Esta formação terá como objetivo ensinar estratégias e técnicas para construir uma marca empregadora forte, atrair talentos certos e manter os colaboradores comprometidos e felizes, criando assim uma cultura organizacional positiva e diferenciadora.
Employer Branding
Objetivos
No final do programa, os participantes deverão ser capazes de:
- Perceber o significado de “Employer Branding” = marca empregadora forte
- Compreender a importância e como uma estratégia bem definida e estruturada terá no objetivo de alcançar um “Employer Branding” forte;
- Algumas estratégias a implementar na ótica de “Employer Branding”
- Quais os benefícios do “Employer Branding”
- Os agentes de mudança e responsáveis a definir para a concretização de uma estratégia de “Employer Branding” efetiva
- Formas de medir o ROI do “Employer Branding”, aumentar os índices de satisfação (global e parcial por equipas e áreas
- Noção clara do conceito de EVP (Employee Value Proposition) e qual a sua influência na organização.
- Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita
Destinatários
Pessoas que exerçam a sua função na criação de um “Employer Branding” forte, independentemente da área que ocupam. Habitualmente esta responsabilidade está em direções de recursos humanos ou comunicação interna ou a cargo da direção de marketing. Além disso poderá ser muito útil para líderes de departamentos, gestores de equipa e/ou colaboradores em geral que também podem beneficiar das estratégias e conceitos abordados nessa formação, uma vez que o employer branding envolve todos dentro da organização. Jovens a entrar no mercado de trabalho, áreas de inovação e criatividade, start-ups, departamentos de comunicação interna e externa.
Metodologia
O Curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em exercícios práticos, autoaprendizagem e imersão. As atividades propostas para a ação incluem:
- Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e exercícios práticos.
- Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e partilha de grupo.
- Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários.
- Fornecimento de documentação relativa aos diversos conteúdos do programa e material de exercício para trabalhar nas sessões e levar para implementar planos de ação
Método de Avaliação
Preparação de plano de ação e apresentação final do plano. Criação de um plano de implementação.
Programa
- O que é “Employer Branding”
- Estratégias de “Employer Branding”
- Benefícios do “Employer Branding”
- Agentes de mudança numa estratégia de “Employer Branding”
- Medir o ROI do “Employer Branding”
- Conceito de EVP (Employee Value Proposition)
- Influência do EVP na organização
- Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita
O que é e os benefícios do “Employer Branding”
- Conceito geral e sua definição
Estratégias de “Employer Branding” = marca empregadora
- Importância de um plano claro
- Fase do diagnóstico, análise do cenário atual
- Plano de comunicação
- Identificação do perfil desejado
- Estabelecer um plano de ações, benefícios e atividades atrativas para atingir os grupos-alvo
- Importância do marketing digital como aliado
- Definição do Employment Value Proposition – EVP
- Importância de uma cultura forte
- Ambiente de trabalho agradável e promotor de um sentimento de “felicidade organizacional”
- Reconhecer a importância das nossas pessoas e atribuição do valor que lhe é oferecido
- Planeamento de um plano de ações, implementação e avaliação
Agentes de mudança numa estratégia de “Employer Branding”
- Definir as diferentes personas internas, formas de as “recrutar” e por ao serviço da estratégia de “Employer Branding”
Medir o ROI do “Employer Branding”
- Formas de medir são cruciais, nomeadamente com survey e comparativos entre o passado, ação, implementação e mudança alcançada
EVP (Employee Value Proposition)
- Conceito geral e sua definição
Influência do EVP na organização.
Employee experience: o que é, quais as vantagens e como criar a jornada perfeita
- Recrutamento
- Onboarding
- Desenvolvimento
- Retenção
- Offboarding
Para as empresas se diferenciarem no mercado, entender o que é employer branding pode ser um dos primeiros passos para conseguir esse diferencial. Os resultados dessa estratégia vão surgir com o tempo e com um plano estruturado é possível proceder a uma avaliação entre o antes e depois e avaliar a evolução e seu impacto nos resultados internos e marca externa.
Depois de se entender o que é employer branding e a sua importância, as medidas a implementar e as ações para alcançar a satisfação passam a ter um objetivo consequente e no sentido do sucesso e uma marca com reputação forte.