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Employer Branding

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Esta formação terá como objetivo ensinar estratégias e técnicas para construir uma marca empregadora forte, atrair talentos certos e manter os colaboradores comprometidos e felizes, criando assim uma cultura organizacional positiva e diferenciadora.

Objetivos

No final do programa, os participantes deverão ser capazes de:

  • Perceber o significado de “Employer Branding” = marca empregadora forte
  • Compreender a importância e como uma estratégia bem definida e estruturada terá no objetivo de alcançar um “Employer Branding” forte;
  • Algumas estratégias a implementar na ótica de “Employer Branding”
  • Quais os benefícios do “Employer Branding”
  • Os agentes de mudança e responsáveis a definir para a concretização de uma estratégia de “Employer Branding” efetiva
  • Formas de medir o ROI do “Employer Branding”, aumentar os índices de satisfação (global e parcial por equipas e áreas
  • Noção clara do conceito de EVP (Employee Value Proposition) e qual a sua influência na organização.
  • Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita

Destinatários

Pessoas que exerçam a sua função na criação de um “Employer Branding” forte, independentemente da área que ocupam. Habitualmente esta responsabilidade está em direções de recursos humanos ou comunicação interna ou a cargo da direção de marketing. Além disso poderá ser muito útil para líderes de departamentos, gestores de equipa e/ou colaboradores em geral que também podem beneficiar das estratégias e conceitos abordados nessa formação, uma vez que o employer branding envolve todos dentro da organização. Jovens a entrar no mercado de trabalho, áreas de inovação e criatividade, start-ups, departamentos de comunicação interna e externa.

Metodologia

O Curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em exercícios práticos, autoaprendizagem e imersão. As atividades propostas para a ação incluem:

  • Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e exercícios práticos.
  • Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e partilha de grupo.
  • Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários.
  • Fornecimento de documentação relativa aos diversos conteúdos do programa e material de exercício para trabalhar nas sessões e levar para implementar planos de ação

Método de Avaliação

Preparação de plano de ação e apresentação final do plano. Criação de um plano de implementação.

Programa

  • O que é “Employer Branding”
  • Estratégias de “Employer Branding”
  • Benefícios do “Employer Branding”
  • Agentes de mudança numa estratégia de “Employer Branding”
  • Medir o ROI do “Employer Branding”
  • Conceito de EVP (Employee Value Proposition)
  • Influência do EVP na organização
  • Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita

 

O que é e os benefícios do “Employer Branding”

  • Conceito geral e sua definição

Estratégias de “Employer Branding” = marca empregadora

  • Importância de um plano claro
  • Fase do diagnóstico, análise do cenário atual
  • Plano de comunicação
  • Identificação do perfil desejado
  • Estabelecer um plano de ações, benefícios e atividades atrativas para atingir os grupos-alvo
  • Importância do marketing digital como aliado
  • Definição do Employment Value Proposition – EVP
  • Importância de uma cultura forte
  • Ambiente de trabalho agradável e promotor de um sentimento de “felicidade organizacional”
  • Reconhecer a importância das nossas pessoas e atribuição do valor que lhe é oferecido
  • Planeamento de um plano de ações, implementação e avaliação

Agentes de mudança numa estratégia de “Employer Branding”

  • Definir as diferentes personas internas, formas de as “recrutar” e por ao serviço da estratégia de “Employer Branding”

Medir o ROI do “Employer Branding”

  • Formas de medir são cruciais, nomeadamente com survey e comparativos entre o passado, ação, implementação e mudança alcançada

EVP (Employee Value Proposition)

  • Conceito geral e sua definição

Influência do EVP na organização.

Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita

  • Recrutamento
  • Onboarding
  • Desenvolvimento
  • Retenção
  • Offboarding

Para as empresas se diferenciarem no mercado, entender o que é employer branding pode ser um dos primeiros passos para conseguir esse diferencial. Os resultados dessa estratégia vão surgir com o tempo e com um plano estruturado é possível proceder a uma avaliação entre o antes e depois e avaliar a evolução e seu impacto nos resultados internos e marca externa.

Depois de se entender o que é employer branding e a sua importância, as medidas a implementar e as ações para alcançar a satisfação passam a ter um objetivo consequente e no sentido do sucesso e uma marca com reputação forte.

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