No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Conhecer as etapas da gestão e avaliação de desempenho;
- Saber implementar um sistema de avaliação de desempenho;
- Conduzir e avaliar uma entrevista de um avaliado;
- Identificar e desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal;
- Conhecer a importância da avaliação de desempenho para a gestão de carreiras;
- Garantir que os resultados da avaliação são compreendidos e têm os resultados esperados dentro da organização
Nesta ação serão realizados:
- Trabalhos práticos;
- Simulações de entrevista de avaliação;
- Apresentação de Projeto de avaliação de desempenho ajustado a uma determinada realidade.
Destinatários
Todos os profissionais que nas suas funções profissionais tenham tarefas de avaliação de desempenho.
Metodologia
- Será utilizada uma metodologia ativa proporcionando ao formando praticar para melhor integrar as aprendizagens;
- Serão aplicadas ferramentas de autodiagnóstico;
- Será elaborado um Plano Individual de Ação reforçando o compromisso dos formandos com a transferência para o local de trabalho das aprendizagens efectuadas.
Programa
- A Avaliação de Desempenho – um instrumento de Gestão das Pessoas
- Implementação de um sistema de gestão e avaliação de desempenho
- A Entrevista de Avaliação
- A avaliação de competências e planos de desenvolvimento pessoal
- A Importância da gestão e avaliação de desempenho na gestão de carreiras
- A Gestão do desempenho na organização
A Avaliação de Desempenho – um instrumento de Gestão das Pessoas
- Promoção do crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e a criação de uma cultura de desempenho e de excelência na organização;
- Etapas da gestão e avaliação do desempenho: planeamento, comunicação, monitorização e avaliação;
Implementação de um sistema de gestão e avaliação de desempenho
- Etapas prévias (perfis de funções, missão, visão, valores, organograma) e intervenientes no processo de avaliação;
- Metodologias e escalas de avaliação;
- Erros e resistências mais habituais e fatores críticos de sucesso
A Entrevista de Avaliação
- Objetivos da entrevista de avaliação e como contribui para o resultado da avaliação;
- Técnicas para a realização da entrevista de avaliação de desempenho;
- Como criar um clima de confiança para a realização da entrevistas
- As diferentes fases da entrevista;
- Análise do desempenho do colaborador e realização de um plano de melhoria de desempenho;
- A importância da escuta ativa e do feedback;
- A gestão do stress e da ansiedade;
- Dicas para uma entrevista eficaz: a importância da crítica construtiva e do reconhecimento;
- Erros a evitar nas entrevistas.
A avaliação de competências e planos de desenvolvimento pessoal
- Identificação de competências relevantes para a organização;
- Métodos de avaliação disponíveis;
- Identificar os Gaps de competências e elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal;
A Importância da gestão e avaliação de desempenho na gestão de carreiras
- O plano de carreiras e identificação de necessidades da organização;
- A avaliação e a gestão do potencial na empresa;
- A importância da harmonia entre a gestão do desempenho e a estratégia da empresa;
- A Avaliação de desempenho e a gestão de carreira interna dos colaboradores.
A Gestão do desempenho na organização
- Como analisar o impacto das boas práticas de avaliação de desempenho nos resultados de gestão de pessoas
- Que medidas tomar para garantir que os resultados da avaliação são compreendidos e têm os resultados esperados dentro da organização