fbpx

Especializado E-Commerce

Chat

No curso Especializado E-Commerce irás aprender a criar, gerir e otimizar projetos em E-Commerce & Marketplaces, com recurso às melhores plataformas e ferramentas do mercado. No final do curso, estarás apto a ingressar no mercado de trabalho enquanto Head of E-Commerce, Data Analytics Manager e E-Commerce SEO Content Writer.

Intro

O comércio eletrónico tem crescido globalmente de forma acentuada nos últimos anos, sendo que o salto mais visível foi em 2020, com a chegada da pandemia.

Mais de metade da população portuguesa faz compras online, e sabe-se que no ano passado, de acordo com o relatório “2021 European E-Commerce”, a percentagem de e-shoppers era de 56%.

Facilidade, comodidade e variedade são as várias vantagens das lojas online, identificadas pelos consumidores digitais. Estas vantagens fazem das plataformas de vendas online um investimento cada vez mais procurado pelas empresas e empresários, e o desafio está em oferecer aos clientes a melhor experiência de compra.

Esta oportunidade de o negócio passar a barreira da loja física para uma presença online, representa também uma crescente competição entre empresas, que se pretendem destacar dos seus concorrentes por produto, preço, serviço de entrega, e fidelização do cliente através do e-commerce.

A par deste crescimento a nível de E-Commerce, assistimos também ao aumento da procura por profissionais qualificados nesta área que possam definir e implementar as melhores estratégias em plataformas de E-Commerce e Marketplaces.

 

Porquê apostar numa carreira em E-Commerce?

#Empregabilidade
Num mercado cada vez mais competitivo, e numa altura em que as marcas e as empresas apostam cada vez mais nas vendas online, existe uma crescente procura por profissionais especializados na área de E-Commerce, tanto a nível nacional como internacional.

#Flexibilidade
Por se tratar de uma função transversal a vários setores de atividade, ao especializares-te em E-Commerce, poderás desenvolver a tua atividade nas mais variadas indústrias, e até trabalhar em regime de freelancer, de forma autónoma, com liberdade na gestão dos teus horários.

#Versatilidade
Como a área de E-Commerce abrange várias funções, poderás especializar-te e trabalhar na que mais gostas e/ou para a qual apresentas maior aptidão.

 

Por onde deves começar?

Com o curso Especializado E-Commerce vais:

  • Aprender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Conhecer as melhores práticas do mercado na área de E-Commerce;
  • Desenvolver, planear e implementar estratégias de E-Commerce para diferentes públicos, mercados e setores de atividade;
  • Dominar, explorar e aprofundar as principais ferramentas de E-Commerce (Shopify, Google Analytics e Google Data Studio), através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
  • Construir o teu portfólio profissional, para que possas demonstrar os teus conhecimentos e capacidade de execução às entidades empregadoras.

 

Sabe mais sobre este tema aqui.

Objetivos

No final do curso estarás apto a desenvolver uma atividade profissional na área de E-Commerce em diversos setores e indústrias, desempenhando funções como:

  • Head of E-Commerce, enquanto profissional responsável pela implementação, gestão e otimização de plataformas de E-Commerce;
  • Data Analytics Manager, enquanto especialista na análise e no tratamento de dados em projetos de E-Commerce;
  • E-Commerce SEO Content Writer, enquanto profissional responsável pela criação de conteúdos para plataformas de E-Commerce.

Destinatários

Este curso é indicado para ti se:

  • Pretendes iniciar uma carreira na área de E-Commerce, complementando a tua formação-base e o teu currículo com um curso prático e reconhecido no mercado;
  • És profissional de uma área relacionada com Marketing, Comunicação, Vendas e/ou Gestão, e pretendes alargar os teus horizontes e enriquecer as tuas competências com valências na área de E-Commerce, através de um curso com uma forte componente prática e ajustada às reais necessidades do mercado;
  • Já trabalhas na área de E-Commerce, e procuras fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
  • És empreendedor e pretendes implementar, gerir e otimizar a tua loja online;
  • Procuras oportunidades de networking com profissionais ativos no mercado na área de E-Commerce.

Pré-Requisitos

Para frequentares o curso Especializado E-Commerce deverás ter conhecimentos informáticos na ótica do utilizador e gosto por Marketing e Comunicação.

Metodologia

Presencial ou Live Training

Programa

  • Fundamentos de E-Commerce (15h)
  • Gestão de Tráfego Qualificado para E-Commerce (9h)
  • Data-Driven Marketing e Data Science para Marketing (18h)
  • Criação de uma Loja Online no Shopify (12h)
  • Otimização e Gestão de Clientes de E-Commerce (6h)
  • Relatórios de E-Commerce e Business Intelligence (6h)
  • Masterclass* (3h)
  • Projeto* (12h)

*O projeto decorre em formato Live-Training.

Fundamentos de E-Commerce 

  • Introdução ao E-Commerce
  • Plano de Negócios para E-Commerce
  • Gestão de Projeto para E-Commerce
  • Plataformas de E-Commerce
  • Da Estratégia à Implementação de um Negócio Online
  • IA em E-Commerce – Personalização e Otimização com IA

Gestão de Tráfego Qualificado para E-Commerce

  • Jornada do cliente online
  • Ferramentas e táticas de conversão
  • Acelaradores de conversão
  • First party cookies
  • M- commerce e social commerce
  • UX e UI para M-Commerce
  • Pagamentos Móveis
  • Marketing Mobile First
  • Produção de conteúdos para E-Commerce
  • KPIs: o que medir em ecommerce
  • Otimização de Estratégias Omnicanal
  • Tendências Emergentes em M-Commerce
  • Ferramentas para M-Commerce

Data-Driven Marketing e Data Science para Marketing

Introdução ao Data-Driven Marketing Plataformas de Coleta de Dados e Ferramentas de Análise

  • Google Analytics 4 (GA4)
  • Google Tag Manager
  • Looker Studio
  • Ferramentas de Business Intelligence

Modelos de Atribuição e Funil de Vendas

  • Tipos de modelos de atribuição
  • Atribuição multicanal e impacto no funil de vendas

Cadeia de Valor e Ciclo de Vida do Cliente

  • Customer Lifetime Value (CLV)
  • Modelos Preditivos

Cultura de Testes e Otimização Contínua

  • Testes A/B e Multivariados
  • Ferramentas: testes A/B sem complicações técnicas
  • Automação de Testes com IA

Ciência de Dados Aplicada ao Marketing

  • Segmentação de Clientes
  • Modelos Preditivos
  • Estudo de caso

Social Listening

  • Ferramentas de Social Listening
  • Análise de Sentimento
  • Estudo de caso: Ajustes de campanhas de marcas em tempo real com base em feedback social

Criação de uma Loja Online no Shopify 

  • Introdução ao Shopify
  • Estrutura e Personalização da Loja
  • Apps e Melhorias no Shopify
  • Medição e Análise de Resultados

Otimização e Gestão de Clientes de E-Commerce 

  • Fundamentos da Otimização de E-Commerce
  • Gestão de CRM e Estratégias de Comunicação

Relatórios de E-Commerce e Business Intelligence

  • Relatórios e KPIs de E-Commerce
  • Business Intelligence no E-Commerce

Masterclass  Projeto: E-Commerce

Outras datas e horários

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Especializado E-Commerce

Marketing Digital | 81h - e-learning


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!