A IKEA entrou em nossas casas há 20 anos, para fazer delas um espaço onde possamos viver melhor. Esta história de amor tem sido construída não só graças às soluções flexíveis e funcionais da marca, ou aos preços cada vez mais acessíveis, mas também ao seu papel de promotor de hábitos e comportamentos que nos permitam ter uma vida melhor.
Temos metas ambiciosas no que à preservação do planeta diz respeito, que incluem a utilização de matérias primas renováveis ou recicladas, a otimização do uso de recursos energéticos e hídricos, a redução do impacto da mobilidade (“last mile”, colaboradores e clientes) e a promoção de serviços circulares, como o serviço de 2º vida, que permite a venda e compra de produtos em segunda mão, entre outras. Todas estas iniciativas contribuem para o nosso objetivo de reduzirmos em 50% as emissões de carbono em valor absoluto até 2030.
Sabemos que vivemos uma situação de emergência climática, e que para alcançarmos os resultados que pretendemos, precisamos da participação de todos. E sabemos também, que há uma perceção generalizada – alimentada de mitos e alguma falta de informação, que comportamentos e produtos mais sustentáveis são sinónimo de preços mais elevados. E quisemos provar que não é assim.
Foi por isso que nos associámos à DECO PROTeste para nos ajudar a perceber de que forma os nossos produtos, e a forma como são utilizados, permitem aos portugueses poupanças significativas no seu orçamento familiar, reduzindo simultaneamente o impacto ambiental.
Esta parceria foi materializada através de um estudo sobre poupanças associadas a pequenas alterações de hábitos e utilização de produtos mais eficientes, que permitem poupar energia e água, evitar o desperdício alimentar e reduzir o uso de descartáveis. A escolha dos produtos certos, e a alteração de hábitos de consumo contribui, não só para estas poupanças, como também para a redução do impacto ambiental.
Considerando uma família de três pessoas a viver em Portugal, e os respetivos hábitos de consumo, este estudo demonstra que é possível uma poupança de mais de 600 euros por ano*, através da utilização de produtos da IKEA que possibilitam:
- Poupança de Energia – através da redução do consumo de eletricidade: 148€ – 111kg de emissões CO2 evitadas
- Redução dos Resíduos Alimentares – 32€ – redução de 23kg de alimentos enviados para o lixo
- Poupança de Água – através da redução do consumo de litros de água: 213€ – reduzindo 160.100 litros de água
- Redução da Utilização de Produtos Descartáveis – 219€ – reduzindo 14,4kg de plástico desperdiçado
(* Para este estudo, foi considerado um agregado familiar a viver em Portugal, composto por 3 pessoas, 2 adultos e uma criança ou jovem.)
Na IKEA acreditamos que pequenas mudanças podem trazer impacto significativo, e queremos continuar a mostrar aos portugueses como uma vida melhor, e um planeta melhor, não têm de pesar mais na carteira. É para isso que trabalhamos todos os dias. E estamos cada vez menos sozinhos neste caminho.
As principais conclusões do estudo em colaboração com a DECO PROTeste podem ser consultadas aqui.
Ana Barbosa,
Responsável de Sustentabilidade, IKEA Portugal
Descarregue aqui a 21ª Edição da Revista Game Changer