No final do curso Gestão e Planeamento de Formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Realizar um Diagnóstico de Necessidades de Formação;
- Elaborar um plano de formação estruturado e coerente com o Diagnóstico de Necessidades de Formação;
- Conceber, aplicar e analisar resultados da Avaliação da formação.
Nesta ação serão realizados:
- Trabalhos práticos;
- Apresentação de trabalho final.
Metodologia
- Será utilizada uma metodologia ativa proporcionando ao formando praticar para melhor integrar as aprendizagens;
- Serão aplicadas ferramentas de autodiagnóstico;
- Será elaborado um plano Individual de Acção reforçando o compromisso dos formandos com a transferência para o local de trabalho das aprendizagens efectuadas.
Programa
- A formação profissional em Portugal
- Diagnóstico de Necessidades de Formação
- Planear e Gerir a Formação: Conteúdos e Plano
- Ambientes Virtuais em contexto de Aprendizagem
- Avaliação da formação e medição de impacto
A formação profissional em Portugal
- A Formação Profissional e a realidade portuguesa;
- Domínios de Intervenção;
Diagnóstico de Necessidades de Formação
- Situação atual VS situação desejada – que competências desenvolver?
- Elementos do diagnóstico de necessidades de formação;
- Métodos e técnicas de diagnóstico de necessidades de formação:
- Questionário, entrevistas, análise de resultados organizacionais.
Planear e Gerir a Formação: Conteúdos e Plano
- Desenho do conteúdo programático: estruturar a matéria, selecionar o conteúdo, organizar e sequenciar os temas a abordar.
- Plano de sessão: compilação dos objetivos, conteúdos, métodos, técnicas, materiais, equipamentos e formas de avaliação.
- Construção do plano de formação;
- Objetivos da formação – gerais e específicos;
- Plano Orçamental;
- Seleção de Entidades e/ou Formadores;
- Acompanhamento do plano de formação – planeamento das atividades de acompanhamento.
- Gestão logística e pedagógica: questões administrativas e operacionais; Dossier técnico pedagógico (DTP) e documentação anexa.
Ambientes Virtuais em contexto de Aprendizagem
- Plataformas colaborativas de aprendizagem;
- Conceção de materiais para e-Learning;
Avaliação da formação e medição de impacto
- Avaliar – porquê? funcionalidades da avaliação.
- Formas de avaliação: tipos de avaliação e adequação a diferentes contextos; modelos e instrumentos de avaliação.
- Melhoria contínua da formação;
- Avaliação da Formação: Relatório de formação e avaliação do impacto da mesma.
- Medição do impacto da formação.