fbpx

Criatividade e Inteligência Emocional

Chat

As emoções determinam em grande medida a direção da nossa vida, tanto no que se refere à forma como nos relacionamos connosco próprios, como no que se refere às nossas relações interpessoais, familiares, e de trabalho. Aprender a compreender, reconhecer e controlar as emoções é o primeiro passo tanto para o nosso sucesso profissional e bem-estar pessoal, como para o daqueles que nos rodeiam.

As organizações enfrentam um grande desafio: a gestão do capital humano. As características individuais, aptidões intelectuais, valores e motivações são elementos que influenciam as ações dos membros da empresa. Assim, saber avaliar corretamente os estados de espírito próprios e alheios, gerir as próprias emoções e as dos colaboradores torna-se uma tarefa importante para a melhoria dos desempenhos individuais e de produtividade empresarial. Ser-se emocionalmente inteligente torna-se um requisito de extrema importância para o sucesso profissional e para a eficácia pessoal.

Espera-se, assim, que no final da ação os participantes sejam capazes de adquirir e desenvolver competências no âmbito da gestão inteligente das emoções, perspetivando o seu enquadramento na realidade empresarial.

Testemunhos

  • Tendo terminado ontem a Formação, venho enaltecer o profissionalismo, simpatia e dedicação da Formadora.
    Foi um prazer enorme tê-la conhecido e a Formação foi muito útil e terá com certeza os seus frutos num futuro próximo.
    Parabéns à Galileu pelo excelente trabalho.

    por Susana Santos | SEW Eurodrive | Participante na edição de Maio 2020 na modalidade Live Training

Objetivos

No final desta ação, os participantes vão ser capaz de:

  • Conhecer os conceitos de Inteligência Emocional
  • Promover o Autoconhecimento e Autocontrolo do reportório emocional dos participantes;
  • Perceber em que consiste a Inteligência Emocional;
  • Compreender as limitações do conceito de QI para o Sucesso Pessoal e Profissional e fazer uso do QE no trabalho;
  • Desenvolver o Autodomínio, a AutoConfiança e o Autoconhecimento, a partir da compreensão do conceito de Inteligência Emocional.
  • Desenvolver habilidades interpessoais através da Inteligência Emocional;
  • Identificar os principais bloqueios à criatividade;
  • Implementar ferramentas de pensamento criativo

Destinatários

Esta ação de formação destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências ao nível do Pensamento Criativo e da Inteligência Emocional. Permitindo por um lado criar e inovar no campo das soluções e por outro facilitar estratégias e conhecimentos emocionais tendo em vista o sucesso e o bem-estar intra e interpessoal.

Metodologia

Através de ferramentas práticas, a metodologia a utilizar baseia-se na experiência como forma de fixação dos conceitos e valores apresentados. Das sessões fazem parte:

  • Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos;
  • Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
  • Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e a descoberta do eu e do outro;
  • Criação de Planos de ação para melhoria de competência pessoais e profissionais.
Método de Avaliação

Auto e hétero avaliação ao longo e no final do curso. Para além do relatório da ação, poderá ser feito um “insight” de cada participante, após discussão com o Cliente, do que se pretende que seja analisado durante a ação, e de medidas que se pretendam tomar após a mesma.

Programa

  • Enquadramento Geral
  • A Inteligência Emocional
  • Como funcionam as Emoções?
  • Reconhecer e interpretar Emoções
  • Qi e Qe – Emoção Versus Razão
  • A Aplicação Da Inteligência Emocional:
  • O Desenvolvimento Das Competências Emocionais
  • Educar e Controlar as Emoções, os Impulsos e a Agressividade
  • A Criatividade
  • Encerramento da Ação

Enquadramento Geral

  • Introdução e Objetivos
  • Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos

A Inteligência Emocional

  • O que é a Inteligência Emocional?
  • Conceitos Básicos
  • Sua relevância para o Desenvolvimento do Indivíduo a nível Pessoal e Profissional

Como funcionam as Emoções?

  • Natureza das Emoções
  • Características do Cérebro Emocional

Reconhecer e interpretar Emoções

 Qi e Qe – Emoção Versus Razão

  • Aspirando à Inteligência Global – Maturidade e Sucesso

A Aplicação Da Inteligência Emocional

  • Ao Trabalho
  • À Vida Familiar e Social

O Desenvolvimento Das Competências Emocionais

  • Domínios da Inteligência Emocional
  • Diagnósticos e Planos de Ação Individuais para cada Participante
  • Desenvolvimento de Competências Emocionais
  • A Reaprendizagem Social e Emocional

Educar e Controlar as Emoções, os Impulsos e a Agressividade 

A Criatividade 

  • Hemisférios Cerebrais e a Criatividade
  • Processo Criativo:
    • Mitos da Criatividade
    • Os nossos Bloqueios
    • Princípios do Pensamento Criativo
  • Ferramentas e técnicas que potenciam a criatividade

 Encerramento da Ação

Outras datas e horários

Chat

Quero saber mais informações sobre este curso

Criatividade e Inteligência Emocional

Desenvolvimento Pessoal | 14h - e-learning


Notas

Pretende mais informação sobre este curso?

Preencha o formulário com os seus dados e as suas questões e entraremos em contacto consigo para lhe darmos todas as informações pretendidas.

Obrigado!