No Curso Especializado Digital Product Design irás adquirir as competências necessárias para desempenhares uma função enquanto Designer de Produtos Digitais, dominando e conhecendo as boas práticas inerentes ao desenvolvimento de produtos digitais.
Na última década, o design digital de produto evoluiu como disciplina própria, incorporando os melhores princípios do design clássico de produto, ao mesmo tempo que reconhece as necessidades do espaço digital. Todos os designers de produto actuam como defensores dos clientes, responsabilizando-se por ver que a empresa entrega um produto que satisfaz as necessidades dos utilizadores, ao mesmo tempo que é seguro, eficaz, estético, e fiel à marca da empresa.
Para o conseguir, os designers de produto trabalham com vários profissionais que vão desde as vendas ao marketing, aos engenheiros e programadores, e os próprios utilizadores, por forma a reunir todos os requisitos e preocupações sobre um produto, com o objetivo de alcançar o melhor resultado possível.
Ao optares por uma carreira de Designer de Produtos Digitais estarás em constante contato com os vários utilizadores dos produtos que irás desenvolver, sendo o responsável por encontrar uma intersecção adequada entre as necessidades do cliente/empresa e as necessidades do utilizador final do produto.
No Curso Especializado Digital Product Design vais aprender a aplicar os fundamentos base das teorias de design, centrados no utilizador e nos princípios de interação, ao longo das várias etapas de produção, deste a investigação, criação e melhoria contínua dos produtos.
Porquê apostar numa carreira em UX/UI?
#Empregabilidade
Com a crescente integração do digital no mercado empresarial, são cada vez mais as empresas que procuram profissionais qualificados, capazes de desenvolver produtos/serviços digitais que concretizem os objetivos traçados para o negócio.
#Liberdade
Uma vez que se trata de uma área profissional com uma forte componente criativa, enquanto profissional terás uma grande liberdade na gestão dos teus horários, e informalidade no teu dia-a-dia profissional. E, considerando os largos investimentos de empresas internacionais nesta área, é muito comum a criação de equipas de UX/UI que reúnam profissionais dos vários países integrantes do projeto, e como consequência disto existe uma maior probabilidade de o trabalho ser remoto, e de ocorrerem viagens a título profissional.
#Reconhecimento
Dada a elevada procura, e pouca quantidade de profissionais qualificados disponíveis no mercado, de modo a capitalizar os especialistas com know-how e experiência, o nível salarial praticado pelas entidades empregadoras encontra-se acima da média.
Por onde deves começar?
Com o Curso Especializado Digital Product Design vais:
:: Apreender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
:: Conhecer as boas práticas no mercado de digital product design;
:: Dominar as disciplinas mais relevantes ligadas ao desenvolvimento de produtos digitais, através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
:: Construir o teu portfólio profissional através dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, para que possas demonstrar a tua criatividade, empatia e capacidade de execução às entidades empregadoras.
Objetivos
Ao complementares com sucesso este curso estarás apto a ingressar no mercado de trabalho nas áreas de:
:: UX Research, enquanto responsável pela pesquisa do design de produto, onde terás como função principal entender os comportamentos, necessidades, motivações e problemas do utilizador.
:: Arquitetura de Informação, enquanto designer responsável pela estruturação de websites e aplicações, de forma a garantires uma experiência positiva para o utilizador.
:: Visual Design, enquanto especialista que transforma protótipos em designs visuais, colocando em prática os teus conhecimentos sobre elementos gráficos, marcas e estilos.
Ao concluíres com aproveitamento esta formação, receberás um Certificado de Formação (acreditado pela DGERT) e um badge digital (da Credly) para partilhares com a tua rede profissional online.
Destinatários
Este curso é indicado para ti se:
:: Pretendes iniciar uma carreira na área de UX/UI, e procuras te especializar no design de produtos digitais;
:: És profissional na área de comunicação – designer – ou programação web e procuras enriquecer o teu portfólio, alargar os teus horizontes e melhorar as tuas competências com valências na área de digital product design (design de interação, usabilidade e user experience, e otimizar a tua performance na produção de interfaces para plataformas web e mobile);
:: Desempenhas uma função como digital product designer e precisas de fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
:: Procuras oportunidades de networking com profissionais ativos no mercado de Digital Product Design.
Pré-Requisitos
Para frequentares o Curso Especializado Digital Product Design deverás ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador, e preferencialmente conhecimentos gerais em ferramentas gráficas.
Será uma mais-valia que tenhas gosto pela criatividade e pela área de web, nomeadamente plataformas digitais.
Programa
- Fundamentos de Digital Product Design (6h)
- Agile UX (12h)
- Design Ops (6h)
- Product Discovery (18h)
- Design Sprints (15h)
- Product Design (12h)
- Design Systems (9h)
- Masterclass (3h)
- Projeto: Digital Product (21h)
*Todos os projetos e masterclasses decorrem no formato Live-Training.
Fundamentos de Digital Product Design
- O que é digital Product Design
- O que faz um product designer?
- Processos de desenvolvimento de produto
- Etapas da criação de um produto
- Processos de Design
- Design enquanto metodologia para resolver problemas
Agile UX
- Projetos vs Operações
- O que é um projeto?
- Lean
- Manifesto Agile
- Minimum Viable Product
- Waterfall vs Agile
- Kanban
- Scrum
Design Ops
- Introdução ao Design Ops
- Design Ops como estrutura de apoio à Prática do Design
- Proposta de Valor do Design
- Como o Design acrescenta valor a uma organização
- Modelos de equipa e papéis
- Breakdowns
- Introdução ao Canvas DesignOps
- Utilizar o Canvas DesignOps para avaliar operações
Product Discovery
- Research dados, análise de negócio, trabalho de campo, user Scenarios
- Criar serviços e experiências que as pessoas gostam de usar
- Levantar requisitos com empatia e foco no utilizador
- Planear o desenvolvimento de produtos centrados no utilizador
- Evoluir o produto utilizando métricas
- Trabalhar UX com ferramentas de estratégia, geração de ideias, planeamento de produto, pesquisa e validação.
Design Sprints
- A Sprint – Planeamento
- A preparação
- Constituição de equipas
- Logística – Espaço, agendas e material
- As 6 fases da Sprint
- Quem são os utilizadores? Quais as necessidades de negócio?
- Quais os constrangimentos técnicos?
- Estratégia e Foco
- Explorar o maior número de ideias
- Selecção das melhores ideias
- Técnicas de votação e decisão
- Demos
- Protótipos físicos
- Testes com utilizadores
- Validação com stakeholders e viabilidade técnica Case Studies
- Case studies
Product Design
- Design enquanto metodologia para resolver problemas
- O papel do digital Product Designer na Equipa de Desenvolvimento
- Processo de design (etapas)
- Conceito de MVP (Minimum Viable Product)
- Fundamentos do design visual
- Design de interação
- Sketching User Experiences
- Padrões e princípios de design
- Design de interfaces: Mockup In, Prototyping
- Análise qualitativa e quantitativa
- Testes com utilizadores
- Avaliação heurística
- Análise de métricas
- Implementação do feedback
Design Systems
- Design system ou pattern library?
- Terminologia
- Desenho UX
- Código Front-end
- Benefícios
- Visão partilhada com designers e restantes stakholders
- Consistência, Organização
- O momento certo para iniciar um Design System?
- Adaptações para equipas de diferentes tamanhos e composições
- Estratégia e Ferramentas
- Alavancar bibliotecas disponíveis na web
- Construir uma biblioteca a partir do zero
- Atomic Design
- Ferramentas de optimização
- Implantação de uma biblioteca de componentes
- Feedback interno e externo
- Manutenção de uma biblioteca de componentes
- Quando actualizar um padrão
- Regras para actualizações
- Padrões de testes de usabilidade
- Modelo organizacional para a equipa
Masterclass
Projeto: Digital Product