fbpx

Como não cair em Greenwashing ou Socialwashing

Nacional
27 Jun 2024

  A 27 Jun 2024

Manhã

Horário: 09h00 - 13h00

Chat

Paradoxalmente ao aumento de poder detido pelas empresas e consequente exigência exercida sobre estas, o fosso entre a percepção que a liderança das empresas e o consumidor têm sobre temas como transparência e propósito, nunca foi tão grande.

Se a estes fatores adicionarmos a urgência da comunicação da sustentabilidade, temos uma tempestade comunicacional perfeita, onde todas as empresas comunicam um mesmo posicionamento, a posse das mesmas virtudes e as mesmas declarações de intenções.

Conseguir dar resposta às expetativas de consumidores e demais stakeholders, conciliando atratividade com transparência, ou promoção de boas práticas com diferenciação, são desafios que facilmente podem levar a que se caia no erro e/ou tentação do Greenwashing e do Socialwashing.

Reconhecer más e boas práticas, possuir ferramentas de alerta e estratégias para evitar o Greenwashing e o Socialwashing são essenciais para a manutenção do capital reputacional e por consequência da relação com os consumidores e outros stakeholders.

 

Temas abordados:

  • O que é Greenwashing?
  • O que é Socialwashing?
  • A perspetiva dos Stakeholders
  • Modelo preventivo de Greenwashing and Socialwashing
  • Guia prático: Red Flags Alert, Impacto, Comunicação
  • Desafios práticos: Produto e comunicação
  • Construção de comunicação de produto
  • Construção de comunicação corporativa

 

Objetivos

No final da formação, cada Participante será capaz de dar resposta às questões:

  • O que é Greenwashing?
  • O que é Socialwashing?
  • Quais os riscos associados?
  • Quais as perspetivas dos meus principais stakeholders?
  • Quem são os novos líderes de opinião do mundo digital?
  • Quais os principais indicadores de que estou a correr riscos desnecessários?
  • Como ter uma comunicação atrativa e diferenciadora correspondendo às exigências de transparência e ao compromisso ético que quero para a minha empresa?
  • Definir uma check list com os principais fatores e pontos de risco associados ao Greenwashing e ao Socialwashing.
  • Construir comunicação de produto e uma campanha de comunicação corporativa Greenwashing and Socialwashing Free

Metodologia

A formação terá um tempo total de aprendizagem para o participante de 4 horas. Será iniciado com um conjunto de vídeos, onde cada participante terá oportunidade de aceder aos conteúdos acima descritos. Será depois disponibilizado um conjunto de vídeos curtos (5 -10 minutos cada) que explicará os objetivos e cada um dos passos a realizar para a construção do exercício final (construção de campanha produto e reputacional). Em paralelo, os participantes serão convidados a realizarem um conjunto de exercícios práticos que serão fundamentais para a apreensão de conceitos e para a aplicação prática dos mesmos nas realidades profissionais de cada um.

Haverá ainda 2 momentos de interação com o formador, de 1h00-1h30 cada, para dúvidas, análise de resultados, partilha de experiências em grupo e construção de plano de ação. Os participantes poderão enviar questões antes da sessão live, para serem discutidas em grupo.

Programa

  • Capacitação para temas Socialwashing e Greenwashing
  • Conhecimento e prática de indicadores de Socialwashing e Greenwashing
  • Ação e exploração da check list de Greenwashing e Socialwashing
  • Co-construção de comunicação de produto e corporativa

Formadores

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Como não cair em Greenwashing ou Socialwashing

GALILEU Executive Programmes | 4h - Manhã: 09h00 - 13h00


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!

Quero inscrever-me neste curso

Como não cair em Greenwashing ou Socialwashing

GALILEU Executive Programmes | 4h - Manhã: 09h00 - 13h00


Dados Pessoais
Dados para faturação