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Gestão e Avaliação de Desempenho

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No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:

  • Conhecer as etapas da gestão e avaliação de desempenho;
  • Saber implementar um sistema de avaliação de desempenho;
  • Conduzir e avaliar uma entrevista de um avaliado;
  • Identificar e desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal;
  • Conhecer a importância da avaliação de desempenho para a gestão de carreiras;
  • Garantir que os resultados da avaliação são compreendidos e têm os resultados esperados dentro da organização

Nesta ação serão realizados:

  • Trabalhos práticos;
  • Simulações de entrevista de avaliação;
  • Apresentação de Projeto de avaliação de desempenho ajustado a uma determinada realidade.

Destinatários

Todos os profissionais que nas suas funções profissionais tenham tarefas de avaliação de desempenho.

Metodologia

  • Será utilizada uma metodologia ativa proporcionando ao formando praticar para melhor integrar as aprendizagens;
  • Serão aplicadas ferramentas de autodiagnóstico;
  • Será elaborado um Plano Individual de Ação reforçando o compromisso dos formandos com a transferência para o local de trabalho das aprendizagens efectuadas.

Programa

  • A Avaliação de Desempenho – um instrumento de Gestão das Pessoas
  • Implementação de um sistema de gestão e avaliação de desempenho
  • A Entrevista de Avaliação
  • A avaliação de competências e planos de desenvolvimento pessoal
  • A Importância da gestão e avaliação de desempenho na gestão de carreiras
  • A Gestão do desempenho na organização

A Avaliação de Desempenho – um instrumento de Gestão das Pessoas

  • Promoção do crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e a criação de uma cultura de desempenho e de excelência na organização;
  • Etapas da gestão e avaliação do desempenho: planeamento, comunicação, monitorização e avaliação;

Implementação de um sistema de gestão e avaliação de desempenho

  • Etapas prévias (perfis de funções, missão, visão, valores, organograma) e intervenientes no processo de avaliação;
  • Metodologias e escalas de avaliação;
  • Erros e resistências mais habituais e fatores críticos de sucesso

A Entrevista de Avaliação

  • Objetivos da entrevista de avaliação e como contribui para o resultado da avaliação;
  • Técnicas para a realização da entrevista de avaliação de desempenho;
  • Como criar um clima de confiança para a realização da entrevistas
  • As diferentes fases da entrevista;
  • Análise do desempenho do colaborador e realização de um plano de melhoria de desempenho;
  • A importância da escuta ativa e do feedback;
  • A gestão do stress e da ansiedade;
  • Dicas para uma entrevista eficaz: a importância da crítica construtiva e do reconhecimento;
  • Erros a evitar nas entrevistas.

 A avaliação de competências e planos de desenvolvimento pessoal

  • Identificação de competências relevantes para a organização;
  • Métodos de avaliação disponíveis;
  • Identificar os Gaps de competências e elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal;

A Importância da gestão e avaliação de desempenho na gestão de carreiras

  • O plano de carreiras e identificação de necessidades da organização;
  • A avaliação e a gestão do potencial na empresa;
  • A importância da harmonia entre a gestão do desempenho e a estratégia da empresa;
  • A Avaliação de desempenho e a gestão de carreira interna dos colaboradores.

A Gestão do desempenho na organização

  • Como analisar o impacto das boas práticas de avaliação de desempenho nos resultados de gestão de pessoas
  • Que medidas tomar para garantir que os resultados da avaliação são compreendidos e têm os resultados esperados dentro da organização

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Gestão e Avaliação de Desempenho

Recursos Humanos | 14h - e-learning


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