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Com Certificação

ITIL 4 Foundation

Nacional
02 Dez 2024

  A 04 Dez 2024

Laboral

Horário: 9h00 às 17h00

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O ITIL4 faz uma atualização importante na gestão de serviços de IT, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo focado no cliente, fluxos de criação de valor e transformação digital. Uma parte importante da formação é a vinculação do ITIL4 a outras práticas emergentes como o Lean, o Agile e o DevOps.

O ITIL® 4 Foundation é o primeiro curso na certificação de Gestão de Serviços de TI baseado em ITIL4. O curso introduz os princípios e elementos fundamentais da Gestão de Serviços, do ponto de vista de um Service Value System. O ITIL4 é uma evolução do ITIL v3/2011 propocionando uma transição prática e flexível às organizações que terão, assim, maior facilidade na adoção de novas formas de trabalho exigidas pelo mundo digital moderno.

Esta atualização no ITIL reflete o ambiente complexo e de ritmo acelerado em que vivemos, trazendo novas formas de trabalho e práticas emergentes. Essas práticas são essenciais não apenas para os profissionais de ITSM, mas também para uma ampla gama de profissionais que trabalham no mundo da transformação digital.

Este curso também está disponível no formato E-learning. Para mais informações aceda ao link: ITIL® 4 Foundation

 

Porquê a formação ITIL® 4 Foundation?

ITIL® 4 Foundation é o curso de nível básico para a certificação ITIL em Gestão de Serviços de TI (ITSM). Este curso é uma introdução ao ITIL 4 e permite conhecer e entender uma nova forma de ver a Gestão de Serviços de TI através de um Sistema Service Value. O ITIL 4 é uma atualização à Gestão de Serviços de TI, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo da experiência do cliente, fluxos de valor e transformação.

O curso inclui o Manual de preparação para exame de certificação ITIL® 4 Foundation e respectivo exame de certificação.

Objetivos

  • Obter uma visão geral do modelo do ciclo de vida do Serviço de IT do ITIL v3/2011 e como os seus processos e funções são mapeados para o novo modelo de ITIL4;
  • Conhecer os sete Princípios Orientadores do ITIL4;
  • Compreender a cadeia de valor de serviço do ITIL4;
  • Conhecer as quatro dimensões da Gestão de Serviços;
  • Conhecer as 34 práticas do ITIL4, com especial foco em 18;
  • Compreender os principais conceitos de Lean ITAgileDevOps e Organizational Change Management e a razão pela qual são importantes para a criação de valor;
  • Realizar o exame de certificação ITIL4 Foundation.

Destinatários

  • Quem tenha somente a certificação ITIL v3/2011 Foundation ou quem tenha, para além desta certificação Foundation, outras certificações de practitioner e/ou intermediates (módulos lifecycle ou capability)
    • caso tenha poucos créditos (3 ou 4, por exemplo, para além dos 2 créditos de Foundation, ou seja, um único módulo intermédio), a Axelos propõe que se comece com o ITIL® Foundation 4 e que se continue com a formação já no esquema da versão 4 de acordo com as suas preferências do caminho MP ou SL
  • Profissionais no início da sua carreira em gestão de serviços de IT
  • Gestores de ITSM seniores ou juniores
  • Profissionais que trabalham noutras áreas do IT (digital, produto, desenvolvimento), envolvidos na entrega de serviços
  • Profissionais que desejam atualizar os seus conhecimentos

Pré-Requisitos

Não existem pré-requisitos para este curso, embora seja recomendável o conhecimento básico de conceitos de Gestão de Serviços.

Metodologia

  • Sessões mistas de teoria e prática
  • Experiência formativa complementada por exercícios e simulação de situações práticas com o objetivo de:
    • Alcançar uma melhor compreensão dos desafios introduzidos pela temática do ITIL
    • Interdependência entre os processos bem como a sua importância no seu contexto
    • Impacto dos processos na continuidade de negócio e a importância de decidir no tempo correcto
    • Aprender a cooperar como equipa e como melhorar os processos de trabalho
    • Importância da comunicação de forma clara, da gestão de topo, das equipas de field e lateralmente
    • Melhoria no serviço prestado durante o jogo face aos seus objectivos
    • Os participantes acabam por levar uma “lista de alterações” para implementar nas suas organizações com vista a melhoria contínua

Programa

  • Modelo do ciclo de vida do Serviço de IT do ITIL v3/2011 e como os seus processos e funções são mapeados para o novo modelo de ITIL4
  • Os sete Princípios Orientadores do ITIL4
  • A cadeia de valor de serviço do ITIL4
  • As quatro dimensões da Gestão de Serviços
  • As 34 práticas do ITIL4
  • Principais conceitos de Lean ITAgileDevOps e Organizational Change Management: porque são importantes para a criação de valor?

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ITIL | 21h - Laboral: 9h00 às 17h00


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