fbpx

Comunicação Efetiva e Assertiva

Presencial
PROMOÇÃO

Inclui assessment DISC

Nacional
12 Mai 2025

  A 15 Mai 2025

Manhã

Horário: 09h00 às 12h30

Chat

A comunicação eficaz e assertiva é crucial para o sucesso em qualquer ambiente de trabalho ou relacionamento pessoal. O curso de Comunicação Efetiva e Assertiva irá ajudar a desenvolver competências para se expressar de forma mais clara e persuasiva, além de aprender técnicas para lidar com conflitos e negociações de forma eficaz. O desenvolvimento destas competências irá aumentar a confiança e eficiência no trabalho, bem como as relações interpessoais.

Este curso foi desenhado para profissionais que desejam melhorar a sua comunicação interpessoal, tornando-a mais eficaz, participativa e influente. Através de técnicas práticas, roleplays e da aplicação da metodologia DISC, os participantes irão conhecer melhor os seus próprios estilos comunicacionais e os dos outros, aprendendo a adaptar a sua abordagem em diferentes contextos e perfis. Saber ouvir, dar e receber feedback, gerir emoções em situações críticas e comunicar com confiança são algumas das competências-chave que serão trabalhadas ao longo da formação.

Ao desenvolver uma comunicação mais clara e assertiva, os participantes não só fortalecem as suas relações profissionais, como também contribuem para ambientes de trabalho mais cooperativos, produtivos e saudáveis.

Este curso inclui o assessment DISC, uma ferramenta que analisa quatro principais traços de comportamento humano: Decisão (D), Interação (I), Serenidade (S) e Cumprimento (C). O DISC facilita o autoconhecimento e a compreensão dos diferentes perfis comportamentais, proporcionando uma base sólida para melhorar a comunicação e a colaboração.

Com este assessment, a abordagem em sala permitirá aos participantes adaptar melhor as suas interações, enriquecendo a experiência formativa.
O assessment DISC deve ser realizado com uma semana de antecedência, e, assim que concluído, o participante terá acesso imediato ao seu relatório personalizado. 

Objetivos

No final da formação, os participantes serão capazes de:

  • Compreender os princípios da comunicação eficaz e assertiva, identificando os principais obstáculos e fatores de sucesso;
  • Reconhecer o papel das emoções e da inteligência emocional na forma como comunicam, escutam e reagem;
  • Identificar o seu próprio estilo de comunicação e o dos outros, com base na metodologia DISC
  • Ajustar a sua abordagem de comunicação de acordo com os perfis dos interlocutores;
  • Aplicar técnicas de escuta ativa, feedback e feedforward, promovendo relações mais construtivas e baseadas na confiança;
  • Expressar-se com maior clareza, empatia e objetividade, mesmo em contextos de conflito ou mudança;
  • Adaptar a comunicação a diferentes canais (presencial, digital, remoto), mantendo a eficácia da mensagem.

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais de todas as áreas e níveis hierárquicos que desejem:

  • Melhorar a sua capacidade de comunicar com clareza, empatia e assertividade;
  • Lidar com situações críticas, conversas difíceis ou ambientes de trabalho desafiantes;
  • Desenvolver competências de feedback e escuta ativa;
  • Reforçar a colaboração em equipa e a qualidade das relações profissionais;
  • Adaptar o seu estilo comunicacional a diferentes interlocutores, contextos e canais.

É especialmente útil para líderes de equipa, gestores, profissionais de atendimento ao público, recursos humanos e colaboradores que trabalhem em ambientes colaborativos ou com elevada exigência comunicacional.

Condições

Mensalidades (apenas para particulares): Taxa de inscrição de 10% + pagamento do valor restante em prestações flexíveis, sem juros, à escolha do cliente, através do parceiro Cofidis Pay. (Sujeito a aprovação, consulta-nos para mais informações).

Metodologia

A formação terá uma abordagem participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos.

A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas/roleplays.

Programa

  • A Confiança e a Comunicação;
  • O Papel da Comunicação;
  • O Papel do Feedback e do Feedforward;
  • Comunicação em situações críticas ou de mudança;
  • Plano de melhoria Individual.

A Confiança e a Comunicação

  • Qual o papel da confiança na comunicação
  • O papel das emoções e da inteligência emocional na forma como comunicamos e escutamos
  • Diferenças entre comunicação atribuída e veiculada
  • Novas tendências comunicacionais (digital e remota) e desafios futuros

O Papel da Comunicação

  • A comunicação como fator diferenciador/facilitador das relações:
    ✓ Comunicação Verbal (escrita e falada)
    ✓ Comunicação Não Verbal
  • Como identificar e promover um estilo comunicacional que se adapte ao perfil do interlocutor
  • A comunicação envolvente (empática), participativa e clara (comunicação inclusiva e não violenta)
  • O que é a Assertividade:
    ✓ A comunicação assertiva, influente e focada na ação
  •  Escutar de forma eficiente. Escuta passiva, compreendida e participativa
  • A importância de ter um plano/cultura comunicacional individual e coletiva focado na melhoria contínua

O Papel do Feedback e do Feedforward

  • Diferenças entre feedback e feedforward
  • Do feedback ou feedforward (da informação à ação):
    ✓Capacidade de Influenciar e direcionar
    ✓Comunicação como ferramenta de delegação e autonomia
  •  Quando o fazer e como o fazer
  • Como desenvolver uma cultura de Feedback e Feedforward
  • A comunicação como ferramenta de delegação e autonomia

Comunicação em situações críticas ou de mudança

  • Comunicação empática e assertiva em situações de conflito
  • Do conflito à solução
  •  Comunicação eficiente, da situação atual à desejada

Plano de melhoria Individual

Outras datas e horários

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Comunicação Efetiva e Assertiva

Comunicação | 14h - Manhã: 09h00 às 12h30


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!

Quero inscrever-me neste curso

Comunicação Efetiva e Assertiva

Comunicação | 14h - Manhã: 09h00 às 12h30


Dados Pessoais
Dados para faturação