Esta formação tem como objetivo ensinar técnicas para construir uma estratégia clara, sólida e eficaz para a construção de uma jornada do colaborador com impacto e significado para todos os membros das empresas.
Iremos explorar os diferentes e diversos caminhos que as organizações tomam e poderão seguir em diferentes contextos e lideranças.
Objetivos
No final do curso de Employee Experience (A jornada do colaborador), os participantes vão ser capazes de:
- Compreender a jornada do colaborador.
- Compreender conceitos, noções, práticas de recursos humanos.
- Estabelecer a diferença entre iniciativas, projectos, processos, programas.
- Identificar problemas, desafios e criar respostas soluções para os mesmos.
- Desenvolver pensamentos estratégico.
- Desenhar mapas e fluxos onde mapeamos a jornada do colaborador integrando iniciativas, processos, projectos, programas com objetivos master da empresa, negócio e indústria.
Destinatários
Este curso é direcionado a todos aqueles que pretendem aprofundar os seus conhecimentos relativos à estratégia de experiência/jornada do colaborador. Contempla profissionais de Recursos Humanos mas também gestores de pessoas, negócios, inovação e estratégia. Estudantes, jovens profissionais e todos os apaixonados e interessados pela temática.
Metodologia
Através de ferramentas práticas, a metodologia a utilizar baseia-se na experiência como forma de fixação dos conceitos e valores apresentados. Das sessões fazem parte:
- Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos;
- Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
- Formação centrada no formando, promovendo a auto-aprendizagem e a descoberta do eu e do outro;
- Dinâmicas de grupo para discussão e partilha de ideias, exercícios.
- Criação de um mapa em formato Lab para aplicação prática de conceitos e conteúdos;
Programa
- Enquadramento Geral e Introdução
- Cultura e Pessoas: introdução à estratégia.
- Experiência do Colaborador: conceitos, ideias, complexidade
- Análise, diferenciação e construção – Iniciativas, Projectos, Programas e Portfólio
- Comunicação como base e catalizador de uma experiência do colaborador
- Engagement e escuta activa o colaborador
- Medição de satisfação e métricas de sucesso
- Mapa da experiência do colaborador: exemplos, ideação, apresentação e debate
- Encerramento da ação