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Liderança e Gestão de Equipas

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No final deste curso os participantes deverão ser capazes de:

  • Perceber o conceito de líder e equipa;
  • Conhecer o papel da confiança em contexto de liderança;
  • Conhecer o papel da comunicação e das relações em contexto de liderança;
  • Como o papel do líder é importante no alinhamento, compromisso e na motivação de uma equipa;

Objetivos

  • Reconhecer quais os elementos centrais dos processos de funcionamento de uma equipa e quais as formas de intervenção para melhorar a sua eficácia;
  • Utilizar o modelo de liderança de equipas de acordo com a abordagem funcional da liderança;
  • Distinguir os conceitos de Leadership, Autoridade, Influência e Poder;
  • Refletir sobre a sua própria experiência como Líder e sobre a forma adotada na tomada de decisões;
  • Utilizar técnicas de comunicação e mudança planificada, construídas a partir da observação de comportamentos verbais e não-verbais dos grandes comunicadores.

Destinatários

  • Gestores e responsáveis de topo, todos os quadros com responsabilidades de chefia.
  • Esta ação destina-se a todos os indivíduos que integrem equipas de trabalho e em particular para aqueles que tenham como funções a sua coordenação, chefia ou direção, particularmente em ambientes caracterizados por uma elevada exigência e sujeitos a frequentes processos de mudança e adaptação às condições de mercado.

Metodologia

A formação terá uma abordagem participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos.

A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas/roleplays.

Programa

  • Do Líder à Equipa;
  • A Confiança e a Inteligência Emocional em contexto de Liderança;
  • O Papel da Comunicação;
  • O Papel do Feedback e do Feedforward;
  • Construção de Relações Saudáveis com a Equipa;
  • Motivação da Equipa;
  • Plano de Melhoria Individual;

Do Líder à Equipa

  • Introdução do conceito de líder e equipa;
  • A liderança autoatribuída e veiculada e as suas diferenças;
  •  Do líder (o papel do líder) à equipa, suas intenções, valores e o papel de cada um;
  • Da influência do líder à autonomia individual e coletiva;
  • O líder conectado, transformador e orientado para os resultados (da realidade à mudança);
  • Os diferentes estilos comunicacionais e como nos adaptamos ao outro;
  • O líder coach: O papel do líder no desenvolvimento da equipa;

A Confiança e a Inteligência Emocional em contexto de Liderança

  • Qual o papel da confiança em contexto de liderança;
  •  O papel da inteligência emocional na liderança;

O Papel da Comunicação

  • A comunicação como fator diferenciador nas relação líder e equipa;
  • Como identificar e promover um estilo comunicacional que se adapte ao perfil do interlocutor;
  • A comunicação envolvente (empática), participativa e clara (comunicação inclusiva e não violenta);
  • A comunicação assertiva, influente e focada na ação;
  • O papel da escuta ativa, passiva, compreendida e participativa;

O Papel do Feedback e do Feedforward

  •  Diferenças entre feedback e feedforward;
  • Do feedback ou feedforward (da informação à ação):
    Capacidade de Influenciar e direcionar;
    Comunicação como ferramenta de delegação e autonomia;
  • Quando o fazer e como o fazer;
  • Como desenvolver uma cultura de Feedback e Feedforward;
  •  A comunicação como ferramenta de delegação e autonomia;

Construção de Relações Saudáveis com a Equipa

  • Como criar e desenvolver relações;
  • Etapas de uma relação bem sucedida;

Motivação da Equipa

  • Como criar condições (extrínsecas) para que a equipa se sinta (auto)motivada;
  • Tendências atuais e desafios futuros;

Plano de Melhoria Individual

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Liderança e Gestão de Equipas

Desenvolvimento Pessoal | 14h - e-learning


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