O Design Thinking, como abordagem ágil e colaborativa para a resolução de problemas complexos, tem como premissa uma compreensão clara e profunda do contexto em que se insere, através da escuta ativa, empatia e pesquisa focada nas pessoas. Existem técnicas e metodologias estruturadas para o efeito, potenciando a descoberta de pontos problemáticos e identificação de oportunidades de melhoria ou inovação.
Este curso aborda metodologias de pesquisa simples para a análise do público-alvo e das suas necessidades (óbvias e latentes), com ênfase na observação e na entrevista como métodos-chave para a empatia.
Objetivos
Este curso tem como objetivos:
Dotar os participantes de conhecimentos e competências necessários para planear e implementar processos de pesquisa, no âmbito do Design Thinking.
Destinatários
Profissionais e estudantes dos mais variados domínios que pretendam desenvolver as suas competências na área de Design Thinking.
Pré-Requisitos
Conhecimentos de Design Thinking e/ou frequência do curso Fundamentos de Design Thinking.
Programa
- A importância da pesquisa na contextualização da situação.
- Definição do âmbito e do alvo da pesquisa.
- Pesquisa qualitativa VS pesquisa quantitativa.
- Triangulação da Pesquisa.
- Técnicas de Desk Research.
- Técnicas de Field Research.
- Comunicação, Visualização e Sistematização dos resultados em Insights.
- Reenquadramento do desafio após pesquisa.