A procura por profissionais qualificados em redes informáticas cresceu significativamente nos últimos anos, impulsionada pela transformação digital nas organizações.
Nesse cenário a formação, e a certificação CCNA da CISCO Systems, tornaram-se uma referência para todos aqueles que pretendem iniciar uma carreira e validar os seus conhecimentos no âmbito das redes CISCO.
O reconhecimento desta formação é amplamente validado pelo mercado de trabalho, sendo aos dias de hoje um must have para todos aqueles que pretendem iniciar uma carreira nesta área das tecnologias de informação.
As grandes mais valias desta formação são a ampla abrangência de conteúdos e seu aprofundamento que cada um dos aspirantes à certificação terá que deter para aprovar com sucesso o exame de certificação, tendo uma componente prática muito relevante para as empresas que pretendem contratar recursos humanos para funções de arquitetura, planeamento e suporte na área de infraestruturas informáticas.
Ao longo dos anos a constante atualização dos conteúdos ministrados permite que os formandos estejam alinhados com aquelas que são as novas tendências na gestão e implementação de redes informáticas. Na última revisão do curso ocorrida em 2020, foram adicionados aquelas que já são realidades em algumas das empresas nacionais na gestão das redes informáticas.
Gestão centralizada através de controladores SDN (Software Defined Network) ou a capacidade de os formandos desenvolverem software para automatizar processos garantindo uma rede mais escalável e flexível, são paradigmas que são ministrados no decorrer do curso.
O CCNA funciona como base de conhecimentos que um técnico de redes terá que possuir para partindo desse ponto poder efetuar a natural evolução para áreas de maior especialização, como a cibersegurança, colaboração ou datacenter.
Segundo uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC) que envolve mais de 16 mil profissionais de tecnologia em todo o mundo as certificações da Cisco, incluindo o CCNA, são altamente valorizadas pelas entidades empregadoras, sendo consideradas um diferencial de recrutamento na área de TI.
Este aspecto reforça a importância da formação e certificação para uma carreira de sucesso dentro da área.
Por Tiago Godinho, Formador GALILEU
Licenciado em Informática, Mestrando no Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais do Instituto Superior Técnico, experiência superior a 10 anos na área da formação com realce para os percursos de certificação dos fabricantes Cisco e Microsoft.
Desempenha funções como responsável de Infraestruturas de IT em grupo nacional de retalho, líder no seu segmento.