Os dados tornaram-se uma vantagem competitiva no marketing, mas saber recolhê-los não chega – é preciso interpretá-los e transformá-los em decisões estratégicas.
No curso Data Science aplicado ao Marketing, vais aprender a aplicar técnicas de Data Science para segmentação de públicos, previsão de tendências e otimização de campanhas, utilizando metodologias e ferramentas que tornam o marketing mais preciso e eficiente.
Objetivos
Com o curso Data Science aplicado ao Marketing, vais aprender a aplicar técnicas de Data Science e Inteligência Artificial no marketing, focando em machine learning, deep learning e IA generativa.
O objetivo é capacitar-te para melhorar a personalização, retenção de clientes e eficácia das campanhas. Vais explorar desde os fundamentos de IA e machine learning até à construção de modelos preditivos, como a identificação de clientes em risco de churn. Aprenderás também a segmentar audiências avançadas com técnicas de clustering e a utilizar deep learning para análise de sentimentos e classificação de imagens. Além disso, vais descobrir como a IA generativa pode ser usada para criar conteúdos e automatizar interações, tornando as tuas campanhas mais eficientes e impactantes.
Destinatários
O curso Data Science aplicado ao Marketing destina-se a todos profissionais de marketing, gestores de campanhas e empreendedores interessados em aplicar ferramentas avançadas de análise e modelagem para criar estratégias de marketing baseadas em dados.
Condições
Mensalidades (apenas para particulares): Taxa de inscrição de 10% + pagamento do valor restante até 12 prestações, sem juros, através do parceiro Cofidis Pay. (Sujeito a aprovação, consulta-nos para mais informações).
Pré-Requisitos
Para frequentares este curso, deverás ter conhecimentos básicos de marketing e estatística. Noções gerais de programação e análise de dados são recomendadas.
Programa
- Fundamentos de IA e Machine Learning
- Modelos de Segmentação Avançada baseados em técnicas de Clustering
- Fundamentos de Modelos de Recomendação
- Modelos de Deep Learning em Marketing
- Marketing com IA Generativa
- Utilização de Ferramentas como vextapp, Openai, datastax
- Modelos preditivos em prática: Previsão de Churn e Segmentação de Clientes
- Modelo de clusterização para segmentação de clientes
- Exercício Prático
Fundamentos de IA e Machine Learning
- Conceitos de IA e Machine Learning.
- Tipos de modelos de Machine Learning: supervisionados, não supervisionados e semi-supervisonados.
- Problemas de Classificação, Regressão, Clusterização.
Modelos de Segmentação Avançada baseados em técnicas de Clustering
- Modelos de Segmentação para identificar grupos de clientes.
Fundamentos de Modelos de Recomendação
- Regras de associação, filtragem colaborativa, baseada em conteúdo e híbrida.
- Aplicações práticas no marketing: recomendações de produtos e campanhas personalizadas.
Modelos de Deep Learning em Marketing
- Conceitos de Deep Learning.
- Aplicações práticas no marketing:
- Processamento de texto: análise de sentimento, categorização automática.
- Processamento de imagem: classificação de imagens.
- Introdução a ferramentas (Google AutoML or AutoML Microsoft Fabric).
Marketing com IA Generativa
- Fundamentos de GenAI.
- Aplicações práticas no marketing:
- Criação e sumarização de conteúdos com IA.
Utilização de Ferramentas como vextapp, Openai, datastax. Modelos preditivos em prática: Previsão de Churn e Segmentação de Clientes
- Modelos preditivos para identificar clientes em risco de churn.
- Fatores de risco de churn e variáveis chave.
Modelo de clusterização para segmentação de clientes
- Principais resultados e visualização dos segmentos
Exercício Prático.