No curso Especializado Search Engine Marketing vais aprender a definir e a implementar estratégias de Search Engine Marketing, explorando tanto a vertente orgânica por SEO, como a vertente paga através de Google Ads. No final do curso, estarás apto a ingressar no mercado de trabalho enquanto profissional de SEO, Campaign Manager, Performance Manager, ou Pay Per Click Manager.
O Marketing Digital é uma das áreas com maior crescimento na última década, e uma boa presença online é hoje em dia imprescindível para qualquer empresa ou negócio.
Como tal, o aumento do orçamento destinado a ações de Marketing Digital pelas empresas tem reforçado a procura por profissionais qualificados na área de Search Engine Marketing (SEM), que façam a criação e a otimização estratégica de conteúdos para websites.
O Search Engine Marketing (SEM), ou marketing em motores de pesquisa, é a área do marketing digital responsável pelas estratégias e técnicas que envolvem o melhoramento da posição de um site nos resultados de pesquisa, seja de forma orgânica – Search Engine Optimization (SEO) – ou por links patrocinados – Search Engine Advertising (SEA).
O Search Engine Marketing é, por isso, cada vez mais necessário ao desenvolvimento de qualquer negócio, sendo uma das áreas do Marketing Digital com maior procura no mercado.
Porquê apostar numa carreira em Search Engine Marketing?
#Empregabilidade Num mercado cada vez mais competitivo, e numa altura em que as marcas e as empresas apostam cada vez mais numa forte presença online, quer seja de forma orgânica ou paga, existe uma crescente procura por profissionais de Search Engine Marketing no mercado nacional e internacional.
#Flexibilidade Por se tratar de uma função transversal a todas as áreas e setores de atividade, ao especializares-te em Search Engine Marketing, poderás desenvolver a tua atividade nas mais variadas indústrias, e até optar por trabalhar de forma autónoma em regime de freelancer, com total liberdade na gestão dos teus horários.
#Versatilidade Como o Search Engine Marketing abrange duas áreas de atuação (SEO e SEA), tens a possibilidade de experimentar ambas e de te especializares na que mais gostas e para a qual apresentas maior aptidão.
Por onde deves começar?
Com o curso Especializado Search Engine Marketing vais:
Aprender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
Conhecer as melhores práticas no mercado de Search Engine Marketing;
Desenvolver, planear e implementar estratégiasde Search Engine Marketing para diferentes públicos, mercados e setores de atividade;
Dominar, explorar e aprofundar as plataformas e ferramentas de Search Engine Marketing (Google Tag Manager and Data Studio, Google Business Profiles, Google Ads, e Google Analytics), através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
Construir o teu portfólio profissional, para que possas demonstrar os teus conhecimentos e capacidade de execução às entidades empregadoras.
Com este curso ficarás apto a desenvolver uma atividade profissional na área de Search Engine Marketing (SEO e SEA) em diversos setores e indústrias e desempenhar funções como:
Profissional de SEO, enquanto especialista na otimização e posicionamento orgânico das plataformas online nos motores de busca.
Campaign Manager, Performance Manager ou Pay Per Click Manager, enquanto profissional responsável pela criação, implementação, gestão e otimização de anúncios online.
Destinatários
Este curso é indicado para ti se:
Pretendes iniciar uma carreira em Search Engine Marketing, complementando a tua formação-base e o teu currículo com um curso prático e reconhecido no mercado;
És profissional de uma área relacionada com Marketing, Comunicação, Vendas e/ou Gestão, e pretendes alargar os teus horizontes e enriquecer as tuas competências com valências na área Search Engine Marketing, através de um curso com uma forte componente prática e ajustada às reais necessidades do mercado;
Já trabalhas em Marketing Digital e/ou Search Engine Marketing, e procuras fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
És empreendedor e pretendes otimizar a posição do teu site nos resultados de pesquisa de forma orgânica (SEO) ou através de links patrocinados (SEA);
Procuras oportunidades de networking com profissionais ativos no mercado na área de Search Engine Marketing.
Pré-Requisitos
Para frequentares o curso Especializado Search Engine Marketing deverás ter conhecimentos informáticos na ótica do utilizador e gosto por Marketing e Comunicação.
Metodologia
Presencial ou Live Training – 100% online
Programa
Fundamentos de Search Engine Marketing (6h)
Google Tag Manager, Looker Studio and Google Business Profiles (12h)
Search Engine Optimization (21h)
Google Ads: Display, Search, Video e Shopping (24h)
Google Analytics 4 (18h)
Masterclass* (3h)
Projeto: Search Engine Marketing (12h)
*O projeto e a masterclass decorrem no formato Live-Training.
Fundamentos de Search Engine Marketing
Conceitos Gerais de Search Marketing
A Pesquisa
As vertentes do Search Marketing
Tendências emergentes
Google Tag Manager, Looker Studio and Google Business Profiles
Introdução ao Tag Manager
Configurar a Conta e Contentor de Tag Manager
Introdução ao Data Studio
Integração do Google Tag Manager com Plataformas de Automatização
Google My Business: O que é e para que serve?
Vantagens do Google My Business para os diferentes negócios
Funcionalidades do Google My Business
SEO do Google My Business para SEO
Pesquisa local no Google
Setup de uma conta no Google My Business
Search Engine Optimization
Introdução ao Search Engine Optimization
Práticas de Search Engine Optimization
Mitos de SEO
Search Everywhere Optimisation
Google Page Experience e Core Web Vitals
Métricas e indicadores de retorno
IA & SEO
Otimização para Mobile-First & SEO com IA
Análise de resultados através do Google Search Console
Google Ads: Display, Search, Video e Shopping
Introdução ao Google Ads
Objetivos
Segmentação
Ferramentas de Google Ads
Lances e orçamento – Smart Bidding e IA
Anúncios – Otimização de Anúncios com IA e Machine Learning
Destinos
Cliques Inválidos
Campanhas Google Ads- Search Ads
Segmentação para a Rede de Display
Campanhas na rede de display
Campanha de Remarketing – Dynamic Remarketing
Análise de Resultados – Atribuição Baseada em Dados (Data-Driven Attribution)
Otimizar o desempenho – Testes A/B com IA: Configurar e automatizar testes de anúncios, palavras-chave e criativos com IA
Controlo
Otimização
O Google Ads Editor
MCC ( My client Center)
Google Ads Scripts
Google Ads API
Google Analytics 4
Introdução
O que é o Web Analytics
Introdução ao Google Analytics
Funcionamento do Google Analytics
Evolução do Google Analytics: do Universal para o GA4
Descrição geral de contas, utilizadores e propriedades
Obtenção e configuração do código
Navegação no Google Analytics 4 e relatórios
Conhecimento dos pilares essenciais no Google Analytics 4
Métricas e Dimensões; Segmentos Avançados
IA no Google Analytics – Aprendizagem da plataforma e Obtenção de Insights através de IA Modelos de Atribuição – Vantagens da Escolha do Modelo baseado em Machine Learning
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