PMI-PMOCP® – PMI Project Management Office Certified Professional

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Domine as práticas mais atuais na gestão de PMOs e prepare-se para a certificação PMI-PMOCP®.

 

Neste curso os participantes vão estruturar, implementar, evoluir e gerir um PMO (Project Management Office) moderno e centrado no cliente, com foco em entrega de valor, serviços estratégicos, táticos e operacionais, aplicando os conceitos do PMO Value Ring Framework™ e práticas orientadas à geração contínua de valor organizacional.

Este curso atende ao requisito de formação de 12 horas necessárias para realizar o exame de certificação PMI-PMOCP®, preparando os formandos para o mesmo. O exame de certificação não está incluído no curso.

Por outro lado, este curso permite obter 12 PDU, no caso de renovação de uma certificação.

Objetivos

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Compreender o papel atual e futuro dos PMOs, incluindo seus desafios e evolução além de modelos tradicionais;
  • Adotar uma abordagem de PMO como provedor de serviços, com mentalidade orientada a resultados e centrada no cliente;
  • Identificar os principais clientes do PMO, compreender suas expectativas e alinhar os serviços oferecidos aos resultados esperados;
  • Reconhecer os serviços mais comuns prestados por PMOs e sua correlação com o nível de maturidade organizacional;
  • Aplicar os conceitos e práticas do PMO Value Ring Framework™, estruturando serviços estratégicos, táticos e operacionais conforme o
    contexto organizacional;
  • Analisar os elementos da linha de base organizacional, como estratégia, cultura, estrutura e setor, adaptando o PMO às
    particularidades da organização;
  • Definir os componentes estruturais essenciais de um PMO eficaz, como mandato, governança e estratégia de longo prazo;
  • Aplicar o Ciclo de Experiência do Cliente do PMO, conduzindo as etapas de exploração, design, implantação, aprimoramento e realização
    de valor;
  • Implementar o Flywheel (volante) de geração de valor do PMO, seguindo os 10 passos para garantir a entrega contínua de valor
    percebido pela organização;
  • Promover a melhoria contínua e a evolução da maturidade do PMO, alinhando-o com os objetivos estratégicos da organização e com a
    expectativa dos seus stakeholders.

Destinatários

  • Profissionais de Gestão de Projetos, tais como: PMO Leaders, PMO Team Members, Project Managers & Coordinators.
  • Profissionais que pretendam realizar o exame de certificação PMI-PMOCP®, para validarem a sua experiência em PMO.
  • Profissionais que pretendam melhorar as suas competências nesta área, maximizando o seu impacto e assegurando a entrega de valor na sua organização, permitindo  apoiar, criar e liderar um PMO.

Condições

Para particulares
• 10% do valor total pago no ato da inscrição; restante valor até 7 dias antes do início do curso.
• Formandos não residentes em Portugal: pagamento de 50% no ato da inscrição.
• Possibilidade de pagamento em até 12 prestações mensais sem juros via Cofidis Pay (até 2.500€, sujeito a aprovação).
• Possibilidade de beneficiar do Cheque Formação+Digital até 750€ (conforme elegibilidade).
• Isenção de IVA para particulares.

Para empresas
• Empresas nacionais: pagamento a 30 dias, contra fatura (acresce IVA à taxa legal em vigor).
• Empresas da UE e fora da UE: valores isentos de IVA e pagamento a pronto.

Pré-Requisitos

Para a formação

Dado que esta formação prepara para o exame de certificação PMI-PMOCP®, os formandos deverão estar enquadrados com os critérios de elegibilidade definidos pelo PMI® para a candidatura ao exame.

Para o exame

  • Ensino secundário completo, como diploma do ensino secundário, GED (desenvolvimento educacional geral) ou o equivalente a nível internacional
  • 3 anos de experiência relacionada com projetos OU ter a certificação PMP válida
  • 10 horas de formação em PMO (Project Management Office)

Programa

  • Conceitos Essenciais
  • Compreender o PMO
  • Gerar valor com um PMO provedor de serviços
  • Construir um PMO centrado no cliente
  • Serviços de PMO mais comuns
  • PMO Value Ring Framework™
  • Elementos da linha de base organizacional
  • Componentes Estruturais do PMO
  • Ciclo de Experiência do Cliente do PMO
  • Flywheel de PMO de geração de valor

1. Conceitos Essenciais

Compreender o PMO

  • Desafios enfrentados pelos PMOs modernos
  • O Futuro dos PMOs: Para além dos Modelos Únicos

Gerar valor com um PMO provedor de serviços

  • O modelo de provedor de serviços em PMOs
  • Implementar uma mentalidade de provedor de serviços
  • Tornar-se um PMO centrado no cliente
  • Etapas práticas para fortalecer um PMO orientado a serviços

Construir um PMO centrado no cliente

  • Princípios de um PMO centrado no cliente
  • Definir os clientes do PMO
  • Identificar as expectativas dos clientes do PMO
  • Os 30 Resultados Potenciais do PMO
  • Serviços e Maturidade do PMO

Serviços de PMO mais comuns

  • Maturidade do Serviço PMO

2. O PMO Value Ring Framework™

  • Serviços estratégicos
  • Serviços Táticos
  • Serviços Operacionais

O novo framework PMO Value Ring™

Elementos da linha de base organizacional

  • Estratégia Organizacional: A Bússola Orientadora do seu PMO
  • Cultura Organizacional e Maturidade: Forças Invisíveis, Mas Poderosas
  • Estrutura organizacional: o projeto de integração do seu PMO
  • Perfil específico do setor: adaptando seu PMO a realidades únicas
  • Reunindo tudo

Componentes Estruturais do PMO

  • Os três pilares de um PMO bem estruturado
  • Mandato do PMO: Definindo Propósito e Escopo
  • Governança do PMO: Estabelecendo Controle e Responsabilidade
  • Estratégia de PMO: Planejando para o Sucesso a Longo Prazo
  • Considerações finais

Ciclo de Experiência do Cliente do PMO

  • O que é o Ciclo de Experiência do Cliente do PMO?
  • Etapa 1: Exploração – Estabelecendo as bases para a evolução
  • Etapa 2: Design – Elaboração do Projeto para Valor
  • Etapa 3: Implantação – Dando vida à visão do PMO
  • Etapa 4: Aprimoramento – Elevando o desempenho e a maturidade
  • Etapa 5: Realização – Solidificando o Valor do PMO
  • Conclusão

Flywheel de PMO de geração de valor

  • Desvendando o Volante: Os 10 Passos para a Geração de Valor
  • 1. Consciencialização
  • 2. Avaliação de necessidades
  • 3. Proposta de Valor
  • 4. Desenvolvimento de Serviços
  • 5. Integração do serviço
  • 6. Operação do serviço
  • 7. Monitorização do serviço
  • 8. Melhoria do Serviço
  • 9. Entrega de valor
  • 10. Reconhecimento de Valor
  • Conclusão

Outras datas e horários

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PMI-PMOCP® – PMI Project Management Office Certified Professional

PMI | 12h - Laboral: 9h30 às 16h30


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