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Especializado E-Commerce

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No curso Especializado E-Commerce irás aprender a criar, gerir e otimizar projetos em E-Commerce & Marketplaces, com recurso às melhores plataformas e ferramentas do mercado. No final do curso, estarás apto a ingressar no mercado de trabalho enquanto Head of E-Commerce, Data Analytics Manager e E-Commerce SEO Content Writer.

Intro

O comércio eletrónico tem crescido globalmente de forma acentuada nos últimos anos, sendo que o salto mais visível foi em 2020, com a chegada da pandemia.

Mais de metade da população portuguesa faz compras online, e sabe-se que no ano passado, de acordo com o relatório “2021 European E-Commerce”, a percentagem de e-shoppers era de 56%.

Facilidade, comodidade e variedade são as várias vantagens das lojas online, identificadas pelos consumidores digitais. Estas vantagens fazem das plataformas de vendas online um investimento cada vez mais procurado pelas empresas e empresários, e o desafio está em oferecer aos clientes a melhor experiência de compra.

Esta oportunidade de o negócio passar a barreira da loja física para uma presença online, representa também uma crescente competição entre empresas, que se pretendem destacar dos seus concorrentes por produto, preço, serviço de entrega, e fidelização do cliente através do e-commerce.

A par deste crescimento a nível de E-Commerce, assistimos também ao aumento da procura por profissionais qualificados nesta área que possam definir e implementar as melhores estratégias em plataformas de E-Commerce e Marketplaces.

 

Porquê apostar numa carreira em E-Commerce?

#Empregabilidade
Num mercado cada vez mais competitivo, e numa altura em que as marcas e as empresas apostam cada vez mais nas vendas online, existe uma crescente procura por profissionais especializados na área de E-Commerce, tanto a nível nacional como internacional.

#Flexibilidade
Por se tratar de uma função transversal a vários setores de atividade, ao especializares-te em E-Commerce, poderás desenvolver a tua atividade nas mais variadas indústrias, e até trabalhar em regime de freelancer, de forma autónoma, com liberdade na gestão dos teus horários.

#Versatilidade
Como a área de E-Commerce abrange várias funções, poderás especializar-te e trabalhar na que mais gostas e/ou para a qual apresentas maior aptidão.

 

Por onde deves começar?

Com o curso Especializado E-Commerce vais:

  • Aprender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Conhecer as melhores práticas do mercado na área de E-Commerce;
  • Desenvolver, planear e implementar estratégias de E-Commerce para diferentes públicos, mercados e setores de atividade;
  • Dominar, explorar e aprofundar as principais ferramentas de E-Commerce (Shopify, Google Analytics e Google Data Studio), através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
  • Construir o teu portfólio profissional, para que possas demonstrar os teus conhecimentos e capacidade de execução às entidades empregadoras.

 

Sabe mais sobre este tema aqui.

Objetivos

No final do curso estarás apto a desenvolver uma atividade profissional na área de E-Commerce em diversos setores e indústrias, desempenhando funções como:

  • Head of E-Commerce, enquanto profissional responsável pela implementação, gestão e otimização de plataformas de E-Commerce;
  • Data Analytics Manager, enquanto especialista na análise e no tratamento de dados em projetos de E-Commerce;
  • E-Commerce SEO Content Writer, enquanto profissional responsável pela criação de conteúdos para plataformas de E-Commerce.

Destinatários

Este curso é indicado para ti se:

  • Pretendes iniciar uma carreira na área de E-Commerce, complementando a tua formação-base e o teu currículo com um curso prático e reconhecido no mercado;
  • És profissional de uma área relacionada com Marketing, Comunicação, Vendas e/ou Gestão, e pretendes alargar os teus horizontes e enriquecer as tuas competências com valências na área de E-Commerce, através de um curso com uma forte componente prática e ajustada às reais necessidades do mercado;
  • Já trabalhas na área de E-Commerce, e procuras fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
  • És empreendedor e pretendes implementar, gerir e otimizar a tua loja online;
  • Procuras oportunidades de networking com profissionais ativos no mercado na área de E-Commerce.

Pré-Requisitos

Para frequentares o curso Especializado E-Commerce deverás ter conhecimentos informáticos na ótica do utilizador e gosto por Marketing e Comunicação.

Metodologia

Presencial ou Live Training

Programa

  • Fundamentos de E-Commerce (15h)
  • Da Estratégia à Implementação de um Negócio Online (9h)
  • Gestão de Tráfego Qualificado para E-Commerce (6h)
  • Criação de uma loja online no Shopify (9h)
  • Otimização e Gestão de Clientes de E-Commerce (6h)
  • Relatórios de E-Commerce e Business Intelligence (6h)
  • Projeto Prático: E-Commerce (12h)

Fundamentos de E-Commerce (15h)

  • Introdução ao E-commerce
    • O que é o E-commerce?
    • Diferenças entre loja física e loja online
    • Vantagens da venda online
    • Porquê apostar no online?
    • Análise do negócio online: erros a evitar
    • Internacionalização
  • Plano de Negócios para E-commerce
    • Plano de negócios Canvas para um e-commerce
    • Diferentes tipos de e-commerce
    • Modelos de negócio para E-commerce
    • Canais e processos de venda para E-commerce
  • Gestão de projeto para E-commerce
    • Análise de mercado
    • Legislação
    • Plataformas
    • ERP
    • Gestão Financeira
    • Logística
    • Apoio ao cliente
    • Plano de Marketing
    • Medição de Resultados

 

Da Estratégia à Implementação de um Negócio Online (9h)

  • Criação de um negócio de ecommerce
    • Estratégia: como definir as bases para um projeto sólido
    • Fases de um projecto de Ecommerce, de A a Z
    • Marketplaces
    • Principais erros a evitar
  • Estrutura de loja online
    • Estrutura core de uma loja online
    • Arquitetura de Informação
    • Catálogo de produtos/taxonomia
    • Visual Merchandising
  • Plataformas de Ecommerce
    • Tipos de Plataformas de ecommerce
    • Analisar e escolher uma plataforma de ecommerce
    • Integrações com terceiros
    • Segurança digital

Gestão de Tráfego Qualificado para Ecommerce (6h)

  • Framework da jornada do cliente online (baseado no livro Customer Persuation)
  • Ferramentas e tácticas para cada fase do funil de conversão (notoriedade, tráfego, conversão,
    fidelização)
  • Aceleradores de conversão
  • Produção de conteúdos para ecommerce
  • Firts party cookies
  • Mobile commerce e Social commerce
  • KPIs: o que medir em ecommerce

Criação de uma loja online no Shopify (9h)

  • Criação de conta, domínio e plano
  • Configurações base (shipping, impostos, métodos de pagamento)
  • Temas e personalização
  • Estrutura de catálogo e navegação
  • Criação de produtos
  • Apps, como melhorar o seu negócio online
  • Testes
  • Lançamento

Otimização e Gestão de Clientes de E-Commerce (6h)

  • Fundamentos do atendimento para E-commerce
  • Apoio ao cliente
  • CRM digital
  • Estratégias de comunicação e novas tendências de vendas online

Relatórios de E-Commerce e Business Intelligence (6h)

  • Data never sleeps
  • DDDM – Data driven decision making: Objectivos > Acções > KPI´s
  • Principais KPIs em Ecommerce Management
  • Fontes de dados
  • Webanalytics
  • Google Analytics
  • Google Data Studio

Projeto Prático: E-Commerce (12h)

Outras datas e horários

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Especializado E-Commerce

Marketing Digital | 63h - Pós-Laboral: 2ª, 4ª e 6ª, das 19h00 às 22h00


Notas

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