As emoções determinam em grande medida a direção da nossa vida, tanto no que se refere à forma como nos relacionamos connosco próprios, como no que se refere às nossas relações interpessoais, familiares, e de trabalho. Aprender a compreender, reconhecer e controlar as emoções é o primeiro passo tanto para o nosso sucesso profissional e bem-estar pessoal, como para o daqueles que nos rodeiam.
As organizações enfrentam um grande desafio: a gestão do capital humano. As características individuais, aptidões intelectuais, valores e motivações são elementos que influenciam as ações dos membros da empresa. Assim, saber avaliar corretamente os estados de espírito próprios e alheios, gerir as próprias emoções e as dos colaboradores torna-se uma tarefa importante para a melhoria dos desempenhos individuais e de produtividade empresarial. Ser-se emocionalmente inteligente torna-se um requisito de extrema importância para o sucesso profissional e para a eficácia pessoal.
Espera-se, assim, que no final da ação os participantes sejam capazes de adquirir e desenvolver competências no âmbito da gestão inteligente das emoções, perspetivando o seu enquadramento na realidade empresarial.
Testemunhos
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Tendo terminado ontem a Formação, venho enaltecer o profissionalismo, simpatia e dedicação da Formadora.
Foi um prazer enorme tê-la conhecido e a Formação foi muito útil e terá com certeza os seus frutos num futuro próximo.
Parabéns à Galileu pelo excelente trabalho.
por Susana Santos | SEW Eurodrive | Participante na edição de Maio 2020 na modalidade Live Training
Objetivos
No final desta ação, os participantes vão ser capaz de:
- Conhecer os conceitos de Inteligência Emocional
- Promover o Autoconhecimento e Autocontrolo do reportório emocional dos participantes;
- Perceber em que consiste a Inteligência Emocional;
- Compreender as limitações do conceito de QI para o Sucesso Pessoal e Profissional e fazer uso do QE no trabalho;
- Desenvolver o Autodomínio, a AutoConfiança e o Autoconhecimento, a partir da compreensão do conceito de Inteligência Emocional.
- Desenvolver habilidades interpessoais através da Inteligência Emocional;
- Identificar os principais bloqueios à criatividade;
- Implementar ferramentas de pensamento criativo
Destinatários
Esta ação de formação destina-se a todos aqueles que pretendam desenvolver competências ao nível do Pensamento Criativo e da Inteligência Emocional. Permitindo por um lado criar e inovar no campo das soluções e por outro facilitar estratégias e conhecimentos emocionais tendo em vista o sucesso e o bem-estar intra e interpessoal.
Metodologia
Através de ferramentas práticas, a metodologia a utilizar baseia-se na experiência como forma de fixação dos conceitos e valores apresentados. Das sessões fazem parte:
- Método ativo, com constante interação com os participantes de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos;
- Vivências e exercícios que permitam a partilha e o crescimento;
- Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e a descoberta do eu e do outro;
- Criação de Planos de ação para melhoria de competência pessoais e profissionais.
Método de Avaliação
Auto e hétero avaliação ao longo e no final do curso. Para além do relatório da ação, poderá ser feito um “insight” de cada participante, após discussão com o Cliente, do que se pretende que seja analisado durante a ação, e de medidas que se pretendam tomar após a mesma.
Programa
- Enquadramento Geral
- A Inteligência Emocional
- Como funcionam as Emoções?
- Reconhecer e interpretar Emoções
- Qi e Qe – Emoção Versus Razão
- A Aplicação Da Inteligência Emocional:
- O Desenvolvimento Das Competências Emocionais
- Educar e Controlar as Emoções, os Impulsos e a Agressividade
- A Criatividade
- Encerramento da Ação
Enquadramento Geral
- Introdução e Objetivos
- Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos
A Inteligência Emocional
- O que é a Inteligência Emocional?
- Conceitos Básicos
- Sua relevância para o Desenvolvimento do Indivíduo a nível Pessoal e Profissional
Como funcionam as Emoções?
- Natureza das Emoções
- Características do Cérebro Emocional
Reconhecer e interpretar Emoções
Qi e Qe – Emoção Versus Razão
- Aspirando à Inteligência Global – Maturidade e Sucesso
A Aplicação Da Inteligência Emocional
- Ao Trabalho
- À Vida Familiar e Social
O Desenvolvimento Das Competências Emocionais
- Domínios da Inteligência Emocional
- Diagnósticos e Planos de Ação Individuais para cada Participante
- Desenvolvimento de Competências Emocionais
- A Reaprendizagem Social e Emocional
Educar e Controlar as Emoções, os Impulsos e a Agressividade
A Criatividade
- Hemisférios Cerebrais e a Criatividade
- Processo Criativo:
- Mitos da Criatividade
- Os nossos Bloqueios
- Princípios do Pensamento Criativo
- Ferramentas e técnicas que potenciam a criatividade
Encerramento da Ação