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18 de Julho de 2025

O Futuro do Trabalho exige uma Transformação Comportamental nos Líderes – Game Changer 23

Competências são o conjunto de conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer) que uma pessoa mobiliza de forma integrada para alcançar resultados num determinado contexto profissional.

No caso da liderança, as competências representam a base de atuação do líder e a forma como influencia e desenvolve as suas equipas, tanto de natureza técnica como comportamental.

Mas será que as competências que se espera encontrar num Líder mudaram assim tanto ao longo dos tempos? E para o futuro do trabalho irão mudar?

As competências de planeamento, de delegação, de comunicação, de tomada de decisão, de análise de informação, de adaptação à mudança, de gestão da equipa e de conflitos, entre muitas outras, continuam a ser essenciais, sendo sempre necessário adaptarem-se às ferramentas que se tem à disposição, onde o digital tem ganho enorme destaque.

Então, o que será que tem mudado e que será crítico mudar para o Futuro do Trabalho?

Acredito que mais do que novas competências, os líderes necessitam de ajustar comportamentos.

Ajustar comportamentos, por sua vez, exige que os líderes possuam valores como a empatia, o respeito, a humildade, a vulnerabilidade ou a coragem. Este é o ponto de partida para desenvolver o que é necessário em termos comportamentais.

 

Os 10 comportamentos do Líder do Futuro

A coerência entre o que se diz e o que se faz, são determinantes para a construção de confiança entre líder e liderados, pelo que os comportamentos devem estar totalmente alinhados com a crença, ou neste caso, com a competência. Para que um líder possa aplicar as suas competências, terá de agir de determinada forma.

Como exemplo, um líder pode ter uma fantástica capacidade de comunicação (competência), mas caso não dedique tempo à sua equipa (comportamento), essa competência não se conseguirá manifestar. É essencial que o comportamento ocorra, para que a competência possa ser aplicada.

Atualmente, vemos líderes com conhecimentos e competências, mas que não são competentes, porque não ajustaram comportamentos às necessidades da realidade.

Deixo-vos uma lista de 10 comportamentos que me parecem essenciais para os Líderes no Futuro do Trabalho:

1 – Parar para pensar, antes que não pensar o faça parar;

2 – Colocar a tecnologia ao serviço das pessoas e nunca o contrário;

3 – Delegar responsabilidades, em vez de delegar tarefas;

4 – Ser capaz de inspirar as suas pessoas a confiar, não apenas no líder, mas nelas próprias;

5 – Tratar os seus liderados como eles gostam de ser tratados e não apenas como o Líder gostaria de ser tratado;

6 –  Escutar verdadeiramente as suas pessoas, não chega ouvi-las;

7 – Cuidar das suas pessoas como uma responsabilidade intransferível, não como sendo trabalho das equipas de “RH”;

8 – Compreender/respeitar as suas pessoas não apenas enquanto colaboradores, mas como pessoas, entendendo que há dimensões da vida que não se restringem ao trabalho, mas que o podem condicionar;

9 – Trabalhar para ser inesquecível e não para ser insubstituível, construindo um legado em vez de deixar uma herança;

10 – Agir de forma coerente e consistente, para que possa ser respeitado e admirado, enquanto comportamentos imprevisíveis criam apenas “líderes temidos”.

Acredito que os comportamentos são a força que transforma visão em realidade, desafios em oportunidades, objetivos em resultados e grupos de pessoas em equipas.

Mais do que a nossa visão, é o nosso comportamento que inspira verdadeiramente as pessoas!
A competência é essencial para motivar e passar uma visão de longo prazo, o propósito, mas é o comportamento que orienta o caminho e que ajuda quem nos rodeia a saber o que é efetivamente esperado de cada um. Liderar pelo exemplo continua a ser a técnica mais eficaz de liderar equipas e atingir os resultados desejados, e só se consegue liderar pelo exemplo, através de comportamentos consistentes.

O futuro do trabalho não pedirá apenas líderes com competências digitais, mas sim líderes que se comportem com humanidade, coragem e coerência. A transformação não está apenas no que os líderes sabem, mas no que escolhem fazer com esse saber, todos os dias.

 

João Miguel Rodrigues,
Chief People Officer, Aubay

Descarrega aqui a 23ª Edição da Revista Game Changer