rede de pesquisa
- Uso de extensões: Sitelinks, Call Ads, Location, Phone extensions e App Extensions
- Auction Insights e Recomendações da plataforma Google Ads
- Setup da campanha e definições de segmentações (Parceiros de Pesquisa e rede display)
- Principais erros e cuidados a ter
- Melhores práticas na gestão de uma campanha na Rede de Pesquisa do Google.
- Segmentação para a Rede de Display
-
- Posicionamentos
- Lista de Interesses/Tópicos
- Remarketing
- Segmentação demográfica
- Segmentação contextual com Palavras-Chave
- Campanhas na Rede de Display
-
- Setup da campanha
- Tamanhos e formatos para anúncios de display CPC e CPM: quando e como? eCPM?
- A importância das Impressões Visíveis e como auditar
- Gerar anúncios
- Estruturar e implementar a campanha e grupos de anúncios
- Planeador da Rede de Display
- Principais erros e cuidados a ter nas campanhas display
- Porque é que as campanhas de Search e Display devem ser segmentadas em campanhas diferentes
-
- O que é, para que serve e a sua importância em eCommerce
- Como criar: Analytics e Google Ads
- Como criar os Públicos-Alvo no Google Analytics
- Cuidados a ter na criação dos Públicos-Alvo no Google Analytics
- Como fazer uma campanha de Remarketing no Google Ads
- Principais erros
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- Conversion Tracking – Acompanhamento de conversões
- Dimensões
- Relatórios do Google Ads
- O Ads e o Google Analytics: o que medir em cada uma das plataformas e porquê
- Google Data Studio: report das campanhas automatizado
-
- Otimizar campanhas e Grupos de anúncios
- Otimizar anúncios: Keyword Insertion Tool
- Otimizar índice de qualidade
- Otimizar para conversões
- Informações de leilões
-
- Análise de Resultados de uma campanha
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- Configurar o acompanhamento de conversões
- Importância da otimização contínua
- Partir da análise de resultados para a otimização da campanha
-
- Vantagens do Google Ads Editor
- Interface do Google Ads Editor
- Configuração de uma ou mais contas
-
- Vantagens e principais diferenças em relação a uma conta Google Ads
Google Analytics 4 (18h)
- Introdução
- O que é o Web Analytics
- Introdução ao Google Analytics
- O funcionamento do Google Analytics
- Evolução do Google Analytics: do Universal para o GA4
- Descrição geral de contas, utilizadores e propriedades
- Obtenção e configuração do código
- Navegação no Google Analytics 4 e relatórios
- Conhecimento dos pilares essenciais no Google Analytics 4
- Métricas e Dimensões; Segmentos Avançados
Masterclass (3h)
Projeto Prático 1: Search Engine Marketing (12h)
Fundamentos de Social Media Marketing e Community Management (6h)
- O papel das Redes Sociais no Marketing Digital
- O Novo paradigma da comunicação
- Social Media vs Social Networking.
- Diversidade de Redes Sociais
- Redes Sociais horizontais e verticais
- As principais Redes Sociais
Plataformas de integração de Redes Sociais.
- Estratégia nas Redes Sociais
- Definição de objetivos e metas
- Estratégia dos 5Ts
- Formas de atuar
- Boas Práticas
- Métricas e Indicadores de Retorno.
- Noções Gerais de Community Management
- A figura de Community Manager: tarefas, responsabilidades, aptidões e atitude
- Ferramentas de Gestão de Comunidades
- Boas práticas e formas de atuar.
Facebook Marketing (12h)
- Facebook Marketing: Porquê?
- O Algoritmo do Facebook.
- Introdução ao Business Manager.
- Estratégia de Facebook Marketing
- Conteúdos no Facebook
- Tipos de conteúdos e suas especificidades.
- Estratégia de conteúdos para o Facebook.
- Boas práticas e formas de atuar.
- Métricas e Otimização
- As principais métricas de Facebook.
- Análise e Reporting.
Instagram Marketing (12h)
- Instagram Marketing: Porque?
- Estratégia de Instagram Marketing
- Conteúdos no Instagram
- Tipos de conteúdos e suas especificidades.
- Estratégia de conteúdos para o Instagram.
- Trabalhar com hashtags.
- Boas práticas e formas de atuar.
- Métricas e Otimização
- As principais métricas de Instagram.
- Análise e Reporting.
Facebook and Instagram Ads (12h)
- Fundamentos de Publicidade no Facebook e Instagram
- Tipologias de objetivos;
- Formatos de anúncios;
- Audiências e critérios de segmentação: públicos personalizados, semelhantes e guardados;
- Anatomia de uma campanha: campaigns, ad sets e ads;
- Modelos de pagamento.
- Promoção de Publicações, Plataforma de Self-Service e Gestor de Anúncios.
- Métricas e Otimização
- As principais métricas de Facebook e Instagram Ads
- Pixeis de conversão e integração com outras plataformas.
- Análise e Reporting.
Twitter Marketing (9h)
- Twitter Marketing: Porque?
- Estratégia de Twitter Marketing
- Conteúdos no Twitter
- Tipos de conteúdos e suas especificidades.
- Estratégia de conteúdos para o Twitter.
- Trabalhar com hashtags.
- Boas práticas e formas de atuar.
- Publicidade no Twitter.
- As principais métricas de Twitter.
- Análise e Reporting.
LinkedIn Marketing (9h)
- LinkedIn Marketing: Porquê?
- LinkedIn Free vs Premium Tools
- Estratégia de Linkedin Marketing
- Otimização de Contas Pessoais no LinkedIn.
- Otimização de Contas Empresariais no LinkedIn.
- Conteúdos no LinkedIn
- Tipos de conteúdos e suas especificidades.
- Estratégia de conteúdos para o LinkedIn.
- Boas práticas e formas de atuar.
Youtube Marketing (9h)
- Youtube Marketing: Porquê?
- Criação e Configuração de um canal de Youtube.
- Estratégia de Youtube Marketing
- Conteúdos no Youtube
- Boas práticas
- Funcionalidades nativas do Youtube: interatividade, legendas, genéricos, listas, creator studio, entre outros.
- Métricas e Otimização
- As principais métricas de Youtube.
- Análise e Reporting.
- Publicidade no LinkedIn
- Métricas e Otimização
- As principais métricas de LinkedIn.
- Análise e Reporting.
TikTok Marketing (9h)
- TikTok Marketing: Porquê?
- Criação e Configuração de Conta no TikTok.
- Estratégia de TikTok Marketing
- Conteúdos no TikTok
- Tipos de conteúdos e suas especificidades.
- Estratégia de conteúdos para o TikTok.
- Boas práticas e formas de atuar.
- Publicidade no TikTok.
- Métricas e Otimização
- As principais métricas de TikTok.
- Análise e Reporting.
Fundamentos de RP Digital & Influencer Marketing (6h)
- Relações Públicas no Digital.
- Digital Storytelling.
- Espaços Digitais de Influência – Abordagem Transplataforma.
- Identificação de Riscos.
- Online Reputation Management.
- Influencer Marketing
- Contexto e Números.
- Colaborar com influenciadores: seleção, negociação e implementação.
- Boas práticas e formas de atuar.
Masterclass (3h)
Projeto Prático 2: Social Media Marketing (12h)